All4Wine

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Concha y Toro e Bonterra Organic Estates terminam ano com prêmios no The Drinks Business Green Awards 2022

As duas subsidiárias da Concha y Toro Family of Wineries foram vencedoras em suas respectivas categorias, na décima terceira edição da premiação Green Awards, criada para chamar atenção de companhias produtoras de bebidas que se destacaram em reduzir impactos ao meio ambiente

A vinícola Concha y Toro, no Chile,  e a Bonterra Organic Estates, subsidiária do grupo chileno na Califórnia foram reconhecidas pela prestigiosa publicação britânica The Drink Business como empresas com forte impacto no cuidado com o meio ambiente. Ambas arremataram prêmios em varias categorias, em cerimônia ao vivo no The Club at The Ivy, em Londres, no final da semana passada.

A vinícola chilena conquistou o premio Amorim Biodiversidade, que reconhece a importância e o impacto do cuidado constante da biodiversidade e do meio ambiente. A Concha y Toro vem mantendo em constante atividade sua estratégia de sustentabilidade pautada no alcance de práticas regenerativas com objetivo de devolver à terra e à comunidade mais do que elas lhe concedem.

Na pauta Biodiversidade, destacam-se as iniciativas da Concha y Toro em práticas regenerativas de solo, flora e fauna, que incorporam a proteção e reprodução da mata nativa, além da participação ativa da companhia chilena no E-Bio Atlas –  uma parceria ambiciosa entre a NatureMetrics e a IUCN para criar um atlas global da vida nas bacias hidrográficas e zonas úmidas do mundo usando tecnologia de ponta. O Atlas fornece uma visão abrangente da biodiversidade em cada local, mobilizando as partes interessadas e cientistas para preencher lacunas de conhecimento,  apoiar os esforços de conservação e informar a política global para reverter a perda de biodiversidade no mundo. Desde 2020, a vinícola chilena trabalha no projeto Agricultural Ecosystem Management (GEA), que busca gerar um novo modelo de agricultura, incorporando medidas para proteger e conservar a biodiversidade de flora, fauna, florestas e solos.

Já a Bonterra Organic States, na California foi reconhecida como Empresa Verde do Ano, o que reflete suas conquistas na agenda ambiental, entre as quais destaca-se a Certificação Orgânica Regenerativa (ROC™)  obtida para todos os seus vinhedos e vinícolas no Condado de Mendocino, Califórnia, em dezembro de 2021. Esta certificação é concedida às indústrias de alimentos e bebidas que garante aos compradores, o compromiso de fazendas e produtos certificados em linha com altos padrões e compromissos ambientais. Com a certificação ROC Silver, a Bonterra Organic States comprova sua adesão aos rigorosos pilares do programa – saúde do solo e justiça social – e seu compromisso com a melhoria contínua, requisito fundamental para se obter a ROC.

As marcas de vinho Bonterra e Fetzer obtiveram ainda a certificação Climate Neutral após medir, reduzir e compensar 110% das emissões de gases de efeito estufa provenientes da produção e entrega de vinhos. Ambas recentemente assumiram um compromisso formal com a iniciativa Science-Based Target, uma parceria global que incentiva a adoção de ações climáticas ambiciosas no setor privado, ajudando organizações a definir e atingir metas de redução de emissões e descarbonização com base nas melhores práticas.

Finalmente, o B Lab,  rede global sem fins lucrativos que certifica com o selo B Corps, nomeou este ano a Bonterra Organic Estates “Best for the World” na categoria meio ambiente, um prêmio reservado para 5% das B Corps de tamanho semelhante por seu impacto ambiental positivo.

Sobre a Viña Concha Y Toro

Com mais de 135 anos de história, a Viña Concha y Toro é empresa líder no segmento de vinhos. Segundo dados da consultoria Wine Intelligence, atualmente é a maior exportadora de vinhos da América Latina e uma das principais marcas de vinho do mundo presente em mais de 130 países.

Sediada em Santiago do Chile, possui 12.313 hectares de vinhedos plantados nos melhores vales vitivinícolas do Chile, Argentina e Estados Unidos. Tem 13 escritórios de vendas em seus principais mercados ao redor do mundo. Em 2021, a Viña Concha y Toro tornou-se uma Certified B Corporation, concedida para as empresas comprovadamente comprometidas com a agenda ESG.

No Brasil, a VCT, filial e distribuidora do Grupo Concha y Toro, representa no país todos os produtos das vinícolas Concha y Toro, Trivento e Bonterra.

Sobre Bonterra Organic Estates

O nome Bonterra Organic Estates, adotado a partir de agosto do ano passado, afirma o compromisso da empresa com a agricultura orgânica regenerativa, práticas comerciais responsáveis e gestão ambiental. O nome se aplica à identidade corporativa da empresa, bem como a seu Condado de Mendocino, Califórnia, vinhedos e vinícolas. Bonterra Organic Estates abrange as marcas de vinho da empresa na Califórnia, incluindo Fetzer®, 1000 Stories® e Bonterra®, entre outras.

Bonterra nasceu da vinícola Fetzer Vineyards no final dos anos 1980. Hoje é uma das marcas de vinho premium de mais rápido crescimento nos Estados Unidos, graças à maior conscientização e demanda do consumidor por vinhos feitos com uvas orgânicas. A Bonterra Organic Estates adota a viticultura orgânica regenerativa, praticando-a exclusivamente em todos os 960 acres de seus vinhedos no Condado de Mendocino, Califórnia. “Ao elevar o nome Bonterra, estamos construindo nossas décadas de gestão ambiental juntamente com o estilo de liderança inovador e perspicácia nos negócios de nossa empresa-mãe, Viña Concha y Toro”, acrescenta Giancarlo Bianchetti, CEO. 

Como uma Corporação B Certificada, a Bonterra Organic Estates é fundamentada em objetivos transformacionais do negócio regenerativo. Desde a sua fundação, a vinícola tem sido impulsionada pela excelência, inovação e compromissos de longa data com o meio ambiente e práticas comerciais responsáveis. Com foco na elaboração de vinhos feitos com uvas orgânicas e Regenerative Organic Certified™, a Bonterra Organic Estates produz as principais marcas de vinho em suas instalações no Condado de Mendocino, Califórnia, incluindo a líder da categoria Bonterra (nomeada a Wine Enthusiast American Winery of the Year de 2016); Fetzer, destaque em sustentabilidade; e 1000 Stories, o vinho Bourbon envelhecido em barril original da Califórnia.

Divulgação: Lucia Paes de Barros Assessoria de Comunicação

Utilizamos cookies em nosso site seguindo os Termos Gerais de Uso e Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.