
Me chamo Massimo Leoncini, sou de uma pequena cidade da Toscana chamada San Gimignano na Itália e me tornei membro do Conselho da CASA TÉS em 2021. Comecei minha carreira em 1995 como sommelier e trabalhei na Enoteca Pinchiori em Firenze (3* Michelin), tendo desembarcado no Brasil em 2007 para trabalhar no Grupo Fasano. Após anos como sommelier, saí do serviço passando a coordenar a seleção de vinícolas para uma grande importadora brasileira (Grand Cru) e, em seguida, coordenei o departamento de bebidas do Grupo St. Marché. Atualmente estou começando o projeto da minha importadora, a Vinessence.
Como se sabe, vinho é uva. E nesses 18 anos de Brasil sempre viajei por aqui em busca de vinhos que pudessem me encantar e contar a história do Brasil como um terroir importante no cenário mundial. Encontrei excelentes espumantes, todos vindos da região sul do País, mas vinhos tintos ainda não se destacavam pela qualidade.
Quando conheci o Vale da Grama e comecei a provar os primeiros vinhos da CASA TÉS, tudo mudou. A fruta, a acidez equilibrada, a elegância que a amplitude climática nesse vale proporciona, o manejo cuidadoso, tudo realmente contribui para um resultado único: vinhos realmente extraordinários, com excelente potencial de envelhecimento e que a cada safra se mostram mais e mais interessantes e complexos.
Nessa alocação em curso, são oferecidos o Casa Tés 2022, o Grama Tinto 2022 e o Grama Branco 2024, com a novidade do Sémillon. E como temos recebido muitas perguntas sobre eles, conto um pouco minhas impressões sobre cada um.
Casa Tés 2022 é um vinho com uma ótima estrutura, persistente e bastante complexo. Vinho reconhecido internacionalmente, já está excelente para ser tomado e já mostra o potencial do que será em alguns anos. Para uma experiência super especial, sugiro abrir a garrafa com aproximadamente uma hora de antecedência, e quando servir, colocar em um decanter bem amplo, oxigenando bem por 2 a 3 minutos. Em seguida, usar um funil e retornar o vinho à garrafa para servir após 30 minutos à temperatura de 16ºC.
Para apreciar o Grama 2022, a melhor prática a ser usada é abrir o vinho com uma hora de antecedência e deixar à temperatura de 16ºC. Este processo irá exaltar da melhor forma os aromas e os sabores, entregando o máximo que este produto tem para oferecer. É um vinho com Cabernet Sauvignon que evolui muito depois de aberto.
O Grama Branco 2024 é um vinho bem aromático e de boa persistência. Tem a maçã verde característica do Sauvignon Blanc do Vale da Grama, mas agora com um pouco mais de estrutura e complexidade trazida pelo Sémillon. A minha sugestão é servir a uma temperatura de 12ºC (ou seja, não muito gelado!), Isso permitirá que o vinho mostre todo o seu potencial aromático e gustativo.