A vinícola Carlevana foi a primeira moldava a ter um vinho na lista dos 1000 melhores do mundo, primeira a elaborar um Ice Wine e também primeira a elaborar um vinho botritizado. Além disso, é considerada uma grande ditadora de tendências, pois ao criar uma linha premium com varietais de Malbec e Rara Neagră, instigou outras vinícolas nacionais a cultivar as mesmas castas, que até então eram pouco vistas localmente.
Recentemente lançado, este exemplar é o primeiro vinho laranja elaborado pela marca, sendo um dos mais novos integrantes da linha Raritet (composta por Raridades). Trata-se do resultado do contato prolongado do mosto de uvas da variedade Muscat Ottonel com suas cascas. Como o nome sugere, a casta é uma integrante da família dos Moscatos, tendo sido criada em 1852 na França, quando foi realizado um cruzamento entre Muscat Ingram e Chasselas. É comumente encontrada no leste Europeu, devido ao fato de ter uma reconhecida resistência a climas mais frios.
De bouquet aromático amplo, revela geleia de pêssego, flores silvestres, chá-preto, grama molhada, toques de defumação e nuances de mel. É redondo, exótico e instigante, tem taninos suaves, acidez no ponto e sabores muito gostosos que destacam damasco, pêssego em calda e ervas de quintal.
Procedência: Moldávia, Codru
Tipo: laranja
Casta:Muscat Otonnel
Safra: 2020
Graduação alcoólica: 12%
Premiações: Ouro – Berliner Wine Trophy 2022 | VIVINO 3.8
ONDE COMPRAR: Clique aqui!