
Cidades tiveram sensação de até -18ºC durante o amanhecer em território gaúcho. Mesmo com tanto frio, cultivo da uva não é prejudicado.
O inverno no Rio Grande do Sul não é para os fracos! Uma forte onda de frio que se espalhou da fronteira com a Argentina e o Uruguai fez, pelo menos, 26 cidades registrarem temperaturas negativas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet.
A temperatura mais baixa foi registrada em São José dos Ausentes com -5,3ºC e congelou riachos, açudes e a plantação de muitos locais.
Mas foi na serra gaúcha, tradicional local turístico do Rio Grande do Sul, em que os turistas se encantaram com a geada pintando de branco as encostas, os campos e – principalmente – os vinhedos da principal região vitivinicultora do Brasil. Em Bento Gonçalves os termômetros marcaram -2ºC no início da manhã.
Segundo a meteorologia, o frio deve continuar intenso até a próxima sexta-feira e depois dará uma trégua, porém, retornando no final de julho.
Por mais que a imagem chame a atenção, a geada e o frio excessivo neste momento do ano não leva nenhum tipo de consequência para as videiras gaúchas. Isso ocorre porque o ciclo das parreiras estão na fase de “dormência”, antes mesmo da brotação.
Confira todas as cidades do Rio Grande do Sul que registraram temperaturas negativas:
- São José dos Ausentes: -5,3ºC
- Vacaria: -4,2ºC
- Cambará do Sul: -3,5ºC
- Bagé: -3ºC
- Santiago: -2,6ºC
- Tupancireta: -2,7ºC
- Erechim: -2,6ºC
- Soledade: -3ºC
- Palmeira das Missões: -2,4ºC
- Bento Gonçalves: -2,2ºC
- Alegrete: -2,2ºC
- Cruz Alta: -2,2ºC
- Canguçu: -2,4ºC
- Lagoa Vermelha: -1,9ºC
- São Gabriel: -1,9ºC
- Dom Pedrito: -1,7ºC
- Caçapava do Sul: -1,6ºC
- Santa Maria: -1,4°C
- Encruzilhada do Sul: -1,3ºC
- Santo Augusto: -1,2ºC
- Jaguarão: -0,8ºC
- Frederico Westphalen: -0,7ºC
- São Vicente do Sul: -0,7ºC
- Serafina Corrêa: -0,7ºC
- São Borja: -0,5ºC
- São Luiz Gonzaga: -0,3ºC