Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Denominação de Origem Protegida (DO) do Ano

Em Portugal, o setor dos vinhos não conseguiu afirmar as Denominações de Origem; apesar de existentes nos estatutos e implementadas nos rótulos, as DOC pouco mais valem em preço por litro, quando comparamos com os vinhos regionais de Indicação Geográfica.

Na Comunidade Europeia, o conceito de vinho de qualidade baseia-se nas características específicas da sua origem geográfica. A nomeação e o prémio para a melhor Denominação de Origem Portuguesa são um estímulo para aquelas regiões demarcadas que conseguiram gerar valor acrescentado para os seus produtos e respectivos agentes. Mas, confesso ao leitor e à fileira do vinho: não partilho da atual arquitectura das DOC em Portugal; a sua eficácia, exclusividade, comunicação e a sua posição cimeira relativamente ao Vinho Regional é, pouco mais do que inexistente.

O patamar mais elevado da qualidade é ocupado pelos vinhos com Denominação de Origem Protegida, conhecidos por DOC. O bom senso leva-nos a concluir que estes devem ser vinhos elaborados de modo superior, numa pequena região de características únicas, eventualmente com castas diferenciadas e autóctones, onde a tradição e a arte de gerações modelaram vinhas e vinhos que levam o consumidor a pagar um valor (bastante) superior como compensação pelo prazer e exclusividade proporcionados. Diga-me o leitor: Está disposto a pagar mais por um vinho Alentejo DOC do que por um vinho Regional Alentejano?

Algumas DOC conseguiram gerar valor comercial para a designação/marca (Vinho Verde, Douro) mas a amplitude da delimitação, a qualidade média percebida, a multiplicidade de produtos, a primazia da DOC genérica (Dão DOC. p. ex.) em relação às sub-regiões consagradas nos estatutos (Dão (sub-região de Silgueiros), p. ex.) e outros factores que devem ser estudados a fundo, não permitiram a transferência de valor para o preço por litro. Conhece alguma DOC especializada, exclusivamente, em vinho tinto? E só para vinhos efervescentes? E só para Rosé?

Os nomeados têm ascendência sobre a restante oferta de vinhos de qualidade e farão parte de um realinhamento das Denominações de Origem, locomotiva para o êxito e o futuro do vinho português. 

PRÉMIOS W2023   

Nomeados para Melhor Denominação de Origem Protegida (DOC)  
DOC Alentejo 
DOC Bairrada
DOC Beira Interior
DOC Dão
DOC Douro
DOC Madeira
DOC Pico
DOC Porto
DOC Távora-Varosa
DOC Vinho Verde

Texto publicado em: 05/04/2023

Utilizamos cookies em nosso site seguindo os Termos Gerais de Uso e Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.