Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

O piemontês Beni di Batasiolo

Crédito/Foto: Empratado

 

Almoço harmonizado da Interfood Recebe Export Manager da Beni di Batasiolo em São Paulo

Na última semana, a importadora Interfood promoveu um almoço harmonizado para profissionais de vinhos, reunindo convidados no s restaurante Baio, localizado dentro do Hotel W, em São Paulo. O evento contou com a presença de Andrea Cravero, export manager da vinícola piemontesa Beni di Batasiolo, que veio ao Brasil especialmente para apresentar os rótulos da casa.

 

Crédito/Foto: Empratado

 

A experiência gastronômica fez boa fusão com a diversidade dos vinhos do Piemonte, região no noroeste da Itália conhecida por sua rica tradição vitivinícola. O início da degustação foi marcado pelo frescor e mineralidade do Gavi DOCG, branco vibrante elaborado com a uva Cortese, perfeito para abrir os trabalhos com leveza.

 

Crédito/Foto: Empratado

 

Na sequência, os tintos ganharam destaque com o redondo Barbera d’Alba DOC, de acidez marcante e frutado generoso, seguido pelo Dolcetto d’Alba DOC, com taninos macios, alta acidez e notas de frutas escuras que combinaram com a proposta do Baio sulista. O momento mais aguardado ficou por conta do Barolo DOCG 2014, vinho de guarda que expressa toda a complexidade e profundidade da uva Nebbiolo – uma boa experiência de terroir piemontês.

 

Crédito/Foto: Empratado

 

Para encerrar com doçura e frescor, foi servido o aromático e delicado Moscato d’Asti Bosc dla Rei, uma das expressões mais encantadoras da Beni di Batasiolo, que encantou os presentes com seu equilíbrio entre doçura e acidez.

A vinícola Batasiolo é uma voz autorizada que conta a história da área de Piemonte e seus vinhos. Mais de 140 hectares de propriedade própria, 9 casas de fazenda espalhadas no coração do Langhe entre Monforte, La Morra e Serralunga que encerram vários vinhedos e um resort – Il Boscareto – que reabrirá no final de março após uma reforma total. Uma empresa de dimensão considerável, mas que nunca perdeu de vista o objetivo e a abordagem em que se baseou.

 

Crédito/Foto: Empratado

 

A propriedade produz vários outros vinhos DOCG, incluindo Brachetto d’Acqui, Moscato d’Asti e Gavi. Junto com o Nebbiolo, os vinhos espumantes também aparecem fortemente no portfólio produzido a partir de Moscato, Chardonnay e Brachetto.

O Batasiolo foi formado pelos irmãos Dogliani em 1978. Começando como produtores de uva em 1882, a família Dogliani tem uma longa história na indústria vinícola piemontesa. Batasiolo foi uma das primeiras empresas a exportar Barolo para os Estados Unidos.

 

Crédito/Foto: Empratado

 

SERVIÇO:
Beni di Batasiolo
www.interfood.com.br
@todovinobr
@interfoodbr

Texto publicado em: 18/06/2025

Glaucia Balbachan

É editora do site enogastronômico Empratado (www.empratado.com.br). Já foi colaboradora para a Revista Marie Claire, Site Fashion Up e Revista Adega. Tem expertise em ministrar aulas de vinho e comunicação e MKT digital de vinhos. É pós-graduada em jornalismo gastronômico pela FAAP e pós-graduada no Senac/SP em História e arte da gastronomia. É diplomada pela Wset (Wine & Spirit Education Trust) e membro da francesa Fijev (Fédération Internationale dês Journalistes et Ecrivains dês Vins et Spiritueux).

Glaucia Balbachan

Utilizamos cookies em nosso site seguindo os Termos Gerais de Uso e Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.