Importadora traz ao País onze novos vinhos, iniciando a comercialização de rótulos uruguaios em seu portfólio
Reconhecida por seus vinhos exclusivos e curadoria criteriosa, que oferecem aos apreciadores experiênciasatravés de uma taça, a Domno Wines, importadora do Grupo Famiglia Valduga, anuncia o lançamento da vinícola Cerro del Toro, marcando a chegada de um novo país em seu portfólio: o Uruguai.
Localizada em Piriápolis, na região de Maldonado entre as montanhas e o oceano Atlântico, a Cerro del Toro produz seus rótulos na região vitivinícola mais importante do Uruguai. É um projeto da família Kambara, que em 1956, em meio à reconstrução do Japão após a Segunda Guerra Mundial, veio à América do Sul em busca de novos horizontes.
O patriarca Makoto Kambara, chegou ao Uruguai em 1975, onde adquiriu 800 ha de terras, que compreendem o Cerro del Toro (‘Morro do Touro’ em tradução literal). Em2016 a vinícola da família ganhou vida, para realizar o desejo de produzir seus próprios vinhos. Atualmente são 28 ha de vinhedos plantados e o comando está nas mãos do filhode Makoto, Takao Kambara.
“Após uma busca profunda, chegamos a um parceiro ideal para marcar a entrada do Uruguai no portfólio da Domno. A Cerro del Toro é um vinhedo com varanda para o Atlântico, com vinhos de muita personalidade e que representam novos olhares para o terroir uruguaio, expressando exatamente aquilo que buscamos: identidade”, resume Jones Valduga, diretor da importadora.
O melhor vinho branco do Uruguai
O verdadeiro caráter atlântico que a Cerro del Toro expressa em seus vinhos poderá ser apreciado pelos consumidores brasileiros através dos onze novos vinhosque desembarcam no catálogo da Domno Wines.
Entre eles está o Alquimia Corte Único Branco, eleito o Melhor Vinho Branco do Uruguai em 2022, pelo Guia Descorchados. O rótulo integra a linha Alquimia, que traz vinhos únicos, com o melhor que as vinhas oferecem a cada ano em uma região cheia de energia, entre a serra e o mar. Além do Alquimia Corte Único Branco, a Domno também está trazendo ao Brasil o Alquimia Tannat.
Da linha Edições Únicas – especial e limitada, composta por vinhos produzidos com os primeiros cachos ou em elaborações experimentais – desembarca por aqui o Edições Únicas Alvarinho Sobre Borras.
Em um terreno de enorme riqueza natural, a equipe enológica da vinícola descobriu locais com uvas de alta expressão. Este é o conceito da linha Singular, que reúne pequenas elaborações em busca de vinhos precisos.
Um deles é o Singular Fosiles de Mar Chardonnay, cujas uvas são provenientes de uma região de Cerro del Toro que há milhões de anos ficava no fundo do mar e onde foram depositados pequenos organismos marinhos fósseis. Vem daí o nome do vinho.
Da linha Clássica, composta por varietais frescos, vêm o Alvarinho Atlântico Branco, o Pinot Noir Rosé e o Tannat. Sem envelhecimento em carvalho, são vinhos jovens; um verdadeiro reflexo do local onde cada casta é cultivada.
As parcelas selecionadas para a linha Reserva estão localizadas na encosta do morro voltada para o Oceano Atlântico, a dois quilômetros da costa. Lá, as raízes exploram os solos rochosos e as uvas amadurecem recebendo a brisa fresca do mar. O fruto é colhido à noite para preservar todo o seu potencial, expresso nas elaborações especiais Viognier, Cabernet Franc/Merlot, Tannat e Merlot.
Para mais detalhes, acesse o site, Facebook e Instagram da Domno Wines.