Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

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O brasileiro Cerro de Pedra

Crédito/Foto: Divulgação

 

Entusiasmo é uma boa palavra para começar essa notícia sobre a degustação e masterclass que aconteceu recentemente em São Paulo, com a presença do produtor de vinhos brasileiro, Cerro de Pedra. O evento trouxe sabores e aromas que a vinícola ofereceu, destacando a qualidade excepcional de seus rótulos.

Durante a masterclass, a degustar teve uma seleção de vinhos que inclui um Chardonnay fresco e vibrante, um vinho laranja inusitado de Chardonnay e Sauvignon Blanc superaromático, além de um Cabernet Sauvignon frutado, um Merlot macio e um Tannat bem polido. Valeu cada gole, refletindo o compromisso da vinícola em capturar a essência do terroir da região da Campanha, no Rio Grande do Sul.

Cerro de Pedra é uma vinícola que se destaca pela sua história e pela qualidade de seus vinhos. Inaugurado entre 2003 e 2006, o vinhedo foi relançado pelos atuais proprietários, que, com o auxílio de uma equipe de especialistas, identificaram o potencial do solo arenoso e do clima temperado da região para produzir vinhos de qualidade internacional. O solo proporciona uma excelente drenagem, enquanto as estações bem definidas, com invernos rigorosos e verões quentes, favorecem o amadurecimento das uvas, resultando em vinhos encorpados e intensos.

 

Crédito/Foto: Divulgação

 

Os vinhos da Cerro de Pedra são elaborados seguindo métodos tradicionais, com colheita manual durante o verão para garantir a seleção cuidadosa dos cachos. Os tintos, como o Tannat, Cabernet Sauvignon e Merlot, passam por um período de maturação em barricas de carvalho francês, desenvolvendo complexidade e profundidade. O Chardonnay, por sua vez, é jovem e estagiado em tanques de inox, preservando seu frescor.

A vinícola está localizada no Paralelo 31, a mesma latitude de prestigiadas regiões vinícolas do mundo, como Argentina e Chile, o que contribui para a qualidade excepcional de seus vinhos. Os participantes da masterclass puderam perceber essa dedicação em cada rótulo, que é uma verdadeira celebração da tradição e do respeito pelo solo e clima local.

Curioso para experimentar esses vinhos, eles estão disponíveis em restaurantes, bares e hotéis em todo o Brasil, além de poderem ser adquiridos diretamente pelo site da vinícola.

Aos degustadores que gostam de fazer enoturismo, a marca Cerro de Pedra promete futuramente instalações hoteleiras na vinícola para aproximar ainda mais sua história de quem gosta de vinho nacional.

 

SERVIÇO:
Cerro de Pedra Vinhos
www.vinicolacerrodepedra.com.br
Instagram: @cerrodepedra

Texto publicado em: 01/07/2025

Glaucia Balbachan

É editora do site enogastronômico Empratado (www.empratado.com.br). Já foi colaboradora para a Revista Marie Claire, Site Fashion Up e Revista Adega. Tem expertise em ministrar aulas de vinho e comunicação e MKT digital de vinhos. É pós-graduada em jornalismo gastronômico pela FAAP e pós-graduada no Senac/SP em História e arte da gastronomia. É diplomada pela Wset (Wine & Spirit Education Trust) e membro da francesa Fijev (Fédération Internationale dês Journalistes et Ecrivains dês Vins et Spiritueux).

Glaucia Balbachan

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