All4Wine

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

CHANDON celebra 50 Anos no Brasil com sua história de pioneirismo, sustentabilidade e o orgulho de ser brasileira.

Foto: Divulgação

 

A marca apresenta uma campanha com experiências inéditas para a sua comunidade e consumidores brindarem esse momento especial.

A CHANDON celebra sua história de 50 anos no Brasil elaborando espumantes excepcionais. São cinco décadas de pioneirismo, inovação e compromisso com a sustentabilidade e a sua comunidade. A marca apresenta iniciativas que celebram sua jornada e convida a todos para mergulhar no seu mundo de possibilidades. A Chandon não está simplesmente no Brasil, ela é do Brasil.

Desde a sua chegada no Brasil em 1973, foi pioneira em diversas iniciativas que marcaram e desenvolveram a viticultura nacional. Com práticas bem estabelecidas em sustentabilidade, a CHANDON é a primeira vinícola de espumantes no Brasil a conquistar o certificado em viticultura sustentável, PIUP – Produção Integrada de Uvas para Processamento, em seu vinhedo próprio localizado em Encruzilhada do Sul. A CHANDON adota práticas sustentáveis, tais como manejo do solo com cobertura vegetal permanente, uso preferencial de adubos orgânicos aos minerais, preservação da biodiversidade em áreas úmidas e bosques nativos e reciclagem de resíduos. Além disso, a marca também se dedica a projetos de conservação da biodiversidade, como o resgate de mudas de Butiá odorata, visando a preservação do ecossistema e uso sustentável da palmeira.

Para celebrar essa história de sucesso, a CHANDON lança a campanha « Chandon 50 anos no Brasil, celebrando um mundo de possibilidades” com uma série de eventos e experiências inéditas, que culminarão com um brinde no dia 29 de outubro, o dia oficial do seu aniversário. As celebrações começaram com um jantar harmonizado no Aya Hub em São Paulo, em 22 de agosto, que reuniu a imprensa e membros da Comunidade CHANDON. O evento contou com a presença da Diretora Geral da CHANDON Brasil, Catherine Petit, e do enólogo-chefe da CHANDON Brasil, Philippe Mével, proporcionando um preview das iniciativas deste aniversário.

Dando continuidade às comemorações, a Chandon apresenta sua campanha de 50 anos nos canais digitais   que traduz uma coleção de vídeos e imagens que narram a sua jornada e desafios, trazendo o seu passado, presente e sua visão para o futuro. Cada conteúdo é uma expressão artística que captura a essência da marca de espumantes excepcionais, destacando legados e ilustrando marcos históricos que moldaram a história da CHANDON no Brasil Os conteúdos e novidades poderão ser acessados pelo perfil do Instagram @Chandon_Brasil e no site da marca www.chandon.com.br.

Neste momento de comemoração dos 50 anos de fundação da Chandon no Brasil, os enólogos da casa não poderiam deixar de contribuir para este marco tão importante. Nasceu a ideia de criar algo especial, uma “Cuvée 50 Anos” que simboliza toda essa trajetória. Após muitas idas e vindas, foi chegada à conclusão de que a inspiração deveria vir do carro chefe da marca, o Chandon Réserve Brut, com seu tradicional assemblage de Riesling Itálico, Chardonnay e Pinot Noir, as três variedades que acompanham a história da marca ao longo desses 50 anos.

E para tornar esta cuvée ainda mais especial, decidiram trabalhar com um amadurecimento sobre leveduras inédito de 50 meses, através do método próprio da CHANDON de longa fermentação sob agitação contínua que mantém as leveduras permanentemente em suspensão.

O resultado é um espumante de grande elegância e riqueza aromática lembrando pêssego amarelo, avelã e cítricos cristalizados com um paladar de textura aveludada que combina frescor e cremosidade. É uma edição limitada de apenas 50 mil garrafas.

E para essa edição especial Chandon Cuvée 50 anos a marca convidou a artista brasileira, Ana Strumpf, para desenvolver as embalagens, cartucho e caixa de embarque. Para isso, a Ana fez um mergulho no DNA e na brasilidade da Chandon, conectando com o seu universo lúdico e iconográfico, o que resultou em uma intervenção artística comemorativa excepcional em celebração ao aniversário de 50 anos da Chandon no Brasil.

Ao longo desta jornada, após um período de aprimoramento do estilo de Chandon Excellence, que foi lançado pela primeira vez em 1998, em comemoração aos 25 anos da Chandon no Brasil, chegou a hora de experimentar! E com isso, a CHANDON elaborou lotes safrados, com assemblages especiais para cada safra, que foram deixados por muito tempo evoluindo no tanque em contato com as leveduras e na garrafa e, desde 2020, estão sendo revelados! Philippe Mével, nosso enólogo chefe, disse “Entregamos a criação ao Senhor Tempo”.

 E para continuar as novidades e brindes em celebração aos 50 anos da CHANDON no Brasil, a marca preparou uma edição limitada e exclusiva de apenas 10 unidades: a Coleção Chandon Excellence Magnum. Um kit com cinco garrafas Magnum numeradas que contam a história das safras 2008, 2009 e 2012, já lançadas, da safra 2013, atualmente comercializada em garrafas 750ml e da safra 2017, a próxima a ser lançada. Esta coleção vem em uma embalagem especial, com design único, desenvolvido pelo Estudio Guto Requena e pela La Baraque, trazendo a sustentabilidade como premissa através de chapas de compensado de madeira, com certificação de reflorestamento, que pode ser usada como banco, como mesa lateral, ou como você preferir.

A Chandon Excellence é fruto da arte de combinar vinhos base das uvas Pinot Noir e Chardonnay e simboliza a expertise da marca na elaboração de espumantes de alta qualidade. Passado, presente e futuro juntos nesta Coleção única em comemoração a esta jornada de aventuras e descobertas no Brasil.

Uma das iniciativas mais aguardadas pela Comunidade CHANDON é a reabertura das visitas na adega em Garibaldi, que a partir de agora será chamada de Casa Chandon Garibaldi. Os visitantes terão a oportunidade de explorar todos os estilos de espumantes da marca do carro chefe Chandon Réserve Brut, até o Chandon Excellence, passando pelo Chandon Blanc de Noir – uma experiência a ser vivida dentro da sala de degustação. E poderão desfrutar de um cardápio de Chandon em taça com vista para os vinhedos, além de descobrir itens especiais e exclusivos na nova boutique.

Também será lançado um livro com a história da Chandon no Brasil, destacando a sua chegada ao país, com registros históricos, curiosidades e registros fotográficos, que contam essa aventura de contos e descobertas. Explora temas como o orgulho de  ser brasileira, o compromisso com a comunidade e a sustentabilidade, o legado na viticultura brasileira e os planos futuros da marca.

E para marcar o dia do seu aniversário, em 29 de outubro, a CHANDON apresenta uma parceria com 50 restaurantes que oferecerão experiências gastronômicas com pratos típicos brasileiros harmonizados com os espumantes da marca.

A CHANDON convida a todos para esse brinde de celebração. Além de eventos exclusivos e novas experiências aos consumidores, a marca oferece benefícios especiais para os membros da Comunidade CHANDON. Basta se cadastrar em www.chandon.com.br/newsletter para conferir todas as novidades em primeira mão.

“Celebramos com entusiasmo e paixão esses 50 anos de conquistas da CHANDON no Brasil e o pioneirismo na viticultura sustentável, mas também a inovação constante e o orgulho de sermos uma marca brasileira. Essa comemoração é um tributo à nossa comunidade que faz parte desta jornada extraordinária.” comenta Catherine Petit, Diretora da CHANDON Brasil.

Utilizamos cookies em nosso site seguindo os Termos Gerais de Uso e Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.