
O Connection Terroirs do Brasil acontece de 28 a 31 de agosto na cidade serrana.
Os terroirs brasileiros, reconhecidos pela variedade de climas, solos e culturas, será o protagonista do evento Connection Terroirs do Brasil que acontece em agosto em Gramado. Com a correalização do Sebrae, o encontro irá debater caminhos para o desenvolvimento econômico, turístico e comercial de produtos originalmente brasileiros.
Para abordar o tema, estarão na cidade especialistas sobre o assunto, produtores de diferentes partes do país e agentes públicos. “Quando falamos em terroirs do Brasil, estamos falando sobre a qualidade de produtos originais, mas também sobre identidade, sobre tradição. É preciso reconhecer e valorizar a história por trás de cada processo para proteger a identidade do que é feito aqui”, explica Luciana Thomé, curadora do evento.
Um dos pontos a serem discutidos é a Indicação Geográfica (IG) – chancela atribuída a produtos que carregam aspectos históricos e culturais de um determinado local com características da área de produção – e como ela pode ser determinante para o desenvolvimento de comunidades.
“Ao garantir um selo de originalidade como a Indicação Geográfica, aquela região tem na mão a oportunidade de se desenvolver como um destino turístico, movimentando a economia local e possibilitando que toda a região cresça. Um exemplo é o café da Região do Cerrado Mineiro, que através do turismo oferece experiências criadas a partir de suas fazendas, torrefações, cooperativa e cafeterias, que ainda estimulam o empreendedorismo e a criatividade como oferta turística”, reforça Luciana.
Brasil tem 114 Indicações Geográficas (IG)
Apesar do seu potencial, o Brasil tem apenas 114 produtos com IG. A Itália, com uma área 28 vezes inferior, possui 892 produtos com selo de origem. A busca por novas indicações é um dos objetivos do evento, como explica Marta Rossi, CEO da empresa organizadora: “Queremos mostrar o potencial que o nosso país tem e conectar produtores com profissionais que possam auxiliar nesse desenvolvimento”.
Produtores das cinco regiões do Brasil que possuem o selo estarão em Gramado. Eles participam da Alameda Terroir, feira de exposição direta ao consumidor montada na Rua Coberta durante o evento. Já confirmaram presença produtores de bordado filé da Região das Lagoas Mundaú-Manguaba de Alagoas, cacau de Rondônia, cachaça da Região de Salinas em Minas Gerais, mel do Pantanal e vinhos e espumantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O café, produto com o maior número de IG do país, terá representantes de 12 das 14 regiões com Indicação Geográfica.
Além da Alameda Terroir, o Connection Experience também contará com palestras e conteúdo técnico, Circuito Gastronômico e de Experiências com a participação de restaurantes e parques da cidade, e Cozinha Show com aulas ministradas por chefs da região. O evento será realizado de 28 a 31 de agosto em Gramado.
Mas, afinal, o que é terroir?
Mais conhecido no mundo do vinho, o termo “terroir” é um conceito que leva em conta a influência de aspectos geográficos, físicos e biológicos na produção de um lugar. Ele pode ser aplicado além de características do terreno, considerando também influências históricas e culturais daquele lugar. Para melhor classificar cada tipo de terroir e entender a função deles dentro deste sistema, foram criadas as Indicações Geográficas (IGs) e suas subdivisões: Indicação de Procedência (IP) e Denominação de Origem (DO).
- Indicações Geográficas (IGs): Promovem a herança histórico-cultural de um determinado local com aspectos de área de produção definida, como a tipicidade, autenticidade e a disciplina quanto ao método de produção, garantindo o padrão de qualidade.
- Indicação de Procedência (IP): Refere-se a produtos ou serviços originários de uma determinada região, cujas características ou qualidade são exclusivamente ou essencialmente atribuídas ao local de origem.
- Denominação de Origem (DO): É um tipo mais específico de IG, que implica a um produto com qualidades únicas ligadas ao local de origem, devido a fatores naturais e humanos específicos da região.
O Vale dos Vinhedos, por exemplo, é um local de Indicação Geográfica com selo de Denominação de Origem para os seus vinhos e espumantes finos. Os fatores agronômicos, enológicos, do solo e do clima integram o padrão de excelência na produção das vinícolas da região. Em 2012, o Vale dos Vinhedos foi reconhecido como a primeira Denominação de Origem para vinhos do Brasil.
PRODUTOS COM SELO DE INDICAÇÃO GEOGRÁFICA QUE ESTARÃO EM GRAMADO:
Indicação de Procedência (IP)
- Cachaça da Região de Salinas (MG)
- Cachaça E Aguardente de Cana de Morretes (PR)
- Café da Região de Garça (SP)
- Café da Região de Pinhal (SP)
- Café de Alta Mogiana (SP)
- Café Mata de Minas (MG)
- Café Sudoeste de Minas (MG)
- Café do Norte Pioneiro do Paraná (PR)
- Uva Niagara Rosada de Jundiahy (SP)
- Vinho de Bituruna (PR)
- Vinhos de Farroupilha (RS)
- Vinhos dos Vales da Uva Goethe (SC)
- Vinhos e Espumantes da Campanha Gaúcha (RS)
- Vinhos e Espumantes de Altos Montes (RS)
- Vinhos e Espumantes de Monte Belo (RS)
- Vinhos e Espumantes de Santa Catarina (SC)
Denominação de Origem (DO)
- Café da Canastra (MG)
- Café da Mantiqueira de Minas (MG)
- Café das Matas de Rondônia (RO)
- Café das Montanhas do Espírito Santo (ES)
- Café de Caparaó (ES/MG)
Indicação de Procedência (IP) e Denominação de Origem (DO)
- Café do Cerrado Mineiro (MG)
- Vinhos do Vale dos Vinhedos (RS)
- Vinhos e Espumantes de Altos de Pinto Bandeira (RS)
CONNECTION TERROIRS DO BRASIL 2024
De 28 a 31 de agosto em Gramado
Onde: Palácio dos Festivais, Rua Coberta e Praça Major Nicoletti
Ingressos e programação: https://www.connectionexperience.com.br/
Redes sociais: https://www.instagram.com/connection_experience/
Para referência
O Connection Experience 2024 acontece de 28 a 31 de agosto em Gramado com o tema Terroirs do Brasil. Serão palestras, feira de expositores, circuito gastronômico e aulas show de culinária para fomentar novos negócios a partir dos produtos de origem do Brasil. O evento é realizado pela Rossi & Zorzanello com correalização do SEBRAE. Mais informações e ingressos no site: https://www.connectionexperience.com.br/.