
Marca idealizada pela enóloga Juciane Casagrande e pela sommelière Andreia Gentilini Milan é case de sucesso de empreendedorismo feminino
Lançada em 2018 pela sommelière Andreia Gentilini Milan (à direita) e a enóloga Juciane Casagrande (à esquerda), a Amitié – “amizade” em francês – é um case de empreendedorismo feminino no mundo do vinho.
As duas amigas e sócias, ambas com grande experiência do segmento vitivinícola, celebram os números expressivos, as conquistas, premiações e o futuro da jovem, mas bem-sucedida marca, que em breve ganhará casa própria com a inauguração da vinícola Amitié, no Vale dos Vinhedos (RS).
Ponto central da estratégia para ampliar as vendas e a presença em mais mercados, uma parte da produção será realizada na nova sede da empresa, que será inaugurada em breve e contará, ainda, com um espaço de enoturismo. Quem assina o projeto é a arquiteta Vanja Hertcert.

“Um dos nossos propósitos é romper barreiras trazendo produtos diferenciados e ações inovadoras, ampliando as possibilidades de comercialização e consumo, e, através dos nossos produtos, explorar o potencial vitivinícola que o Brasil possui”, detalha Andreia Gentilini Milan.
Explorar esse potencial foi o catalisador do principal lançamento da marca em 2021: a Linha Colheitas, um projeto inédito e ambicioso que resultou em cinco vinhos elaborados a partir de colheitas de Outono, Inverno, Primavera e Verão, com três tipos de viticultura: tradicional, tropical e de inverno – condições possíveis apenas em nosso País, devido à grande diversidade de solos e climas.
Os vinhos Colheitas formam um verdadeiro mapa do vinho brasileiro, com rótulos produzidos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e Pernambuco.
Ousadas, Andreia e Juciane deram, este ano, o primeiro passo no mercado internacional, com o lançamento de três vinhos elaborados no Valle de Loncomilla, no Chile: os rótulos Amitié Miraflores Reserva nas versões Cabernet Sauvignon, Merlot e Carménère.
“Frutados, elegantes e com boa complexidade, são vinhos gastronômicos, harmônicos e equilibrados, que agradam a todos os paladares e vão bem em qualquer momento”, define Juciane Casagrande.

Ambas celebram o fato de liderarem uma equipe uma equipe enxuta, mas com muita visão estratégica, e inspirarem outras mulheres que trabalham com vinho.
A Amitié está presente em mais de mil pontos de venda no Brasil. Em 2021 vendeu 200 mil garrafas de vinhos e espumantes e conquistou mais de 30 medalhas em concursos nacionais e internacionais. Este ano, o objetivo é dobrar o volume, com a venda de 400 mil garrafas.
O ineditismo, é uma das principais características da Amitié, pauta a criação dos produtos. Em seu primeiro ano de atuação, a vinícola inovou ao apresentar uma edição especial do espumante Amitié Nature Tradicional que traz na tampa um cordão e um pingente com strass no centro do símbolo do infinito.

Em 2020, apresentou outra novidade ao mercando, incluindo nas garrafas de seus vinhos marcadores de taças colecionáveis em seis opções de sofisticadas cores metalizadas (marsala, âmbar, amarelo-ouro, azul, verde e laranja).
O portfólio da marca conta com os espumantes Amitié Nature Tradicional, Amitié Cuvée Brut, Amitié Cuvée Brut Rosé, Amitié Brut, Amitié Brut Rosé, Amitié Moscatel e Amitié Moscatel Rosé; os vinhos Amitié Red Pinot Noir, Amitié Rosé Merlot e Amitié Blanc Sauvignon Blanc; os rótulos Colheita de Verão Cabernet Franc, Colheita de Verão Tannat, Colheita de Outono Merlot/Cabernet Sauvignon/Montepulciano, Colheita de Inverno Shiraz e Colheita de Primavera Tempranillo Rosé; além dos novos Miraflores Reserva Cabernet Sauvignon, Merlot e Carménère.
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