All4Wine

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Nascem os primeiros Ouros da Madre Terra

Foto: Ismael Steffen : Stf Estudio

 

Espumantes elaborados com uvas cultivadas pelo conceito de agricultura regenerativa são reconhecidos no 13º Concurso do Espumante Brasileiro

A Vinícola Madre Terra recém desabrochou e já brinda a natureza com três Medalhas de Ouro conquistadas no 13º Concurso do Espumante Brasileiro, promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE). Os prêmios foram concedidos para o Madre Terra VentreZ Espumante Rosé Brut (600 garrafas), Madre Terra CicloZ Espumante Brut (600 garrafas) e Madre Terra CicloZ Espumante Nature (300 garrafas), todos elaborados com uvas cultivadas na Serra Gaúcha.

Para Tainá Zaneti, responsável pelo branding e criação do projeto, conquistar três Medalhas de Ouro no primeiro mês de vida da Madre Terra é coroar todo projeto. “Estamos muito felizes. Não poderíamos estrear de outra forma. Temos certeza que nossos espumantes vão gerar prazer a todos que apreciarem”, comemora. Como a proposta da vinícola é produzir em micro lotes, a dica aos apreciadores da bebida é correr para garantir a prova, pois estes espumantes têm lotes de apenas xxxx garrafas.

A propriedade de 3,7 hectares de área cultivada com vinhedos próprios. São vinhas que gestam castas tintas como a Cabernet Franc, Merlot, Teroldego, Pinot Noir e Marselan, além das brancas Riesling, Chardonnay e Gewurztraminer. A produção controlada fica entre 6 a 8 mil quilos por hectare. A Safra 2023 resultou em 25 mil litros – 88% de vinhos com 29.300 garrafas e 12% de espumantes com 4 mil garrafas. Parte das uvas vieram de produtores parceiros da Serra Gaúcha, da Campanha Gaúcha e da Serra do Sudeste. Dedicada à agricultura regenerativa, com práticas sustentáveis capazes de restaurar os ecossistemas, a vinícola promove a biodiversidade com o cultivo de plantas de cobertura e o manejo integrado de pragas. Assim, a preservação e reestruturação da vegetação nativa do entorno integra de forma harmônica o vinhedo à paisagem, além de proporcionar um melhor equilíbrio térmico das áreas e reduzir o impacto dos ventos no início do ciclo vegetativo. O negócio familiar se dedica a respeitar oterroir e a sociobiodiversidade, com micro lotes de vinhos e espumantes, além de experiências turísticas e enogastronômicas autênticas, num ambiente que se transforma a cada estação. Toda natureza se apresenta com cenários que incluem vinhedos em patamares, lagos, bosques e trilhas em meio a mata nativa.

Na Madre Terra, instalada em uma propriedade de 45 hectares, no interior de Flores da Cunha, na Capela São João, a 847 metros de altitude, o tempo de afinamento dos vinhos é contado em luas, assim como o período que as borras ficam em contato com o espumante, reconhecendo a importância astral para os ciclos terrenos e honrando a sabedoria ancestral. A lua é o relógio celeste que dita o ritmo dos dias, dos ciclos da natureza, das marés, das colheitas. Cada ciclo lunar completo tem 29,5 dias.

OS ESPUMANTES

Madre Terra VentreZ Espumante Rosé Brut Pinot Noir

(Para melhor apreciação, consumir em até 18 luas)

Elaborado pelo método charmat, este espumante é feito com uvas 100% Pinot Noir cultivadas na Serra Gaúcha, selecionadas manualmente, com prensagem direta dos cachos inteiros. O vinho base foi fermentado com controle de temperatura e a refermentação em autoclaves com controle de pressão e temperatura. Após, foi feita a refrigeração, filtragem e estabilização, seguida pelo engarrafamento e rotulagem.

Este espumante apresenta coloração rosé gold claro, com reflexos brilhantes e perlage constante. Seu aroma intenso traz notas cítricas de tangerina, frutas vermelhas como romã e toques florais de rosas e mel de jataí. Denota um bom desprendimento da perlage em boca, harmonizando com uma boa acidez, o que lhe confere grande refrescância e cremosidade. Ideal harmonizar com lombo suíno com molho de pitanga e mousse de chocolate branco com coullis de framboesa.

Madre Terra CicloZ Espumante Nature Branco

(24 luas em contato com as borras)

Elaborado pelo método tradicional, este espumante é resultado do corte de 60% Chardonnay e 40% Pinot Noir. As uvas, cultivadas na Serra Gaúcha, foram selecionadas manualmente e tiveramprensagem direta dos cachos inteiros. A tomada de espuma é realizada pelo método tradicional. Após a segunda fermentação, o espumante permanece por 24 luas em contato com as borras em caves com temperatura controlada.

Sua tonalidade dourada destaca finas, delicadas e intensas borbulhas que caracterizam perlage cremoso e persistente. No nariz, aromas amanteigados que lembram castanhas e chocolate branco, além de frutas brancas. O perlage intenso se reflete em um ótimo volume em boca com textura cremosa. Possui perfeita harmonia entre os baixos teores de açúcar e a acidez delicada e refrescante. As 24 luas em contato com as leveduras aportam a este espumante um final persistente e sem arestas. A dica de harmonização é filé de tainha assado com molho de frutas amarelas; codorna recheada com ricota e bechamel de baunilha brasileira.

Madre Terra CicloZ Espumante Brut Branco

Elaborado com uvas da Serra Gaúcha, este espumante brut tradicional tem 80% de Chardonnay e 20% de Pinot Noir. O processo de vinificação começa com a seleção manual e prensagem direta dos cachos inteiros, seguido pela tomada de espumante feita pelo método tradicional. Após a segunda fermentação, o espumante permanece por 18 luas em contato com as borras em caves com temperatura controlada.

Este espumante apresenta coloração amarelo-palha, com reflexos dourados e brilhantes. Possui perlage intenso e vigoroso e boa formação de coroa de espuma. Seus aromas florais remetem a flores brancas, além de aromas cítricos, notas herbais como semente de funcho e nozes tostadas. Em boca, apresenta acidez em equilíbrio. De bom corpo revela textura cremosa e persistência no retrogosto. Tal complexidade de aromas e sabores é garantida por ser elaborado pelo Método Tradicional e pelo contato de 18 luas com as leveduras. Para harmonizar, risoto de cordeiro com pecorino finalizado com mel e azeite trufado, tarta queso.

Divulgação: Conceito Com

Utilizamos cookies em nosso site seguindo os Termos Gerais de Uso e Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.