
Descubra como o clássico prato italiano ganha novas nuances com a sofisticação dos vinhos chilenos
O Dia das Massas, comemorado no dia 25 de outubro, é a ocasião ideal para celebrar a rica tradição culinária italiana e, este ano, a VIK convida os amantes de vinhos a elevar essa experiência com uma harmonização especial entre um prato clássico e os vinhos excepcionais da vinícola chilena.
O tradicional Fettuccine ao molho Alfredo, conhecido por seu sabor suave e cremosidade, ganha novas nuances quando harmonizado com o vinho Milla Cala, um blend vibrante com seu aroma de frutas vermelhas, especiarias sutis, taninos macios e equilibrado complementa o prato com leveza, tornando essa harmonização uma verdadeira jornada de sabores. A combinação entre a maciez da massa e a complexidade dos vinhos da VIK oferece uma experiência gastronômica surpreendente, perfeita para ser apreciada em casa ou nos restaurantes parceiros.
Confira a sugestão do Chef executivo do VIK, Pablo Cáceres:
Fettuccine ao Molho Alfredo
Ingredientes:
500g de fettuccine
2 colheres de sopa de manteiga
1 xícara de creme de leite fresco
1 xícara de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Noz-moscada ralada (opcional)
Salsinha fresca picada para decorar (opcional)
Modo de preparo:
– Cozinhe o fettuccine em água com sal até ficar al dente. Escorra e reserve;
– Em uma panela grande, derreta a manteiga em fogo médio. Adicione o creme de leite e misture bem, deixando aquecer, mas sem ferver;
– Aos poucos, adicione o queijo parmesão ralado, mexendo até que o queijo esteja completamente derretido e incorporado ao molho;
– Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto;
– Misture o fettuccine cozido no molho, envolvendo a massa de maneira uniforme;
– Sirva imediatamente e, se desejar, decore com salsinha picada.
Sobre Viña VIK:
Fundada em 2006 por Alex e Carrie Vik no vale do Cachapoal – Chile, a Viña VIK tem como missão produzir vinhos únicos e de classe mundial. Com 4.450 hectares e uma equipe de especialistas, o casal Vik desenvolveu um terroir excepcional, criando vinhos premiados. A vinícola adota um conceito holístico, integrando o homem, a natureza e práticas sustentáveis. A fermentação é espontânea e os vinhedos são irrigados de forma ecológica. Atualmente, 100% da eletricidade usada é proveniente de fontes renováveis. Além disso, a VIK preserva 2.000 hectares de corredores florestais e planta árvores nativas regularmente. Reconhecida internacionalmente, a VIK conquistou o 3º lugar no “World’s Best Vineyards 2023” e foi premiada pela Wine Enthusiast como a “Melhor Wine Experience do Mundo” em 2019.
Para mais informações acesse o site.