
O hotel La Mamounia, que fica em Marrakech, e é considerado um dos melhores hotéis de luxo do mundo, conta com uma enoteca que exibe as diversas descobertas dos sommeliers da casa, reunindo mais de 2.000 safras raras.
A seleção da enoteca inclui rótulos raros e clássicos, alguns disponíveis somente no La Mamounia, e em nenhum outro lugar da África.

O espaço tem armários sutilmente iluminados, onde as garrafas ficam lado a lado, em um ambiente decorado de forma elegante para a realização de degustações e jantares privativos. Um lustre de corda trançada – uma peça original do artesanato berbere – pende da claraboia superior, permitindo que o ambiente fique bem iluminado.
A enoteca fica no subsolo do hotel, próximo ao restaurante italiano, e é muito exclusivo. A coleção de rótulos do mundo só é conhecida por quem frequenta os jantares harmonizados privativos e eventos especiais da adega.

Pouco conhecidos do público, os vinhos marroquinos estão presentes na enoteca e também nos restaurantes e nos bares do La Mamounia. Esses vinhos somente são comercializados no país ( não há exportação até o momento). Os rótulos impressionam pela qualidade, frescor e acidez. Os rosés locais estão entre os mais procurados em Marrocos .
A história tem papel fundamental no desenvolvimento de produção de vinhos em Marrocos. O país já foi protetorado francês e, com isso, muitos proprietários e produtores de vinho franceses ainda são encontrados até hoje por lá. A tradição conta que os fenícios plantaram as primeiras videiras na região, seguidos pelos gregos e romanos.
Atualmente, os vinhedos podem ser encontrados principalmente ao longo da parte central do país. Segundo o head sommelier do La Mamounia, que nos recebeu para degustação de rótulos na enoteca do hotel, a colheita no país se mantém manual. Variedades como Syrah, Viognier e Chardonnay são destaque na produção local.

Numa degustação na enoteca La Mamounia é possível provar cinco vinhos locais, junto com canapés feitos pelo chef. Na degustação o head sommelier apresentou os rótulos Le Val d’Argan, Chateau Roslane , Les Deux Domaines, e os vinhos da marca Icône da La Mamounia, uma linha de produção limitada disponível em branco, rosé e tinto. Lançado pela primeira vez em 2011, o Icône é um cuveé La Mamounia, produzido no vinhedo La Ferme Rouge e os rótulos estão disponíveis para compra apenas no hotel.