Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Conheça o melhor vinho do Vale do Maipo, no Chile

Crédito/Foto: Divulgação

 

Só em 2024, o blend tinto House of Morandé, da Viña Morandé, foi eleito ‘Melhor Vale do Maipo’ no Decanter World Wine Awards e no Guia Descorchados. Saiba mais sobre o vinho é considerado um dos melhores de todo o Chile na atualidade

O blend tinto House of Morandé, ícone da chilena Viña Morandé, recebeu 95 pontos na última edição do Decanter World Wine Awards, considerada a maior e mais influente avaliação de vinhos do mundo. O rótulo conquistou ainda uma Medalha de Ouro no concurso, realizado em junho deste ano em Londres; e foi eleito o Melhor Vinho do Vale do Maipo.

Ser escolhido como melhor representante de sua região de origem não é algo novo na história de House of Morandé. O Guia Descorchados também concedeu ao rótulo o mesmo título no início de 2024, atribuindo-lhe ainda 98 pontos. Em safras anteriores, a publicação já o destacou como Melhor Tinto, Melhor Blend Tinto e Melhor Maipo Andes.

O diferencial de House of Morandé

O primeiro House of Morandé nasceu em 1999 de vinhedos no Alto Maipo, apontado como melhor terroir para blends bordaleses no Chile. À época, seu enólogo foi o fundador da Viña Morandé, o renomado enólogo Pablo Morandé. Ele havia criado a vinícola poucos anos antes e desejava expressar, num tinto, o verdadeiro potencial daquela região tão promissora.

As videiras foram plantadas nas encostas do Cerro Chena, na cidade de San Bernardo, onde os solos são profundos, de cascalho e argila. Os verões secos e prolongados da localidade e as frescas brisas da Cordilheira desempenham um papel determinante no amadurecimento das uvas, que chegam à colheita com alto padrão de sabor e sanidade.

A partir de 2014, o projeto House of Morandé passou para as mãos do também talentoso Ricardo Baettig. A partir de 2017, o enólogo-chefe da vinícola implementou algumas mudanças do campo à adega, apostando numa redução do número de cachos por planta e numa data de colheita mais precoce do que vinha sendo praticado até então.

A colheita das uvas é manual e as uvas são selecionadas bago a bago, assegurando a pureza dos sabores. A vinificação ocorre sem pressa, com maturação em barricas (sendo 50% de primeiro uso) por 12 meses, seguida de estágio de seis meses em foudres de 2000 e 4000 litros de carvalho francês e alemão, levemente tostados. Por fim, o vinho repousou por mais um ano em garrafas antes de chegar ao mercado.

Decisões que delinearam o atual perfil de House of Morandé, o qual reúne uma estrutura tânica potente, fruta austera mas muito presente, grande frescor e taninos característicos da sua origem. “É um vinho adequado aos tempos atuais e ao que acreditamos ser um Cabernet Sauvignon do Maipo mais moderno, mas sempre mantendo o espírito da House: com ampla estrutura e potencial de guarda. Um grandioso vinho!”, destaca Ricardo Baettig.

 

Crédito/Foto: Divulgação

 

House of Morandé está disponível nas melhores adegas e distribuidoras do país, incluindo:

Texto publicado em: 30/07/2024
 - Divulgação: Paula Theotonio

Utilizamos cookies em nosso site seguindo os Termos Gerais de Uso e Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.