
Participação marca um novo capítulo na história da vinícola cooperativa mais antiga do Brasil, que vive um processo de transformação e reposicionamento nacional
Pela primeira vez, a Nova Aliança Vinícola Cooperativa participa da Fenavinho – Festa Nacional do Vinho, integrando a programação da ExpoBento 2025, que ocorre de 12 a 22 de junho, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS). A estreia acontece em um momento simbólico: o de uma virada de página na trajetória da vinícola cooperativa mais antiga do Brasil que, desde a metade de 2023, vem passando por uma profunda transformação de marca, produtos e posicionamento.

Com mais de 600 famílias cooperadas, a presença da Nova Aliança na Fenavinho vai além da exposição de seus vinhos e espumantes. É também uma homenagem ao produtor rural, que trabalha o vinhedo nas quatro estações do ano, sustentando com dedicação e conhecimento um dos pilares da vitivinicultura nacional. A participação na festa é um reconhecimento ao esforço coletivo que dá vida à Nova Aliança e à sua história de quase um século.
“Estar na Fenavinho é fazer parte da celebração da cultura do vinho e da identidade de um povo. Nossa presença nesta edição é resultado do novo momento que vivemos como marca e como cooperativa, abrindo novos caminhos, conectando pessoas e valorizando quem está na origem de tudo: o produtor”, destaca o CEO da cooperativa, Heleno Facchin.

Nos últimos meses, a Nova Aliança vem marcando presença em feiras, festivais e eventos em 10 estados brasileiros, ampliando sua visibilidade e abrindo novos mercados. Além disso, tem investido em ações estratégicas como press trips, lançamentos, visitas de formadores de opinião e relacionamento com o consumidor final, tudo com o objetivo de reposicionar a marca e apresentar ao país uma vinícola renovada, com mais de 120 rótulos em seu portfólio.
Fundada a partir da união de cinco cooperativas da Serra Gaúcha – São Victor, São Pedro, Santo Antônio, Linha Jacinto e Aliança –, a Nova Aliança carrega a força da história e da coletividade desde 1929. Com unidades em Flores da Cunha, Farroupilha e Santana do Livramento, e um dos maiores parques industriais de processamento de uva da América Latina, a cooperativa aposta na inovação sem abrir mão da tradição para escrever os próximos capítulos da sua trajetória.
@novavinhoseespumantes @novaaliancavinicolacoop