All4Wine

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Pesquisar
Close this search box.

Kir Royal e a história do drink que ressurge no seriado Emily in Paris

Receita de apenas dois ingredientes promete ser o coquetel de 2023

Contar aqui a lista dos coquetéis emblemáticos que ressurgiram e viraram tendência nas últimas décadas por serem as bebidas preferidas de grandes personagens de Hollywood, ou de populares séries de streaming e da literatura, é algo que provavelmente puxaria diferentes memórias em cada um dos leitores; afinal, estes personagens tornaram-se atemporais e até hoje estão rodando o mundo para entreter as mais diversas faixas etárias.

Cocktail Kir royal – Foto: Divulgação

Vesper Martini, das famosas cenas de James Bond em 007, ou o sucesso do Cosmopolitan com a série Sex & The City, até The Godfather, drink à base de uísque e licor de amêndoas criado para homenagear o clássico O Poderoso Chefão, são alguns dos coquetéis que se tornaram clássicos.  Até Ernest Hemingway, grande escritor que transitava entre a literatura e o cinema tinha o Mojito para chamar de seu.

Agora, a bola da vez está com o Kir Royal, bebida leve, refrescante e adocicada que contém apenas espumante e licor de cassis na receita. A criação original, reza a lenda, era feita era com vinho branco no lugar do espumante, mantendo apenas dois ingredientes na composição.

A história do coquetel começa no século passado, em 1904 na cidade de Dijon –  situada ao leste da França, onde um garçom chamado Faivre resolveu misturar vinho branco com licor de cassis para criar um novo drink no bar em que trabalhava, o extinto Café George. O nome inicial era Cassis Blanc, que não poderia ter mais a ver com a receita. O Kir Royal surgiu depois que Canon Felix Kir, um político e soldado da Segunda Guerra Mundial bastante popular na região que adorava o coquetel, ajudou a popularizar a bebida até ficar conhecida como o aperitivo do Kir, e com o tempo, passou a se chamado apenas de Kir até se tornar o Kir Royal.

Apesar de fácil reprodução, a mistura simples de dois únicos ingredientes também se demonstrou versátil após Emily, protagonista da série da Netflix interpretada por Lily Collins, preparar a própia versão misturando champagne ao invés de vinho branco. Em uma das cenas, Emily e as amigas passam um dia muito agradável em um dos parques da cidade, acompanhadas de muito Kir Royal para celebrar a demissão do emprego de um dos personagens.

Emily parece o que toda mulher talvez gostaria de ser, uma pessoa leve, divertida, mas acima de tudo segura e que sabe o que quer. Se a atriz exala empoderamento feminino durante o série,  isso é apenas o reflexo das suas atitudes. E uma mulher muitas vezes é o que ela bebe.

Confira a seguir a receita para preparar o seu Kir Royal e aproveite para se refrescar nestes dias quentes de verão, sempre acompanhado de muita água.

Kir Royal
Ingredientes:

90 ml de Espumante
10 ml de Creme de Cassis (aqui podemos sugerir Gabriel Boudier ou Jean de Dijon)

Modo de preparo:
Coloque o creme de cassis na taça e complete com espumante e misture bem. Servir gelado em taça de champagne.

Para saber mais acesse – www.aurora.com.br

Divulgação: Lucia Paes de Barros

Utilizamos cookies em nosso site seguindo os Termos Gerais de Uso e Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.