Terceira edição do encontro organizado pela ABS-RS discutirá a necessidade de implementação de duas fortes tendências vitivinícolas internacionais: a sustentabilidade ambiental e as boas práticas sociais por parte do setor. Painéis terão a participação de representantes do Brasil e do Exterior. Evento também será marcado pela final do Melhor Sommelier do RS
A terceira edição da Jornada do Sommelier, promovida pelo capítulo gaúcho da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS), será no dia 3 de junho (sábado), das 9h30 às 18h30. O evento, que ocorre no Spa do Vinho, hotel localizado no coração do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS), será transmitido no canal do YouTube da entidade para brindar o dia do profissional responsável pelo serviço do vinho, comemorado na mesma data, e também o Dia do Vinho Brasileiro, festejado no domingo (4).
A intensa programação iniciará pela manhã e se estenderá até o fim da tarde com a feira de vinhos e com a divulgação do vencedor do concurso de Melhor Sommelier do Rio Grande do Sul. Para participar do evento presencial, é necessário adquirir os ingressos neste link. O valor para o público em geral é de R$ 200, enquanto o investimento para os associados da ABS-RS é de R$ 100. As entradas incluem a participação em todo o evento com degustação de vinhos na feira e finger foods e pratos quentes no tasting harmonizado, além de um kit contendo uma taça e case.
O ponto alto da Jornada do Sommelier, que tem como tema principal “O Futuro do Vinho no Brasil: Inovação e Sustentabilidade”, será o debate sobre boas práticas sociais na cadeia vitivinícola e também na rotina do Sommelier. Dois painéis discutirão a necessidade de implantação de duas fortes tendências vitivinícolas internacionais: a sustentabilidade ambiental e as boas práticas sociais por parte do setor.
O painel “Equidade no vinho: boas práticas do vinhedo à taça”, que iniciará às 10h, terá como palestrantes Erica Taylor, diretora geral da South African Sommeliers Association (SASA); Deborah Villas-Bôas Dadalt, diretora do Spa do Vinho; Wallace Gonçalves Neves, melhor Sommelier do Brasil em 2022; e Rodrigo Valerio, gerente Geral de Marketing e Vendas da Cooperativa Vinícola Aurora e coordenador da 18ª Fenavinho.
Dando sequência ao debate, o painel “Vitivinicultura Sustentável: o Caminho para um Futuro Responsável” abordará boas práticas de produção, desde o manejo ambientalmente amigável dos vinhedos até a condução responsável dos negócios no âmbito econômico. Os palestrantes serão Lucia Bentancor de León, inspetora do Instituto Nacional de Vitivinicultura do Uruguai (INAVI) e responsável pelo Programa de Viticultura Sustentável da entidade; Philippe Mevel, diretor de produção da Chandon do Brasil; Giovanni Ferrari, enólogo e proprietário da Vinícola Arte Viva; Ricardo Morari, presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE); e Rodrigo Bellora, chef e proprietário do restaurante Valle Rústico. Os painéis serão mediados pela diretoria da ABS-RS.
“Urge a necessidade de profissionalização e implementação de programas de compliance econômicos, sociais e ambientais em toda a cadeia vitivinícola, desde a indústria até a ponta final, onde os Sommeliers são parte importante desse processo. De maneira construtiva, a ABS-RS sugere que a vitivinicultura brasileira siga exemplos de sustentabilidade social existentes no mundo do vinho e, por essa razão, colocamos esse importante tema em debate na terceira edição da jornada”, conclama Júlio César Kunz, presidente da ABS-RS.
Feira de vinhos e concurso integram programação
À tarde a ABS-RS promove, também, dois importantes eventos. A feira de vinhos terá nova edição neste ano, após o sucesso registrado em 2022. O público poderá degustar produtos especiais de vinícolas, lojas e importadoras acompanhados por harmonizações (finger foods) com a curadoria do Spa do Vinho e do chef Fábio Lima.
E a partir das 14h30 a terceira edição do concurso vai selecionar o melhor profissional do serviço do vinho no Rio Grande do Sul em 2023. O vencedor será conhecido após a realização de um circuito que envolve diferentes aspectos da profissão de Sommelier. A final terá transmissão online via YouTube e para o público da Jornada, através de telões. A disputa será comentada por Vinícius Santiago, diretor de degustação da ABS-RS.
A Sommelière Deisi da Costa, campeã em 2021, e Luis Gustavo da Silva Buske, melhor profissional em 2022, defenderão seus títulos. O desafiante será o também Sommelier Marcelo dos Santos, da Cooperativa Vinícola Aurora. Antes de chegar à final, o trio realizou uma prova teórica sobre diversos aspectos da profissão. O teste teve a participação de 11 concorrentes, sendo três mulheres e oito homens. A maioria dos candidatos reside na Serra Gaúcha (9), sendo dois de Bento Gonçalves, cinco de Caxias do Sul, um de Canela, outro de Garibaldi, um de Canoas e um de Porto Alegre.
SERVIÇO:
3ª Jornada do Sommelier
Quando: 3 de junho de 2023 (sábado)
Onde: presencialmente no hotel Spa do Vinho (Rodovia Rs 444 Km 21 – Vale dos Vinhedos), em Bento Gonçalves (RS). Os debates também serão transmitidos ao vivo no canal do YouTube da ABS-RSTambém no formato presencial no Spa do Vinho, em Bento Gonçalves (RS)
Programação:
9h30 – Credenciamento
10h – Painel 1: Equidade no Vinho: Boas Práticas do Vinhedo à Taça
Palestrantes:
Erica Taylor, diretora geral da South African Sommeliers Association (SASA)
Deborah Dadalt, diretora do Spa do Vinho
Wallace Gonçalves Neves, melhor Sommelier do Brasil em 2022
Rodrigo Valerio, gerente Geral de Marketing e Vendas da Cooperativa Vinícola Aurora
11h45 – Coffee break
12h30 – Painel 2: Vitivinicultura sustentável: o caminho para um futuro responsável
Palestrantes:
Lucia Bentancor de Léon, inspetora do INAVI
Philippe Mevel, diretor de produção da Chandon do Brasil
Giovanni Ferrari, enólogo e proprietário da Vinícola Arte Viva
Ricardo Morari, presidente da ABE
Rodrigo Bellora, chef e proprietário do restaurante Valle Rústico
14h30 – Concurso Melhor Sommelier do Rio Grande do Sul 2023
14h30 às 18h30 – Feira de vinhos e encontro de alunos ABS-RS