Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Dia da Cabernet Sauvignon: uma viagem pelos terroirs de Bordeaux, Argentina, Chile e Austrália

Cabernet Sauvignon. Crédito/Foto: Divulgação

 

A data de comemoração da uva Cabernet Sauvignon se aproxima e o sommelier Gustavo Peroni, da Cantu Grupo Wine, preparou uma seleção especial, que é uma verdadeira rota cultural do vinho

Em 29 de agosto, é celebrada a Cabernet Sauvignon, a uva tinta mais difundida e querida no universo dos vinhos. Nascida do cruzamento natural entre a Cabernet Franc e a Sauvignon Blanc, essa uva se destaca por seus frutos pequenos e escuros, com pele grossa e pouca polpa, que resultam em vinhos de sabores e aromas marcantes. É uma variedade que equilibra de maneira singular acidez, taninos e fruta, e oferece uma experiência rica em nuances. O sommelier Gustavo Peroni, da Cantu Grupo Wine, a casa das grandes marcas, selecionou cinco países que produzem de forma excepcional vinhos com a uva e que fazem parte do portfólio. Cada um dos rótulos foi escolhido para mostrar a riqueza de aromas e sabores que essa casta pode oferecer.

“Nos vinhos de Cabernet Sauvignon, predominam aromas de frutas vermelhas e pretas, como cereja, cassis, cacau e mirtilo, frequentemente acompanhados por notas de pimenta verde e eucalipto. Muitos desses vinhos também passam por barricas de madeira, por isso, têm  camadas adicionais de aromas de baunilha, cravo, especiarias doces, chocolate e café.”, explica Gustavo.

Embora Bordeaux, na França, seja o berço dessa uva, o sommelier ressalta que regiões como Napa Valley, nos Estados Unidos, e Toscana, na Itália, se destacam na produção de Cabernet Sauvignon. Além disso, países como Chile, Argentina e Austrália são reconhecidos por produzir safras imponentes e de alta qualidade com essa variedade.

Bordeaux, França: começamos com um rótulo da região berço da Cabernet Sauvignon. O Calvet Varietal Cabernet Sauvignon é um vinho que expressa a tipicidade da casta com aromas típicos de frutas como cassis e cereja, e um equilíbrio notável em boca. Fresco e jovial, este vinho não passa por barrica de madeira, o que o torna ideal para acompanhar carne assada, massa com molho bolonhesa ou uma pizza de calabresa com queijo.

Argentina: a renomada enóloga Susana Balbo trabalha a Cabernet Sauvignon de forma excepcional, seja em cortes com Malbec, Petit Verdot e Cabernet Franc, ou em vinhos varietais. O CRIOS Cabernet Sauvignon é uma ótima opção, com pelo menos sete meses em barricas de carvalho francês. Ele é encorpado, com notas de frutas negras maduras, chocolate e especiarias, perfeito para acompanhar carnes vermelhas, feitasna churrasqueira, por exemplo, e queijos duros. Para uma experiência mais sofisticada, o Signatures Cabernet Sauvignon oferece uma concentração de frutas e taninos polidos, ideal para cortes específicos como ancho e prime rib.

Chile: a Viña Ventisquero oferece uma gama diversificada de vinhos à base de Cabernet Sauvignon. O Tantehue e o Clasico são opções frutadas e versáteis, perfeitas para uma tábua de frios. Já o Reserva Cabernet Sauvignon ganha complexidade com 10 meses de passagem em barricas de carvalho, harmonizando bem com carnes grelhadas e massas com molho encorpado. Para uma experiência premium, o Grey Single Block traz aromas intensos de cassis, cereja madura e cedro, com taninos aveludados, ideal para pratos como cordeiro assado.

Austrália: se a procura é por uma boa relação preço-qualidade, o Yellow Tail Cabernet Sauvignon é a escolha certa. Com seu estilo descontraído, é um vinho fresco e equilibrado, perfeito para o dia a dia. Experimente com um filé à parmegiana ou uma lasanha tradicional.

Onde comprar:

Mais informações em https://www.cantugrupowine.com.br/.

Texto publicado em: 28/08/2024
 - Divulgação: hercogcomunicacao.com.br

Utilizamos cookies em nosso site seguindo os Termos Gerais de Uso e Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.