All4Wine

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Pesquisar
Close this search box.

Com 360 marcas nacionais e internacionais, Wine South America segue até quinta-feira, na Serra Gaúcha

Crédito/Foto: Vagão Filmes, Divulgação

 

Feira projeta receber mais de sete mil compradores e gerar mais de R$ 30 milhões em negócios

Profissionais e compradores ligados ao setor vitivinícola se reúnem, até quinta-feira, na Wine South America. Uma das principais feiras de negócios do mundo do vinho começou nesta terça-feira, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha – maior região produtora de vinhos e espumantes do país. A 4ª edição do evento reúne 360 marcas nacionais e internacionais e projeta receber mais de sete mil compradores, além de gerar mais de R$ 30 milhões em negócios para a cadeia do vinho.

Representando o setor vitivinícola nacional na abertura da feira, Daniel Panizzi, vice-presidente do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS), lembrou que a cadeia do vinho emprega direta e indiretamente mais de 100 mil pessoas no Brasil. “A WSA é do setor vitivinícola. Temos que abraçar essa feira como nossa. Com ela, o mundo todo consegue conhecer in loco tudo o que produzimos”, reforçou, citando ainda que “não existe região viticultora no mundo sem enoturismo”.

A programação intensa da feira contempla mais de 2 mil reuniões de negócios em projetos nacionais e internacionais. Um dos destaques nesse sentido é o Projeto Comprador Internacional, promovido pelo Consevitis-RS e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A iniciativa está trazendo compradores internacionais de vinhos, espumantes e sucos de uva para rodadas de negócios pré-agendadas com vinícolas brasileiras. “São profissionais de países como Colômbia, Estados Unidos, Rússia, Bélgica, China, Singapura, Japão e Coreia do Sul”, contou Alberto Bicca, coordenador de Agronegócios da Apex.

A evolução do empreendedorismo e da inovação dentro da WSA também foi destacada na abertura da 4ª edição da feira. Representando o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), André Bordignon, comentou em seu discurso que a entidade hoje ocupa vários pontos dentro da feira. “Lá na primeira edição, o Sebrae tinha apenas um estande. Hoje marcamos presença em pelo menos 11 iniciativas. Neste ano, estamos inclusive com startups dentro do projeto SebraeX”, comentou.

Marcos Milanez Milaneze, diretor da WSA, destacou também que o evento é um ambiente favorável para networking, conhecimento e negócios. A feira reúne representantes de todas as regiões produtoras de vinho do país.

Ainda na abertura da feira, o secretário do Turismo em exercício do Estado do Rio Grande do Sul, Luis Fernando Rodrigues Junior, reforçou que a WSA é uma oportunidade para o Rio Grande do Sul mostrar “a excelência dos seus produtos”. O prefeito do município, Diogo Segabinazzi Siqueira, também ressaltou em seu pronunciamento que Bento Gonçalves é a capital nacional do vinho e que o Brasil “vem crescendo em qualidade e quantidade” dentro do setor vitivinícola.

A WSA é direcionada a profissionais do segmento do vinho e reúne diversas importadoras do Brasil, além de lojas especializadas, empórios, wine bars, restaurantes, hotéis, e-commerce, mercados e supermercados, distribuidoras e atacadistas.

 

WSA é palco do lançamento oficial da Denominação de Origem (DO) Altos de Pinto Bandeira

Os primeiros rótulos de espumantes que levam o selo da Denominação de Origem (DO) Altos de Pinto Bandeira, conquista obtida em novembro de 2022, já começam a chegar ao mercado e por isso a segunda DO do Brasil para produtos vinícolas que certifica a elaboração de espumantes de excelência está sendo lançada oficialmente durante a WSA.

Na abertura oficial da feira, nesta terça-feira, Daniel Geisse, presidente da Asprovinho, reforçou a importância do título. “É um marco histórico para o setor. Entramos no hall dos principais produtores de espumantes do mundo. Já tínhamos conhecimento de que a região era única, mas a DO trouxe o respaldo científico de nossos diferenciais”.

As vinícolas da Asprovinho fazem parte de um espaço temático na Wine South America, que apresenta com excelência os rótulos certificados pela DO. Os visitantes têm acesso a aulas de degustação guiadas e sentem, de perto, a satisfação que as vinícolas sentem em portar um selo tão único e difícil de ser obtido.

 

Dados inéditos do setor serão apresentados nesta quarta-feira

Além de conferir as novidades do setor vitivinícola, o visitante da WSA tem acesso a uma série de eventos paralelos durante a feira. Dezenas de palestras, painéis e masterclass ocorrem nos dias de evento.

Um dos destaques da programação paralela da feira é o Wine Tasting – Espaço Masterclass, que tem curadoria da Associação Brasileira de Sommeliers do Rio Grande do Sul (ABS-RS). A iniciativa contempla diversas aulas com especialistas do universo do vinho, produzindo conteúdos que ajudam os participantes a compreender o mundo do vinho em suas diversas dimensões e diferentes características.

As palestras e painéis do palco Wine Summit também são destaques da WSA. Nesta quarta-feira, a programação contará com a mesa redonda “Raio-X do mercado de vinhos de janeiro a junho de 2023: Uma discussão global sobre as perspectivas dos principais canais de venda para 2024”. O encontro trará dados inéditos do setor e será realizado a partir das 14h.

Neste painel, a apresentação dos dados do setor vitivinícola ficará a cargo de Felipe Galtaroça, CEO da Ideal Consulting. Ele antecipa que algumas categorias seguem em franco crescimento no país. Exemplo disso são os vinhos premium, por exemplo, que tiveram alta aproximada de 10% no primeiro semestre deste ano. Entram nessa linha os rótulos mais complexos e mais caros, ou seja, vinhos que expressam o que há de mais notável no terroir nacional. “Os vinhos premium não pararam de crescer. Essa é uma forte tendência com o aumento da percepção qualitativa do brasileiro”, analisa.

Além de Galtaroça, participam do painel João Pedro Campos, do Grupo Vila Porto; Maiquel Vignatti, da Cooperativa Vinícola Garibaldi; Daniel Panizzi, da Vinícola Don Giovanni; e Peterson Cantu, da Cantu Importadora. A programação completa de painéis e palestras está no site www.winesa.com.br.

 

PROGRAMAÇÃO – ESPAÇO MASTERCLASS

 

* 13 de setembro | Quarta-feira

– 13h – Vinhos de BRS Bibiana, BRS Lorena e BRS Margot: A tecnologia brasileira na taça
Com Giuliano Elias Pereira, pesquisador da Embrapa

– 14h30min – Maridaje: Vinhos de países hispânicos e suas harmonizações
Com Vinícius Santiago, diretor e professor da ABS-RS

– 16h – Denominação de origem Vale dos Vinhedos
Com Moisés Brandelli, diretor técnico da Aprovale

– 17h30min – Universo Maipo: um roteiro por seis vinícolas únicas
Com Hector Riquelme, sommelier

 

PROGRAMAÇÃO – PALCO WINE SUMMIT 

 

* 13 de setembro | Quarta-feira

14h – Raio-X do mercado de vinhos de janeiro a junho de 2023: Uma discussão global sobre as perspectivas dos principais canais de venda para 2024.
Com Felipe Galtaroça, da Ideal Consulting; João Pedro Campos, do Grupo Vila Porto; Maiquel Vignatti, da Coop. Vinícola Garibaldi; Daniel Panizzi, da Vinícola Don Giovanni; e Peterson Cantu, da Cantu Importadora.

16h – Tendência de marca própria no Brasil – Como aumentar a margem de lucro e impulsionar o seu crescimento financeiro.
Com Fábio Greghy, da GPA; Ari Gorenstein, do Víssimo Group; da Daniela Buso, do Winedoc; Camila Vila Verde, da Ball Corporation; e Lucas Afonso, da Single Brands.

 

Sobre a Wine South America

De 12 a 14 de setembro de 2023, a Wine South America é realizada na Serra Gaúcha, maior região produtora de vinhos e espumantes do Brasil.

A cidade de Bento Gonçalves, sede do evento, é conhecida como a capital brasileira da uva e do vinho e contempla a importante denominação de origem (DO) Vale dos Vinhedos. Recentemente, o município de Pinto Bandeira, que fica a poucos quilômetros de Bento Gonçalves, recebeu a certificação de Denominação de Origem de Espumantes, tornando-se a primeira DO de espumantes do Novo Mundo.

A WSA reunirá em único ambiente mais de 360 marcas nacionais e internacionais, e oferece um amplo espaço para a realização de grandes negócios dentro de toda a cadeia vitivinícola. Importadores, distribuidores, atacadistas, varejistas e profissionais do vinho visitam o evento em busca de novidades. A Wine South America é ideal para estreitar relacionamentos e ver de perto a maior concentração de vinhos da América Latina.

A Wine South America tem o patrocínio da Prefeitura de Bento Gonçalves e o apoio do Consevitis-RS, Secretaria de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação e Corsan e Aegea: Agora, juntas. Nossa natureza movimenta o Rio Grande.

Todas informações sobre a feira podem ser acessadas no www.winesa.com.br.

Divulgação: Apura Conteúdo

Utilizamos cookies em nosso site seguindo os Termos Gerais de Uso e Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.