All4Wine

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

CBVM 2023 – 1º Concurso Brasileiro de vinhos de mesa

Foto: Divulgação

As provas desse concurso inédito de vinhos de uvas híbridas e americanas serão realizadas no novo Centro de Enologia de Jundiaí, SP

A 1ª edição do Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa – CBVM será nos dias 01 a 03 de agosto no novo Centro de Enologia da cidade de Jundiaí, localizado na ETEC Benedito Storani -Etec BeSt, que pertence ao Centro Paula Souza.

O Brasil é, ao lado dos Estados Unidos, um dos maiores produtores de vinhos de uvas híbridas e americanas do mundo. Os vinhos de mesa representam a identidade vinícola nacional e as tradições dos imigrantes europeus. Segundo a empresária Zoraida Lobato, um dos objetivos do concurso é implementar e consolidar a ideia de que os vinhos de uvas híbridas – muitas delas excepcionalmente desenvolvidas ao longo de anos de pesquisas e do trabalho dedicado dos melhores técnicos em agricultura do país – oferecem qualidade, boas características organolépticas e, consumido com moderação, também traz benefícios à saúde.

Os vinhos serão avaliados por categorias e os critérios seguirão as mesmas regras utilizadas em todos os concursos internacionais. Presidido pelo jornalista Eduardo Viotti e coordenado por José Luiz Tavares, o corpo de jurados conta com a presença de Mauro Celso Zanus, da Embrapa (RS), Vinícius Caliari (SC), Irineu Guarnier (RS), Veronica Pavan (SP), Fausto Longo  (SP), Marite Dal’Osto (SP, Fabio Lenk (PE), Renato Frascino (SP) e Debora Colombo SP).

A realização desse concurso inédito conta com o apoio da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, da Consevitis RS – Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul, da Fecovinho – Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul, do SindVinho – Sindicato da Indústria do Vinho MG e Sindivinho RS; da Prefeitura de Jundiaí, SP, e do Centro de Enologia da ETEC Benedito Storani (Etec BeSt).

Sobre o novo Centro de Enologia da Etec Best

O novo Centro de Enologia da cidade de Jundiaí, localizado na ETEC Benedito Storani -Etec BeSt (Centro Paula Souza), passa a oferecer a partir desse segundo semestre o primeiro curso técnico em Viticultura e Enologia do Estado de São Paulo. As modernas instalações possibilitarão aos produtores de vinho da cidade e de toda a região a concepção, elaboração e envase, supervisionados por técnicos e alunos da escola. O Centro de Viticultura e Enologia conta com Planta Didática Produtiva de Vinho e Suco de Uva, área de envase, adega para armazenamento dos vinhos e o laboratório de análise sensorial e harmonização.

SITE (www.concursovinhosdemesa.com.br)

Divulgação: Cristina Bielecki

Utilizamos cookies em nosso site seguindo os Termos Gerais de Uso e Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.