Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal foram os estados que mais buscaram pelo termo nos último ano
Com a chegada do inverno, desfrutar de um bom vinho se torna ainda mais prazeroso. É o que mostram as buscas online por “degustação de vinhos”, o termo teve um aumento de mais de 70% em relação ao mês do ano anterior, conforme levantamento realizado pela Conversion, encomendado pela agência online de turismo, ViajaNet.
Nesse cenário, muitos brasileiros estão em busca de um bom vinho para experimentar. Em 12 meses, Santa Catarina foi o estado que mais pesquisou no buscador destinos propícios para a degustação de vinhos, seguido por São Paulo, Distrito Federal e Rio Grande do Sul. Regiões que têm uma tradição forte no cultivo e no manejo da fruta e apresentam um alto número de vinícolas, como a Serra Catarinense, São Roque e a Serra Gaúcha.
Embora o turismo gastronômico voltado para o conhecimento e degustação de vinhos não seja exclusivo para os períodos frios, é durante os meses de junho a agosto que essa experiência, conhecida como enoturismo, pode ser feita com a bebida em temperatura ambiente e auxiliar no aquecimento do corpo durante a estação.
Para Patrícia Mandarino, diretora comercial do ViajaNet, a experiência de degustar vai muito além do sabor. “Além de visitar regiões vitivinícolas e apreciar belas paisagens, o enoturismo oferece uma imersão completa no cultivo de uvas e na fabricação da bebida. Os viajantes têm a oportunidade de se conectar com a história da cultura local, aprender sobre a biodiversidade e, ainda, sobre a sua relação com as tradições da comunidade. É uma experiência completa.”
As experiências enoturísticas abrangem um leque variado de atividades, tais como tours guiados pelas vinícolas e por patrimônios históricos, participação em aulas sobre cultivo das uvas, piqueniques, degustação de diferentes rótulos, celebração de festivais, colheita das frutas diretamente dos parreirais e, quem sabe, até a experiência de espremer as uvas com os pés, como se fazia antigamente. Conheça agora os principais destinos brasileiros para aproveitar o melhor do enoturismo:
- Vale dos Vinhedos (RS)
Lugar encantador localizado na Serra Gaúcha no estado do Rio Grande do Sul, compreende as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. A atmosfera tranquila e serena do vale proporciona um ambiente perfeito para desfrutar de momentos de relaxamento e contemplação, em meio a um cenário de beleza natural. Para iniciar a rota de vinhos, a Casa Valduga, em Bento, é perfeita para quem procura vinhos premiados, destaques para Sauvignon Blanc, Pinot Noir e Merlot.
- São Roque (SP)
A 60km da capital paulista, o município de São Roque carrega uma rota completa de vinhedos no estado. A região ficou conhecida como Terra do Vinho desde sua fundação em 1657, em que o cultivo de uva era proeminente. Um dos principais pontos para iniciar o roteiro de degustação dessa região é a Vinícola Goés. Fundada em 1938, seus vinhedos proporcionam uma alta diversidade de tipos de uva, com uma atenção especial aos vinhos finos que são cultivados em nobres videiras de terroir específico.
- Vale do Rio São Francisco (BA)
Com produção de uvas o ano inteiro, o Vale do Rio São Francisco situa-se entre os estados de Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Sergipe e Alagoas. A região está às margens do Velho Chico, trabalha com vinhedos tropicais por conta de seu clima semiárido e oferece até duas safras de uva ao ano. Conhecido por seus vinhos tintos a partir de uvas como Syrah e Tempranillo, o Vale pode ser experienciado por meio da Vinícola Terranova Miolo que conta com uma degustação de vinhos e espumantes.
- Serra Catarinense (SC)
Abrangendo 19 cidades, a Serra Catarinense é conhecida por sua rota de vinhos de altitude, pois a plantação é localizada entre 900 a 1400 metros acima do mar. Seu principal destino é a cidade de São Joaquim, onde situa-se a Villa Francioni, pioneira na implementação do enoturismo na região, conhecida por seu vinho rosé e vinho tinto de corte.
- Andradas (MG)
No estado de Minas Gerais é possível encontrar vinhos de qualidade no meio do ano também, por conta da técnica chamada “dupla poda”, o que proporcionou a maturação e colheita das uvas no inverno. É na cidade de Andradas que acontece a Festa do Vinho desde 1954, uma herança italiana e da cultura popular local. Considerada a maior região produtora de vinho no estado, o destaque fica com a Casa Geraldo com colheitas de uvas, como Syrah, Sauvignon Blanc e Cabernet Franc.