Os mais de 132 hectares de vinhedos próprios cultivados pela Família Salton na Azienda Domenico, em Santana do Livramento (RS), não abrigam apenas o cultivo de uvas que serão transformados em diversos produtos da Família Salton. Por trás das plantações, a empresa fomenta um projeto altamente tecnológico e inovador que retrata sua transformação digital aplicada desde o processo de cultivo até o produto final.
Tudo feito com a ajuda imprescindível da tecnologia e inovação para manter, principalmente, a sustentabilidade da uva à taça e a produção inteligente. Para isso, a empresa criou o Núcleo de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento — que desenvolve e projeta soluções do campo à indústria, buscando as melhores práticas e incentivando o desenvolvimento de toda a cadeia vitivinícola do Brasil. A Salton desenvolve ainda alguns projetos em parceria com universidades. Com o uso de robôs e mensuração constante de seus dados, os projetos da empresa carregam a tecnologia e a inovação para manter a qualidade centenária da produção e dos produtos da marca. Alguns deles são:
Ciência de dados – em 2020 a Salton iniciou o desenvolvimento de um banco de dados para acompanhar de forma analítica as influências de ano e safra, com variáveis físico-químicas das variedades de uvas nas regiões produtora da Serra Gaúcha e Campanha. O uso de dados não é mais um suporte, mas uma estratégia presente desde a criação, processos administrativos até o produto final. Em alguns anos, as análises proporcionarão respostas para hipóteses que hoje são conhecidas de forma empírica no Brasil e proporcionarão orientações comparativas entre safras e conhecimentos sobre adaptabilidade das variedades de uvas aos.
Automatização do campo aos processos produtivos — a colheita na unidade da Campanha é 100% mecanizada e a colheitadeira tem capacidade para colher até 1 hectare por hora. Também as áreas de vinhedos próprios possuem sistema de irrigação por gotejamento, que evita o desperdício, fornecendo a quantidade necessária de água para as plantas. A água é proveniente de barragens que captam a água das chuvas.
Aplicativo — Com objetivo de aprimorar a forma de coleta de dados sobre produções e matéria-prima recebida de produtores parceiros, atividade essencial para garantir a qualidade dos produtos da Salton, a empresa desenvolveu um aplicativo que conecta cada vez mais a equipe técnica de viticultura com produtores locais parceiros. O processo que antes era totalmente manual, passa a ser digitalizado. A Salton recebe uva de mais de 300 produtores rurais de diferentes cidades do estado. Cada variedade de uva tem seu ciclo de disponibilidade específico e um dos desafios da safra é equilibrar volume, datas de recebimento, lotação (otimização de tempo de produtores que entregam a uva e da Salton) e regiões produtoras. Com o uso da tecnologia, o produtor e a Salton se beneficiam, pois facilita o acompanhamento dos processos, o contato e envio de orientações, além de trocas de informações entre a empresa e os produtores.
Robôs — fazem a medição do grau de açúcar da uva, manipulação dos tanques com controle de temperatura, umidade e volume que podem ser acompanhados em tempo real a quilômetros de distância.
Fermentação inteligente nos espumantes — a empresa utiliza a tecnologia no processo de controle da fermentação. O sistema, já existente para controlar a fermentação do vinho, está sendo implantado como uma inovação exclusiva da Salton para a fermentação também de espumantes. Ele opera cruzando as informações de temperatura com algoritmos de controle da fermentação. O sistema faz a leitura de cada etapa da fermentação e já está programado para tomar decisões para regular a temperatura durante todo o processo que deixa de ser analógico, porém, mantém o trabalho artístico e técnico do enólogo totalmente preservado. A safra 2022/2023 de espumantes da marca já estará com essa tecnologia implementada.
Lei da gravidade — a unidade de Santana do Livramento (RS) possui 24 tanques de 40 mil litros cada, dispostos de forma circular e que funcionam por gravidade.
Inovação que reduz o uso de herbicidas em 99% nas plantações — o ‘Estudo de equilíbrio entre o bioma e o uso da terra’, um projeto que uniu pesquisa e ciência, demonstrando uma redução em 99% no uso de herbicidas na última safra com técnicas naturais de controles de pragas, desenvolvida graças à parceria com a UFSM, o que também reduz o impacto sobre a fauna e a flora locais. Nesse projeto, descobriu-se que o ciclo do Azevém (um tipo de gramínea) coincide com o ciclo vegetativo da videira, suprimindo o desenvolvimento das plantas daninhas, agindo como um herbicida natural. Sem prejudicar o equilíbrio natural do ecossistema.
Resultados
A produção de vinho da Família Salton alcançou faturamento recorde em 2021, totalizando R$ 500 milhões. A expectativa é chegar em R$ 1 bi até 2030. Com operações divididas em quatro unidades de negócio: a Vinícola Salton, em Bento Gonçalves-RS; a Azienda Domenico, em Santana do Livramento-RS; a Enoteca Família Salton, em São Paulo – SP; e o Complexo Presidente, em Jarinu-SP, seus produtos já chegaram a mais de 30 países, totalizando 1,5 milhão de garrafas exportadas só em 2021.
Para falar sobre esse tema, sugerimos uma entrevista com o CEO da Família Salton, Maurício Salton.
A Família Salton em números:
- Líder nas vendas de espumantes no mercado brasileiro, desde 2005
- 112 anos de operação no país, a mais antiga vinícola em atividade no Brasil
- R$ 15 milhões em investimentos realizados em 2022, destinados à ampliação de vinhedos e modernização do parque fabril
- Em 2022, a previsão é de faturamento de R$ 500 milhões — recorde histórico da empresa.
- R$ 1 bilhão é a meta de faturamento até 2030
- Em 2022, a Salton projeta comercializar 12,5 milhões de garrafas de espumante, o que representa um crescimento de 25% nas receitas da categoria, em relação ao último ano
- Nas demais categorias, a empresa registrou um aumento de receita de 10% em não alcoólicos e 27,5% em destilados, enquanto nos vinhos, mantém a projeção de 2021, próximo de 8 milhões de litros comercializados
- 1,5 milhão de garrafas exportadas em 2021, aumento de 46,19% em relação ao ano anterior. Em faturamento, o crescimento supera o índice de 40%
- Mais de 30 mercados externos conquistados em toda sua trajetória
- 3 novos mercados conquistados de forma inédita em 2022: Gana, França e Holanda. No ano passado, passou a exportar para Maldivas, Nova Zelândia e Hong Kong
- A marca Salton é responsável por 96% dos espumantes brasileiros consumidos nos EUA
- Mais de 200 prêmios nacionais e internacionais, nos 3 últimos anos, expondo a qualidade da produção nacional para o mundo
- São 132 hectaresde vinhedos cultivados na Azienda Domenico, em Santana do Livramento (RS); 6 hectares na Vinícola Salton, em Bento Gonçalves (RS); 900 hectares de produtores parceiros (mais de 300 famílias), além da Enoteca Família Salton, em São Paulo (SP); e o Complexo Presidente, em Jarinu (SP)
- 469 total de colaboradores em todas as unidades