All4Wine

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Marzia Varvaglione visita o Brasil para promover os rótulos Susumaniello com a Domno Wines

Foto: Divulgação

Representando a 4ª geração da família Varvaglione, a executiva é um dos 100 nomes mais importantes do mundo dos vinhos na Itália; em solo brasileiro, a vinícola tem parceria exclusiva com a importadora do Grupo Famiglia Valduga

Viver um pouco de Puglia dentro do Brasil. Seguindo este mood, Marzia Varvaglione, head de Desenvolvimento e Negócios e gerente de Marketing da vinícola que leva o mesmo nome, está mais uma vez em solo brasileiro a convite de Domno Wines, importadora do Grupo Famiglia Valduga. A expert em vinhos cumpre uma agenda repleta de compromissos com clientes e formadores de opinião em São Paulo, Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu e Florianópolis, apresentando a cultura e os vinhos da Varvaglione, além dos rótulos com a rara uva Susumaniello, que já agradam bastante o paladar brasileiro.

Fundada em 1921, em Taranto, na Itália, a Varvaglione está no mercado há mais de um século atuando de forma ininterrupta. Com o objetivo de explorar o melhor das castas da região, a renomada vinícola produz vinhos emblemáticos, apresentando um portfólio amplo ao mercado.

Elaborado a partir da casta da uva Susumaniello, este rótulo conta a história de Puglia. Na garrafa, o DNA desta região está impresso por meio de símbolos característicos desta localidade, como o treruote (espécie de bicicleta), figos, mexilhão e ouriço-do-mar.

O Susumaniello Rosso é um tinto, de coloração vermelho rubi. No nariz, este revela frutas vermelhas maduras, especiarias e uma nota balsâmica. Já no paladar, é encorpado e dominado por taninos maduros, mostrando intensidade, persistência e muita elegância.

O Susumaniello Rosé apresenta uma coloração que remete ao salmão pálido. Com aromas de pequenas frutas vermelhas frescas e cítricas, o rótulo contempla um vinho fresco com boa presença de acidez. A garrafa, que também conta a história da região, ainda é um convite à decoração do ambiente para que esta experiência seja sempre lembrada.

A parceria exclusiva entre Domno Wines e Varvaglione no país reflete o posicionamento da importadora em possibilitar experiências únicas aos seus clientes a partir dos melhores terroirs. “Trabalhar com a Domno é extremamente gratificante para nós. É uma empresa séria, que preza pela qualidade. A Domno é formada por especialistas, o que nos deixa muito tranquilos quanto à condução do negócio e felizes por estarmos tão bem representados”, comenta Marzia.

“A Varvaglione é uma marca que agrega muito ao nosso portfólio e com a qual nos sentimos bastante seguros, já que eles priorizam a qualidade da produção e têm o mesmo posicionamento que Domno Wines”, comenta Jones Valduga, superintendente da importadora.

VARVAGLIONE, DIRETAMENTE DO SUL DA ITÁLIA

Situada bem ao sul deste país Europeu, onde – no mapa italiano – está o calcanhar (ou salto) da bota que o território forma, Puglia está em uma região com terrenos mais planos e pouco montanhosa, o que favorece muito a produção de vinhos.

O icônico e premium rótulo da vinícola é o Primitivo Di Manduria Papale Linea Oro Dop, elaborado 100% com a casta Primitivo. Ao maturar em barricas de carvalho francês e americano durante 10 meses, o resultado é um tinto meio seco complexo bastante premiado no mercado. Entre os reconhecimentos recebidos pelo vinho destacam-se o Ouro no AWC Vienna (2020) e a chancela de melhor tinto italiano pelo Berliner Wein Trophy (Alemanha, 2020). O aroma é intenso e apresenta notas de ameixa, frutos do bosque e toques amadeirados, enquanto na boca é estruturado e persistente.

Mais descomplicado para ser apreciado é o Primitivo Di Manduria Papale Dop, uma versão macia e de aroma intenso graças às notas de ameixa, alcaçuz e nuances de especiarias, como cacau. O paladar mostra-se aveludado, traduzindo a sinergia do carvalho com a fruta. Um ponto curioso é que a trajetória da vinícola está, literalmente, escrita no rótulo do Papale. O tinto foi feito em homenagem a Bento XIII, Papa nascido na Puglia. A etiqueta do vinho traz a reprodução da edição de 4 de julho de 1724 do jornal de Nápoles, com o relato da escolha de Pierfrancesco Orsini para estar à frente do Vaticano. 

Domno Wines – Mais informações: Site, Facebook e Instagram. 

Grupo Famiglia Valduga – A sede do grupo fica em Bento Gonçalves (RS), no Vale dos Vinhedos, local onde a Família Valduga instalou-se quando chegou ao Brasil. Acompanhe o Grupo pelo Instagram. 

Divulgação: Agência Pub

Utilizamos cookies em nosso site seguindo os Termos Gerais de Uso e Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.