
A Alemanha é reconhecida por sua produção de vinhos Riesling, mas numa viagem por cidades do país que ficam à margem do rio Reno é possível mergulhar no universo de outras castas e novos rótulos.
Em uma experiência de um cruzeiro fluvial pela Alemanha o viajante pode conhecer cidades históricas e ainda degustar bons vinhos.
A bordo do navio VIVA Moments atravessamos, durante uma semana, cidades alemãs até chegar na Alsácia, na França. Conhecemos essa opção de roteiro pela Velle Representações que oferece cruzeiros premium no Brasil. Seja a bordo ou durante as excursões oferecidas em cada parada, conhecemos história, cultura, gastronomia , vinhos e curiosidades.

O percurso pelo rio Reno tem um visual de tirar o fôlego. Castelos, monumentos e vinhedos fazem parte do cenário dessa viagem. O rio Reno atravessa a Europa de norte a sul e é de grande importância logística e econômica para o continente.

A bordo do navio é importante destacar que todas as refeições e bebidas estão incluídas. No restaurante e no bistrô há uma ampla carta de vinhos e drinks, e também é possível degustar variedades de cervejas alemãs. Nas opções a bordo são destaque rótulos de vinhos como: Julius Kimmle Pinot Blanc, Grüner Silvaner, e Riesling Mosel No. 1.
Nos passeios a experiência principal é a visita aos vinhedos e áreas históricas de cada localidade. Selecionamos cinco experiências imperdíveis durante esse roteiro que começa e termina na cidade de Düsseldorf, passando pelas mais charmosas cidades do trajeto.

Boppard
A primeira parada do navio é na cidade de Boppard que conta com dez produtores de vinhos. Logo próximo ao deck é possível avistar Boppard Hamm, uma vinícola que ocupa uma área de 75 hectares e é a maior da região do Middle Rhine. Todos os anos, durante dois fins de semana, a cidade realiza seu Wine Festival. A cidade também é reconhecida por ter bastante preserva da suas tradições medievais, em muitas construções, e por ser um parque arqueológico com fortalezas romanas.

Mainz
A cidade de Mainz cresce na produção de vinhos, e fica na região de Rheinhessen. São destaque na produção local os vinhos brancos Niersteiner Domtal e Liebfraumilch, embora digam que os locais preferem um dry Riesling ou um tinto encorpado Dornfelder.
Mainz é famosa por ser a terra de Gutenberg e abrigar ali um museu que conta o início e a história da impressão gráfica.

Speyer
Speyer sedia dois patrimônios da humanidade pela Unesco (sua magnífica catedral e o patrimônio judaico da cidade) e tem também um tesouro – uma a garrafa de vinho Speyer, datada de 325 – 359 d.C. é considerada a mais antiga do mundo, permanece selada há quase 1700 anos. Conhecida por ter sido ali o provável local da criação do pretzel – iguaria alemã famosa pelo mundo, e por realizar um importante festival do Pretzel todos os anos, a cidade é uma ótima opção de turismo para quem aprecia vinhos e gastronomia.

Strasbourg
A Alsácia situa-se na região nordeste da França, junto à Strasbourg, ao norte. Por lá uma das produções mais famosas é o espumante, conhecido como Crémant d’Alsace, mas também o dry Riesling e o Gewürztraminer são populares. Muitos são os Wine bars espalhados pela cidade. Em Strasbourg é comum observar que os moradores falam tanto francês como alemão.

Rüdesheim
A cidade tem um museu que conta a história do vinho na Alemanha, desde a Antiguidade até os dias atuais. Outro ponto muito interessante para visitação por lá é a abadia de Saint Hildegard, que além de convento e um dos marcos da travessia do caminho de Santiago, é um espaço de produção de vinhos, licores, geleias e conta com uma loja aberta aos visitantes. Rüdesheim tem ainda um teleférico que liga o centro da cidade até o seu principal monumento, e esse é um verdadeiro passeio por cima dos vinhedos locais.