All4Wine

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Pesquisar
Close this search box.

Com investimento de R$ 250 milhões, Diageo inaugura nova fábrica no Ceará apostando em inovação e sustentabilidade

Foto: Divulgação

Unidade com produção de Ypióca se destaca pelo uso de energia limpa e atuação social. A planta inicia com capacidade para produção de 12 milhões de caixas de nove litros ao ano 

A Diageo, líder mundial em bebidas alcoólicas premium e proprietária de marcas como Ypióca, Johnnie Walker e Tanqueray, inaugurou nesta segunda-feira, 6 de março, uma nova fábrica de produção e envasamento de líquidos no município de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, Ceará.

Com aproximadamente 90 mil m², com 23 mil m² de área construída, a unidade de Itaitinga é três vezes maior que unidade anterior da Diageo em Fortaleza, e tem capacidade atual para produzir 12 milhões de caixas de nove litros por ano. Fruto de um investimento de R$ 250 milhões, a planta foi construída em conformidade com o plano “Sociedade 2030: Espírito do Progresso” da Diageo, que estabelece ambiciosos padrões de qualidade socioambiental.

“Em Itaitinga, contamos com várias iniciativas sustentáveis na fábrica, de energia solar a envio zero de resíduos a aterros sanitários, além de contarmos com projetos que impactam positivamente comunidades que estão no nosso entorno. O resultado é uma das fábricas de cachaça mais modernas e sustentáveis em operação no Brasil”, destaca Paula Lindenberg, presidente da Diageo Brasil. “Também temos muito orgulho do nosso papel de gerador de empregos diretos e indiretos no estado. Atualmente, a planta emprega mais de 400 pessoas, sendo 41% mulheres.”

Entre os vários diferenciais de sustentabilidade da fábrica está utilização de energia solar e iluminação natural e de LED para todo complexo industrial e uso de equipamentos de movimentação logística com baterias de lítio, movidos à energia solar. São 1.826 painéis solares instalados hoje na fábrica, com capacidade para gerar 931,26 kWp. A energia economizada é capaz de abastecer quase 800 lares, tomando como base o consumo médio residencial no Brasil (EPE 2022). Além disso, o uso de lâmpadas LED em 100% do site gera economia de 35% no consumo de energia frente a lâmpadas convencionais e sem gerar resíduos não recicláveis.

SUSTENTABILIDADE 360

  • Caldeira movida a partir de combustível biometano gerado no aterro sanitário de Itaitinga. O biometano tem emissões atmosféricas praticamente nulas e não gera resíduos em sua queima como combustível, além de que seu poder calorífico melhora a eficiência dos equipamentos.
  • Lavadora de garrafas das mais modernas do mundo, com capacidade para gerar cerca de 60% de economia no consumo de água frente a modelos anteriores.
  • Sistema de reuso de efluente sanitário para descarga nos vasos sanitários e reuso de efluente industrial para retorno aos equipamentos produtivos, contanto com Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e Estação de Tratamento de Água (ETA).
  • Centrais de ar nas áreas climatizadas do complexo industrial. Modelo com menor consumo de energia.
  • Envio zero de resíduos para aterros sanitários.

Outros projetos:

Tecendo o Futuro – O programa Tecendo o Futuro já acolheu mais de 150 mulheres do Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF) no Ceará desde 2019. Tudo começou com 30 internas recebendo capacitação em artesanato com palha de carnaúba. Hoje, são 55 assistidas pela iniciativa. O fluxo de atividades realizadas no projeto se divide em três pilares: programa de formação humana, produção artigos de palha e atendimento individual de coaching.

Projeto Águas – No fim de 2022, foi concluída a II etapa do Águas da Diageo em Serra Verde, distrito de Redenção, Ceará, com a entrega de 3.214 m3 de água potável por ano para consumo e cultivo a quase 200 pessoas. A I etapa do projeto impactou cerca de 500 moradores da comunidade de Manoel Dias, também em Redenção, com a entrega de 5452 m3 de água potável por ano em meados de 2022.

Na Real – O Na Real é um programa que tem como objetivo promover o não consumo de bebida alcoólica por menores de 18 anos. A sensibilização é realizada por meio de uma peça de teatro interpretada por três jovens e apresentada para estudantes. O projeto foi lançado no Brasil em 2019 e já impactou mais de 400 mil alunos brasileiros, sendo mais de 100 mil somente no Ceará.

Learning For Life – O Learning For Life é um programa que promove a formação de bartenders de forma gratuita. A iniciativa é direcionada para pessoas maiores de 18 anos em situação de vulnerabilidade e tem como objetivo capacitar profissionais e aumentar as chances de empregabilidade dos participantes. No Brasil desde 2000, o programa já formou mais de 24 mil pessoas.

 

Divulgação: Imagem Corporativa

Utilizamos cookies em nosso site seguindo os Termos Gerais de Uso e Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.