Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Galo negro: símbolo de qualidade dos vinhos Chianti

Crédito/Foto: Divulgação

 

Você já se perguntou por que os renomados vinhos Chianti carregam o símbolo de um galo negro? A resposta está em uma lenda fascinante da Idade Média, quando as cidades de Florença e Siena disputavam suas fronteiras.

Para resolver a disputa, foi decidido que dois cavaleiros partiriam de suas respectivas cidades ao cantar do galo e cavalgariam um em direção ao outro. O ponto onde se encontrassem marcaria a nova fronteira. O Barão de Siena escolheu um galo forte e bem alimentado para acordar ao amanhecer. Em contrapartida, o fiorentino selecionou um galo negro, raquítico e faminto, que, na expectativa de comida, cantou mais cedo. Assim, o cavaleiro de Florença partiu antes e percorreu apenas 12 km, garantindo à República de Florença uma grande parte da região de Chianti.

O acordo foi respeitado e, até hoje, a fronteira entre as duas cidades permanece no local onde os cavaleiros se encontraram. Quase todo o território entre Florença e Siena ficou sob o domínio florentino.

O Consórcio para a defesa e proteção do Chianti foi fundado em 1924, adotando o mítico símbolo do “galo negro”. Em 1932, o sufixo “Classico” foi adicionado para distinguir a área de Chianti Classico da produzida fora das fronteiras históricas, e em 1984, o vinho obteve o status DOCG.

Hoje, mais de três séculos depois, a região que enriqueceu a viticultura toscana e a Sangiovese (presente em pelo menos 80% do vinho) continua a se reinventar. Portanto, ao ver o símbolo do Galo Negro em uma garrafa de Chianti Clássico, você pode ter certeza de que está saboreando um vinho que representa a herança e a excelência dessa renomada região vinícola italiana.

Conheça os nossos Chianti e aproveite essa viagem pela história e sabor!

 

Crédito/Foto: Divulgação

 

CASTELLI DEL GREVEPESA CHIANTI CLASSICO CASTELGREVE 2020

“De cor vermelha rubi intensa, este Chianti Classico elaborado a partir da uva Sangiovese apresenta aromas elegantes, notas de violeta e nuances de fruta madura. Paladar cheio e harmonioso com taninos macios e aveludados, final persistente.”

País, região: Itália, Chianti Classico
Casta: 100% Sangiovese
Amadurecimento:  12 meses em grandes tonéis de carvalho francês.
Ideias de harmonização: queijos curados, carne vermelha grelhada, frango assado, costelinhas de porco.
Teor Alcoólico: 13%

 

Crédito/Foto: Divulgação

 

CASTELLI DEL GREVEPESA CHIANTI CLASSICO RISERVA DOCG CASTELGREVE 2018

“Vinho produzido principalmente a partir de uvas Sangiovese, com uma cor vermelha rubi muito intensa. Buquê complexo e elegante com notas de frutas maduras e aromas terciários, incluindo baunilha. Vinho com sabor suave e equilibrado e final persistente.”

País, região: Itália, D.O.C.G Chiante Classico Riserva
Castas: Sangiovese e uma pequena percentagem de outras uvas vermelhas
Amadurecimento: O amadurecimento é feito por 4 meses em barricas de carvalho eslavo. Depois, fica no mínimo 6 meses na garrafa.
Ideias de harmonização: carnes vermelhas ricas, carne de caça e queijos fortes
Teor Alcoólico: 13,5%

 

ONDE COMPRAR – W W W . B E L L E C A V E . C O M . B R

 

Texto publicado em: 07/08/2024
 - Divulgação: bellecave.com.br

Utilizamos cookies em nosso site seguindo os Termos Gerais de Uso e Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.