
Javier Bitar Hirmas, que assumiu o cargo no início de agosto, aproveitará a sua vinda ao país para explanar sobre o potencial do mercado brasileiro para os vinhos ultra premium
Um mês após ter sido anunciado como novo CEO do grupo Santa Rita Estates, Javier Bitar Hirmas vem ao Brasil, que é considerado uma das praças estratégicas para crescimento das vinícolas do grupo. O executivo passou a ocupar o cargo desde o dia 1º de agosto e chega com a missão de dar continuidade nos trabalhos desenvolvidos, promovendo crescimento e sucesso na empresa que possui mais de 140 anos de história.
O executivo é Engenheiro Civil Matemático formato pela Universidade do Chile e possui ampla experiência como gerente geral e diretor de empresas de diversos setores. Agora deverá aplicar sua vasta experiencia e conhecimento se voltando para o mercado de vinhos, o que reforça a importância de sua visita ao Brasil.
Durante a última década, o mercado brasileiro se consolidou como um dos mais importantes para o vinho chileno, alcançando em 2023 o primeiro lugar como destino de exportação, com mais de USD 172,7 milhões. Este resultado se deve, em grande parte, a alta valorização que os consumidores brasileiros têm em relação à qualidade do vinho chileno.
A Santa Rita possui uma das principais marcas do mercado, a 120 Reserva Especial, que além de ser um de seus rótulos mais importantes, é um dos vinhos chilenas mais vendidos no mundo, com uma excelente relação preço / qualidade, iniciando o segmento superior de vinhos. Recentemente a marca inclusive reforçou para o público brasileiro a sua campanha global de 120, além de anunciar algumas mudanças que devem acontecer no rótulo e designer da garrafa.
No entanto, a vinícola tem apostado cada vez mais na introdução de linhas de alta gama entre os consumidores brasileiros e Javier aproveitará sua vinda ao país para evidenciar alguns dos vinhos ultra premium de Santa Rita, como as linhas: Coleccion de Orígen, Carmen Legacy e o Ícone Casa Real Reserva Especial.
Colección de Origen é o resultado do esforço da vinícola em valorizar a grande diversidade endêmica e a singularidade dos vinhos produzidos no Chile. Composta por quatro vinhos Ultra Premium – Bougainville, Pewën de Apalta, Triple C e a linha Floresta – seus rótulos encontram inspiração no centenário Parque da vinícola Santa Rita, expressando seus diferentes cenários e paisagens.
Já Carmen Legacy nasce pela inspiração de mais de 170 anos de tradição vitivinícola, em que temos explorado os melhores terroirs do Chile. Desde o imponente Alto Jahuel, no Valle del Maipo, até o magnífico Valle de Apalta, en Colchagua, incluindo também, os terroirs de Limarí, Leyda, Itata y Maule. Cada região conta uma história que transformamos em legado. Entre os vinhos se encontram, o ícone Carmen Gold, a linha Carmen Delanz, o espumante Brut Nature e a linha Carmen DO.
“O Brasil é um mercado estratégico para nós por seu tamanho e diversidade, e porque o consumidores brasileiros têm uma forte afinidade com o vinho chileno, o que nos abre uma boa janela competitiva. Seguiremos fortalecendo nossa estratégia no segmento de alta gama. Isto não considera apenas a venda destes vinhos que provém dos melhores terroirs do Chile, como também, inclui uma oferta integral que incorpora nossa experiência turística e patrimonial em Alto Jahuel, a qual se consolidou como uma das mais relevantes em âmbito mundial e a mais representativa da identidade do vinho chileno e sua história”, afirma o novo CEO de Santa Rita, Javier Bitar Hirmas.
E acrescenta: “o Brasil tem um tremendo potencial de crescimento. Os consumidores brasileiros estão abertos a aprender e a pagar mais por vinhos de qualidade, sempre que compreendem seu valor. Por isso, acreditamos que é crucial comunicar diretamente a eles, contar a história por trás de cada vinho e estabelecer uma comunicação sincera. Neste sentido, o enoturismo nos brinda com uma excelente oportunidade para fortalecer esta relação e mostra a origem dos nossos vinhos. Hoje os turistas brasileiros representam cerca de 55% dos nossos visitantes internacionais, o que para nós é de extrema importância e queremos seguir nos esforçando para cumprir as expectativas do mercado brasileiro com nossos vinhos e vinícolas”.
De acordo com a Wine Inteligence, a projeção de crescimento dos vinhos Ultra Premium é de 5% até 2026. Este cenário reforça ainda mais a aposta de Santa Rita na entrada de seus vinhos de alta gama no país. Este ano, a expectativa do grupo é vender mais de 2 mil caixas a um valor superior a USD 120,00, o que o posicionará entre os cinco principais vendedores de vinho chileno nesta categoria de preço. Além disso, durante este período, o grupo pretende alcançar um faturamento no Brasil superior a USD 16 milhões.
Sobre a vinícola Santa Rita
Fundada em 1880, no Chile, a Vinícola Santa Rita já foi premiada mais de 11 vezes como no ranking As Marcas de Vinho Mais Admiradas do Mundo, elaborado pela revista inglesa Drinks International, que classifica os 50 melhores produtores de vinho do mundo inteiro. Também por 10 vezes consecutivas, a marca levou o título de Winery of the Year, oferecido pela revista Wine & Spirits.