No âmbito da apresentação do Guia Descorchados 2023 em São Paulo, na terça-feira, 4/11, o reconhecido jornalista de vinhos, Patricio Tapia conduzirá uma palestra sobre “Vinos de Guarda” junto com Eduardo Lopez, proprietário e CEO da Bodegas Lopez de Argentina. Nela, será apresentado e degustado o vinho Montchenot 15 anos colheita 2008 (95 pts. Guia Descorchados 2023), e será compartilhada a experiência da Bodegas Lopez com mais de 125 anos na elaboração de vinhos únicos na Argentina e no mundo.
Montchenot é uma linha que foi lançada no mercado argentino em 1966, e foi concebida para o armazenamento desde o início. Foi lançado com uma colheita de 1956, depois de ter sido criado e armazenado nas caves da adega durante 10 anos.
Todos os anos são lançados no mercado vinhos partidas limitadíssimas de Montchenot com 10, 15 e 20 anos de envelhecimento, além das safras especiais de aniversário da vinícola que compõem a linha (100, 115 anos) e Chateau Montchenot 1984, safra excepcional e única, muito procurada por colecionadores de vinhos especiais.
São vinhos do “estilo Bordeaux”, 70% Cabernet Sauvignon, 20% Merlot e 10% Malbec, que envelhecem em tonéis e foudres de carvalho francês de Nancy de 10.000 a 35.000 litros. por 5-6 anos. Suas uvas vêm de vinhedos em Maipu e Agrelo, na província de Mendoza. Delicadas e elegantes, são uma experiência à parte, que vale a pena desfrutar. São vinhos que se destacam pelos taninos sedosos e pelo grande número de camadas aromáticas.
Bodegas López é o segredo mais bem guardado da Argentina. Fundada em 1898 e dirigida desde então pela mesma família (atualmente 5ª Geração), é um caso excepcional na vitivinicultura argentina.
Com mais de 1.100 hectares de vinhedos, localizados nas melhores regiões de Mendoza (Lujan de Cuyo, Maipú e Valle de Uco), com vinhedos datados de 1917, é uma das 5 vinícolas mais importantes da Argentina.
A Bodegas Lopez também possui uma livraria quase única no mundo das safras antigas e formatos especiais, com vinhos comercialmente adequados para venda, datados de 1938 (especialmente dos vinhos Château Vieux, Rincon Famoso, Lopez, e Montchenot).