
Há cinco anos David Baverstock, gênio australiano da enologia, que comandou por quase duas décadas o time de enólogos da Herdade do Esporão, se aposentou do seu cargo.
O próximo passo?
Muitos pensaram que iria voltar à terra “down under”, se aposentar e aproveitar dos frutos de uma longa carreira. Contudo, optou por ficar no Alentejo. Assumiu a produção dos vinhos de uma quinta já famosa, vizinha do Esporão. Já conhecida pela crítica internacional, nos últimos anos, cada vez mais.
Monte da Ravasqueira.
No concurso Vinhos de Portugal, na pequena cidade histórica Santarém, na região de Ribatejo, foram avaliados 1450 rótulos de todos os cantos do país. Apenas 6 vinhos foram premiados com Ouro ou Prata.
Ravasqueira arrebatou quatro das seis medalhas.
Ravasqueira Superior Tinto Alentejano 2020 foi um dos três destacados com medalha de prata e está, sem dúvidas, dentre os melhores vinhos da quinta. Principalmente quando consideramos o nível de profundidade e complexidade que ele entrega, versus o seu valor.
Feito a partir do tradicional corte de Touriga Nacional, Aragonês, Syrah e Alicante Bouschet, o vinho passou por um breve estágio em madeira e encanta com framboesas, amoras, chocolate ao leite, erva mate, especiarias, café tostado, terra úmida e grafite.
Tem boa acidez mineral e taninos discretos, em um final suculento que lembra a nozes com flores secas.
Entrega incrível qualidade por um valor tão pequeno que chega a ser difícil de acreditar – mas é verdade!
O vinho de sucesso do Baverstock em Santarém, uma surpresa gratificante para o enólogo e para a Ravasqueira.
Ravasqueira Superior Tinto Alentejano 2020
Uma elegante e acessível expressão do Alentejo, por uma das vinícolas mais premiadas da região. Surpreende por sua excelente relação valor x qualidade.
Teor alcoólico: 13,50%
Temperatura ideal: 16ºC
Viticultura: Uvas apanhadas a máquina em vindima noturna.
Vinificação: Fermentação de cada casta em separado em cubas de inox e lagares com maior extração. Maceração pré-fermentativa a baixas temperaturas durante 2 dias. 40% do lote estagiou em barricas usadas de carvalho francês.
Uva/corte: Touriga nacional, Aragonês, Syrah e Alicante Bouchet.
No nariz: Os aromas parecem se intercalar entre framboesas, amoras, chocolate ao leite, erva mate, especiarias, café tostado, terra úmida e grafite.
Na boca: Paladar que tem boa acidez mineral e caninos discretos, entrega generosa de frutas no médio palato, remetendo a fruta cozida com alcaçuz e canela e final suculento que lembra a nozes com flores secas
História:
O Monte da Ravasqueira está localizado no Concelho de Arraiolos, a uma hora de distância de Lisboa. Em uma vasta área de paisagem tipicamente alentejana,a região possui excelentes condições geológicas e climáticas para a produção de vinho.
Após o falecimento de D. Manuel de Mello, seu filho José Manuel de Mello assumiu o Monte da Ravasqueira em 1966. Ali dedicou sua vida à agricultura, ao apuramento da raça do Cavalo Lusitano e à plantação de vinha. Na propriedade cresceram os seus 12 filhos, atualmente líderes no Grupo José de Mello.
Ao longo dos anos, o Monte da Ravasqueira tornou- se mais do que uma casa de família, baseando-se nos valores da agricultura familiar e sustentabilidade sem nunca perder o foco na qualidade. Objeto de um forte investimento na plantação da vinha, bem como em equipamentos enológicos e instalações meteorológicas, a vinícola está dotada da mais avançada tecnologia, sendo por isso, uma das mais modernas e funcionais do País.
Vinhos encontrados na Sonoma Market.
SERVIÇO:
www.sonoma.com.br