
O Vinho do Porto Vintage é um tinto fortificado, frutado e encorpado, feito a partir de um blend de uvas que atingem qualidade ótima e que fazem parte da lista autorizada pelo IVDP, sendo produzido a partir de uma única safra declarada excepcional pelo produtor e aprovada pelo aludido órgão. É considerado um dos vinhos com maior capacidade de envelhecimento e evolução em garrafa.
A sua composição com diferentes castas para a sua elaboração agrega acidez, açúcar, taninos e álcool, além de concentração de fruta. A adição de aguardente vínica utilizada para interromper a sua fermentação eleva o teor alcóolico total do vinho, contribuindo para uma maior longevidade, tendo-se em vista que o álcool também detém função antioxidante.
Se o Vinho do Porto Vintage for adequadamente engarrafado e arrolhado em garrafas escuras e armazenado da maneira correta, na horizontal, longe de luz, vibrações e/ou odores, em uma adega que assegure a temperatura ideal e umidade adequada, o vinho evoluirá aumentando exponencialmente a sua complexidade aromática e gustativa, equilibrando-se o álcool, açúcares e taninos.
A maturação contínua do Porto Vintage dentro da garrafa é lenta, gradual e redutiva, podendo prosseguir durante décadas. Conforme o passar dos anos dentro das garrafas, os vintages intensos que carregam coloração rubi profunda quando jovens, taninos rasgantes e aromas comuns de amoras, groselha pretas, chocolate, violetas e notas vegetais, transformam-se da coloração rubi intensa original para um tom mais granada e denotam aromas mais tostados, com um fundo de frutos vermelhos e silvestres, mas notas sobressalentes de chocolate, cacau, café, caixa de charuto, e especiarias como canela e pimenta. Assim, à medida que envelhecem, os Portos Vintages atingem um balanço ideal entre seus muitos taninos, que são amaciados ano após ano por meio da polimerização; são vinhos de cor tinta carregada, muito encorpados, mas que com o envelhecimento em garrafa transformam-se, portanto, em vinhos redondos, macios e elegantes para beber.
A jornada de evolução dos Vinhos do Porto Vintage em garrafa é tão contínua que os melhores exemplares de Vintages não atingem seu ápice antes dos vinte anos, podendo chegar à guarda de mais de cinquenta anos. Por essa razão os Portos Vintages estão no topo da pirâmide, considerados de categoria premium, sendo recomendada sua guarda para evolução, bem como a prévia decantação antes do serviço em razão das borras que podem se formar em decorrência da mencionada guarda.
Entretanto, tendo-se em vista que os Vintages são elaborados partir de Ruby sem envelhecimento oxidativo, mantendo-se a maior parte do seu envelhecimento em garrafa, tem-se que seu caráter redutivo os tornam muito suscetíveis aos efeitos nefastos da oxidação após o engarrafamento e a sua jornada após a abertura segue em sentido diametralmente oposto, sendo que neste caso sua durabilidade estimada é de apenas 1 ou 2 dias após abertura.
Ao abrir uma garrafa de Vinho do Porto Vintage, inicia-se imediatamente a perda da qualidade do vinho em razão do contato excessivo do oxigênio com os componentes, na presença dos compostos fenólicos e íons de metais de transição, ocasionando a perda da concentração de fruta.
Gradualmente, à medida que o oxigênio permanece em contato, a sua coloração perde o brilho e ganha tonalidade atijolada e até mesmo marrom, começam a surgir aromas que remetem a maçãs “amarronzeadas”, nuts, feno, anis e salsinha desidratada, o que usualmente ocorrere em paralelo com o aumento da acidez volátil, gerando também notas de “acetona”, até ocasionar o desaparecimento completo de qualquer concentração de fruta, podendo em casos mais extremados chegar até aromas de putrefação.
Com a abertura da garrafa e consequente oxidação, perde-se, por fim, todas as características sensoriais mais desejáveis de um Vinho do Porto Vintage guardado para celebrar aquela ocasião especial.
O Porto Vintage não é feito para meio termos, antes deve ser consumido por inteiro, pois não é adequado nem mesmo à curta guarda após abertura da sua garrafa. Produzido em diversos estilos e adorado por muitos, o Vinho do Porto representa de tradição, tipicidade e unicidade. Venerada por todos os profissionais, a categoria de Porto Vintage é sinônimo de elegância, sofisticação e um dos mais altos níveis de qualidade do Vinho do Porto
Sommelière Érika Éttori
Certified Port Educator