All4Wine

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Conheça a Cabernet Franc que teve seu dia comemorado em 4 de dezembro

Foto: Divulgação

Sommelière da Wine apresenta dicas para apreciar toda a maciez e aromas da uva em exemplares blends e varietais

A Cabernet Franc, embora não seja uma uva muito popular, tem uma grande importância para a vitivinicultura mundial e vem marcando presença em exemplares de vinhos blends e varietais, tanto que possui um dia dedicado à sua versatilidade e elegância: em 04 de dezembro.

“É uma casta que gera vinhos perfumados, elegantes, com textura macia e com agradável frescor. Quando utilizada em blends, geralmente com variedades mais robustas, tem como missão acrescentar maciez e aromas”, observa Thamirys Schneider, sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo.

Se você é um apaixonado por vinhos e gosta de apreciar novidades, aproveite as dicas a seguir para conhecer o parente mais charmoso e mais aromático da Cabernet Sauvignon.

Uma versão leve e refrescante

Para quem busca rótulos fáceis de beber, a sugestão é o Alma Tierra Cabernet Franc 2022. Elaborado com uvas Cabernet Franc provenientes da D.O. Valle De Cachapoal, o coração do Vale Central chileno, este rótulo traz agradáveis aromas de frutas pretas como ameixa, sutis notas herbáceas e de especiarias com paladar frutado com toques mentolados, taninos macios e agradável frescor. É uma ótima opção para acompanhar momentos leves e descontraídos.

Um elegante chileno

O Pérez Cruz Limited Edition D.O Valle del Maipo Cabernet Franc 2021 é um exemplar elegante e aromático, que integra a linha Limited Edition da vinícola Pérez Cruz. Após ficar 14 meses em barricas de carvalho francês, é um rótulo que apresenta maior complexidade e estrutura, além de sutis notas de tosta. Além de surpreender com um buquê aromático expressivo, taninos sedosos e longo final, é uma bebida adequada para veganos.

Um argentino de tirar o fôlego

O Floralia By Zaha Cabernet Franc 2019 faz parte do portfólio da Bodega Teho, linha que se inspira nas festividades em torno da deusa Flora na Roma antiga, criando vinhos para celebrar e agradecer com alegria e a renovação da vida. Diretamente de vinhedos no prestigiado terroir de Paraje Altamira, no Vale do Uco, região de Mendoza, este varietal se mostra suculento, expressando aromas e sabores típicos da variedade. A maturação de 12 meses em barricas de carvalho francês de primeiro e segundo uso, oferece estrutura, complexidade e amacia seus taninos. Um exemplar macio, redondo, com acabamento fresco e mineral que retrata com fidelidade seu terroir. Vale a pena cada gole!

Um blend expressivo

Para finalizar essa lista, um blend de Bordeaux, na França, para mostrar a excelência da Cabernet Franc ao trazer sutileza e expressividade aromática ao vinho. O Château Vieux Laroque A.O.P Bordeaux 2020 é um blend clássico bordalês das uvas Merlot (65%), Cabernet Sauvignon (20%), Cabernet Franc (15%), da região Entre-Deux-Mers – “entre dois mares” – que abrange a área entre os dois principais rios da A.O.C., o Garonne e Dordogne em Bordeaux. Um exemplar leve, frutado, bem equilibrado, com taninos presentes e sedosos com encantadores aromas e elegância do início ao fim.

Uma dica extra: a Cabernet Franc é uma uva com acidez relativamente elevada o que é um bônus nesse verão, pois gera frescor, principalmente nos exemplares mais jovens e sem passagem por barrica, pois ressalta seu caráter fresco e frutado. Logo, como uma ligeira refrigeração, é uma excelente escolha para quem não abre mão do vinho tinto no verão.

Todos os vinhos citados acima são encontrados no e-comerce da Wine

Divulgação: Hercog Comunicação

Utilizamos cookies em nosso site seguindo os Termos Gerais de Uso e Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.