Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Em pesquisa de opinião no Rio Grande do Sul, a Miolo é a marca mais lembrada entre os gauchos

Crédito/Foto: Emerson Ribeiro

 

Pesquisa reconhece o protagonismo da vinícola no mercado gaúcho

Miolo é a marca de vinho preferida e a mais lembrada do Rio Grande do Sul. A notícia foi confirmada pelo Instituto Pesquisas de Opinião (IPO) que, em parceria com o Jornal do Comércio, avaliou junto a lideranças empresariais gaúchas e acaba de reconhecer a Miolo Wine Group como a marca de vinho preferida e a mais lembrada entre os gaúchos. A distinção reflete o desempenho e estratégia de atuação da vinícola no estado, símbolo de inovação do setor vitivinícola.

“Conquistar o título de marca líder tanto em lembrança, quanto na preferência dos gaúchos quando o assunto é vinho, nos enche de orgulho e nos dá a certeza de que estamos atingindo nossos objetivos. Saber que os gaúchos lembram primeiro da Miolo sempre que pensam em vinho é motivo de comemoração, é valorizar o que é nosso e faz parte da nossa cultura”, comemora o Gestor Comercial da Miolo Wine Group, Alexandre Miolo. Segundo ele, este reconhecimento é fruto de muito trabalho de todo o time, do campo ao varejo. O executivo recebeu o prêmio no dia 24 de março, no Teatro da Fiergs, juntamente com dezenas de outros empresários em diferentes setores. “O prêmio Marcas de Quem Decide traz à tona nosso papel na transformação e no desenvolvimento econômico do estado e do país”, destaca Alexandre.

O estudo estatístico descritivo utiliza amostragem estratificada com sorteio aleatório dos entrevistados, além de observação de cotas amostrais. Realizada com gestores e executivos gaúchos, a pesquisa envolve dezenas de segmentos da economia gaúcha, medindo a lembrança e a preferência das lideranças no Rio Grande do Sul.

 

Crédito/Foto:Divulgação Miolo

 

Sobre a Miolo

De safra em safra, a Miolo chega aos 35 anos como a vinícola brasileira com maior presença no mundo, exportando para mais de 30 países de todos os continentes. É o maior exportador de vinhos finos do Brasil. De 30 hectares em 1989, a Miolo cultiva hoje, cerca de 1.000 hectares de vinhedos em cinco terroirs, quatro brasileiros: Miolo/Vale dos Vinhedos (Serra Gaúcha), Seival/Candiota (Campanha Meridional), Almadén/Santana do Livramento (Campanha Central) e Terranova/Casa Nova (Vale do São Francisco), e um argentino: Bodega Renacer/Mendoza (Luján de Cuyo), sendo a única empresa do setor genuinamente brasileira com atuação em cinco diferentes regiões produtoras. Com uma produção anual de cerca de 12 milhões de litros, é a marca que detém o maior portfólio de rótulos verde amarelos, exibindo centenas de prêmios conquistados no mundo inteiro. O pioneirismo na elaboração dos vinhos se estendeu para o enoturismo, onde a marca gera experiência, aproximando e formando novos apreciadores da bebida. Assim é no Vale dos Vinhedos com o Wine Garden Miolo, assim é no Vale do São Francisco com o Vapor do Vinho pelo Velho Chico, onde a Miolo transformou o sertão em vinhedo. Este mesmo espírito empreendedor que fez da pequena vinícola familiar a maior produtora de vinhos finos do Brasil em apenas 34 safras, é que move gerações e aproxima quem sonha de quem quer fazer.

  • Vinícola Miolo (Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves/RS – Brasil) – 100 hectares de vinhedos
  • Vinícola Seival (Campanha Meridional – Candiota/RS – Brasil) – 200 hectares de vinhedos
  • Vinícola Terranova (Vale do São Francisco – Casa Nova/BA – Brasil) – 200 hectares de vinhedos
  • Vinícola Almadén (Campanha Central – Santana do Livramento/RS – Brasil) – 450 hectares de vinhedos
  • Bodega Renacer (Mendoza – Uruguai) – 30 hectares

 

Crédito/Foto: Emerson Ribeiro

 

Linha do Tempo da Miolo Wine Group

  • 1897 – Giuseppe Miolo chega ao Brasil e começa o plantio de uvas no Lote 43 (Vale dos Vinhedos).
  • 1970 – Netos Darcy, Antônio e Paulo são pioneiros no plantio de uvas finas.
  • 1989 – Surge a Vinícola Miolo, com 30 hectares de vinhedos próprios.
  • 1992 – Lançamento do primeiro vinho da família – Miolo Reserva Merlot Safra 1990 (8 mil garrafas).
  • 1994 – Lançamento do Miolo Seleção (vinho mais querido e emblemático do Brasil).
  • 1998 – Plano de expansão: reconversão dos vinhedos, mudas certificadas importadas, modernização, novas tecnologias, equipe técnica de alta performance.
  • 2000 – Projeto Seival (Estância Fortaleza do Seival – Candiota, próximo à divisa com o Uruguai).
  • 2001 – Projeto Terranova (Famílias Miolo e Benedetti se unem e começam operação no Vale do São Francisco).
  • 2003 – Joint Venture com Raul A. Randon (Vinho RAR); consultoria com o winemaker francês Michel Rolland (10 anos). Projeto de Internacionalização, Joint Venture com o Chile (Costa Pacífico).
  • 2006 – Inauguração da Vinícola Miolo (Vale dos Vinhedos), Joint Venture Osborne.
  • 2008 – Projeto Winemaker Miolo e Joint Venture com a Argentina (Los Nevados).
  • 2009 – Aquisição da Vinícola Almadén (Santana do Livramento/RS) e Constituição da Miolo Wine Group.
  • 2010 –Joint Venture com Galvão Bueno e a conquista do prêmio de Melhor Merlot do Mundo para o Merlot Terroir, em Londres.
  • 2011 – Criação da Holding Miolo Wines S/A, constituindo o Grupo Miolo, primeira colheita mecânica do Brasil na Vinícola Almadén.
  • 2015 – Wine Garden Miolo (enoturismo).
  • 2016 – Primeira colheita noturna mecanizada do Brasil que originou o Miolo Reserva Sauvignon Blanc Colheita Noturna. Projeto de Imersão do Cuvée Tradition no mar da França (espumante mais vendido na França).
  • 2019 – Vinícola do Ano 2019, Melhor Rosé do Mundo para o Miolo Seleção Rosé, mais de 100 prêmios internacionais, 19 lançamentos para brindar os 30 anos. Íride, Nature Sur Lie, o grande lançamento que traz o nome da nona.
  • 2020 – Lançamento da Coleção dos Sete Lendários Safra 2018 e Certificação reconhecida pela International Vegetarian Organization, concedendo o uso do Selo da The Vegan Society em rótulos de todo o portfólio.
  • 2022 – Inauguração do Complexo Turístico Almadén com abertura do 1º Free Shop de vinhos brasileiros em uma vinícola. Conquista do Certificado de Energia Renovável e do Certificado Panorama Sustentável
  • 2023 – 50 anos da Almadén no Brasil
  • 2024 – Aquisição da Bodega Renacer (Luján de Cuyo – Mendoza – Argentina)

 

Miolo hoje

  • Tradição em produção de uvas desde 1897 e na elaboração de vinhos desde 1989.
  • Única vinícola brasileira com quatro unidades produtivas nas principais regiões do país: Vinícola Miolo (Vale dos Vinhedos – RS), Vinícola Seival Estate (Campanha Meridional – RS), Vinícola Terranova (Vale do São Francisco – BA) e Vinícola Almadén (Campanha Central – RS).
  • Vinícola brasileira com maior presença no mercado externo – 32 países.
  • Vinícola com o maior número de rótulos brasileiros – 120.
  • 950 hectares de vinhedos próprios.
  • 10 a 12 milhões de litros de produção anual de vinhos finos e espumantes.
  • Líder no mercado de vinhos finos.
  • 3º maior produtor de espumantes do Brasil, sendo o 1º em produção pelo método champenoise.
Texto publicado em: 26/03/2025
 - Divulgação: conceitocom.com.br

Utilizamos cookies em nosso site seguindo os Termos Gerais de Uso e Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.