
A prestigiada publicação americana Wine Spectator concedeu 93 pontos à safra 2023 do Amelia Chardonnay, um reconhecimento que o posiciona como o Chardonnay mais bem classificado do Chile nesta renomada revista de vinhos.
O Amelia Chardonnay, parte do portfólio Luxury brands da Concha y Toro e proveniente do vinhedo Quebrada Seca, na denominação Limarí, demonstrou claramente o grande potencial deste terroir para a produção de Chardonnay e Pinot Noir de alto padrão.
A safra 2023, feita 100% de Chardonnay, se destaca por oferecer um perfil mais etéreo, refinado e tenso, características derivadas das qualidades excepcionais do solo e do clima do vinhedo Quebrada Seca.

Esta nova safra de Amelia Chardonnay foi avaliada com 93 pontos pela prestigiosa revista Wine Spectator, com o editor sênior Aaron Romano descrevendo-a como: “Um branco complexo e em camadas, com notas de massa temperada, amêndoa torrada e verbena que se juntam a um núcleo energético e persistente de maçã assada com cravo e limão grelhado. Termina com bom comprimento e um frescor salgado e mineral centrado nos sabores principais.”
Marcelo Papa, Diretor Técnico da Concha y Toro e enólogo, comenta: “Estamos muito orgulhosos que Amelia Chardonnay tenha recebido este prestigioso reconhecimento de 93 pontos pela segunda vez, uma conquista que reafirma e valida o trabalho duro que temos feito em nosso vinhedo Quebrada Seca. Graças ao potencial deste terroir excepcional no Vale do Limarí e à grande equipe técnica da Concha y Toro, conseguimos criar vinhos da mais alta qualidade e precisão, sendo Amelia um verdadeiro reflexo de todo esse esforço.”

É importante destacar que Amelia Chardonnay é o único vinho chileno a ter recebido 93 pontos nesta publicação especializada — a maior pontuação já dada a um Chardonnay pela revista — tornando-o o Chardonnay mais bem classificado do Chile e o líder da safra de 2023 de brancos chilenos na Wine Spectator.