All4Wine

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Pesquisar
Close this search box.

Descubra dicas de harmonização entre vinhos e pizzas para comemorar o Dia da Pizza no país

Foto: Divulgação

Famosa em todo mundo, a pizza é o prato perfeito para degustar com vinhos elaborados a partir de diversas uvas

Não é novidade que a pizza é um prato queridinho dos brasileiros. O país ocupa o segundo lugar no ranking quando se fala de consumo do produto, ficando atrás somente dos Estados Unidos, segundo um levantamento realizado pela Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF).

Trazida para o país pelos imigrantes italianos, a pizza foi se adaptando e conquistou o paladar dos brasileiros, sendo intitulado oficialmente, em 1985, o Dia da Pizza na data de 10 de julho.

As pizzas com embutidos, como a calabresa, pedem vinhos que tragam para o paladar um sabor mais intenso e marcante. Por apresentar um alto grau de tanino, mais corpo e mais textura, o Cabernet Sauvignon harmoniza perfeitamente com este tipo de ingrediente.

“A única ressalva é o cuidado que deve ter ao escolher um vinho para degustar com um embutido apimentado como o peperoni, porque o álcool acaba intensificando o ardido da pimenta. Neste caso, dê preferência aos vinhos menos alcoólicos” comenta Sandro Martins, gerente comercial da Wine To You, importadora de vinhos que tem como enfoque trazer novidades e tendências da enologia para o mercado brasileiro.

Agora quando a pizza é feita só com queijo, como o caso da muçarela, quatro queijos ou a marguerita, os vinhos que melhor acompanham são os mais ácidos e aromáticos, como os vinhos elaborados com a uva Chardonnay. “A acidez do vinho ajuda a limpar o paladar após cada garfada. Como o queijo é um ingrediente bem acentuado, além da acidez, o aroma frutado e o sabor fresco harmonizam perfeitamente com a intensidade dos queijos”, explica Sandro.

O sabor suave da pizza de frango com catupiry pede uma bebida delicada, como o Rosé Piscine, conhecido por ser o vinho rosé francês mais vendido no Brasil. “O seu aroma frutado com toques de pêssego branco e notas florais de rosa, e o sabor fresco com toques de lichia, constituem o corpo leve do vinho que harmoniza sutilmente com a carne branca e o requeijão cremoso da pizza”, finaliza.

Divulgação: Mapa 360

Utilizamos cookies em nosso site seguindo os Termos Gerais de Uso e Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.