All4Wine

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Lançamento da Union Distillery traz whisky com finalização em barris ex-cerveja estilo Barley Wine

Pure Malt Whisky Barley Wine Cask Finish tem passagem em barris de carvalho americano ex-Bourbon e finalização em barris ex-cerveja. – Foto: Divulgação

Destilaria gaúcha apresenta o Pure Malt Whisky Barley Wine Cask Finish, quinto rótulo da linha Autograph. Produto já está à venda na loja física da empresa, no Vale dos Vinhedos, e nos canais de comercialização on-line da marca

A combinação dos mundos do whisky e da cerveja está presente no novo produto da gaúcha Union Distillery. A empresa acaba de lançar o Pure Malt Whisky Barley Wine Cask Finish, quinto da linha Autograph, que apresenta edições únicas e limitadas, com pequenas tiragens. O whisky foi envelhecido por oito anos em barris de carvalho americano, ex-Bourbon, e finalizado por 18 meses em barris ex-cerveja do estilo Barley Wine.

O lançamento do Pure Malt Whisky Barley Wine Cask Finish é o primeiro de uma série de novidades que a empresa apresentará em 2023, quando completa 75 anos de história. Ainda no primeiro semestre, a Union Distillery marcará a data com um rótulo comemorativo que sela a trajetória de inovação aliada à tradição.

A nova bebida está disponível na loja da destilaria, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS), e também por meio do atendimento on-line, através do WhatsApp (54) 3452.5000 e pelo site www.uniondistillery.com.br. O preço é de R$ 325 por unidade de 750ml.

O diretor executivo da Union Distillery, Luciano Borsato, menciona a linha Autograph como uma espécie de convite às novas experiências para os consumidores da bebida mais nobre entre os destilados. O executivo lembra que, a partir do sucesso da edição, os produtos podem migrar para a linha Exclusive.

“É um whisky de autor que traz essa proposta de complexidade que existe também no universo da cerveja. A expectativa é muito boa em termos de curiosidade por parte do público, por se tratar de um produto diferente, finalizado em barris que armazenaram a cerveja do estilo Barley Wine, que também é um produto comercializado pela Union”, menciona.

Borsato reforça que a cerveja estilo Barley Wine é apresentada com a marca Casa Rossa, cuja maturação ocorre em barris ex-whisky. O produto é elaborado por uma empresa parceira, sob encomenda, e retrata, na identidade visual do rótulo, as instalações da destilaria no Vale dos Vinhedos.

“A cerveja Barley Wine passa por barris que armazenaram malte whisky da própria destilaria. Essa junção de sabores e complexidade do Pure Malt Whisky Barley Wine Cask Finish tem tudo para agradar o consumidor que busca por novidades no mundo do whisky”, acredita Borsato.

A loja física da Union funciona junto à unidade da destilaria no Vale dos Vinhedos, e está aberta na segunda-feira, das 14h às 18h, e de terça a sábado, das 9h às 18h. Para visitação, o agendamento dever ser realizado pelo WhatsApp (54) 3452.5000. O consumidor também pode adquirir o produto em casas especializadas.

As características da união do whisky com a cerveja     
O Pure Malt Whisky Barley Wine Cask Finish apresenta graduação alcoólica de 46%, não tem adição de corante e não é filtrado a frio. É um whisky límpido, de coloração dourada e lágrimas persistentes. No olfato apresenta complexidade aromática, com notas proveniente da cerveja Barley Wine, combinando com o carvalho americano ex-Bourbon, chocolate preto, café, frutas, mel, baunilha e leve percepção do lúpulo. O paladar entrega toda a complexidade entre os mundos do whisky e da cerveja, destacando a presença do lúpulo e da tosta dos barris. Com leve picância, traz o equilíbrio entre os taninos da madeira e a doçura do caramelo da cerveja Barley Wine.

Setenta e cinco anos de história
A Union Distillery nasceu em 1948, com a elaboração de vinhos e derivados, em Veranópolis, na Serra Gaúcha, sob o nome de União Montanhesa de Indústrias. Em 1972, as famílias Borsato e Ziero assumiram o controle e mudaram o foco do negócio para a produção de malte whisky.

Até 2019, a empresa atuava exclusivamente no fornecimento de malte whisky para indústrias de destilados do país e do exterior. A partir da abertura da unidade no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, a Union abriu as portas para a visitação e entrou no mercado premium de whisky.

Hoje, a Union Distillery disponibiliza visitação com degustação de quatro produtos, por R$ 65 por pessoa, e inclui uma taça personalizada que o turista leva como lembrança. No local, ainda é possível adquirir os whiskies da destilaria e acessórios.

A Union foi a primeira destilaria de whisky do Brasil a abrir as portas ao turismo e surpreende por atrações como o tamanho dos destiladores, com capacidades que vão de 16 mil a 18 mil litros cada, com altura de 8 metros. O passeio também inclui visita aos depósitos de barris de carvalho, que forma um cenário único para os apreciadores da bebida.

Divulgação: MCom Comunicação

Utilizamos cookies em nosso site seguindo os Termos Gerais de Uso e Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.