
A Casa Eva Vinhos e Vinhedos apresentou, na Wine South America em Bento Gonçalves, seu mais novo rótulo: o Cabernet Franc 2025, primeiro vinho da marca a receber a Indicação de Procedência (IP) Altos Montes.
Fruto de vinhedos próprios, o Cabernet Franc 2025 passou por um rigoroso teste às cegas conduzido por um grupo de enólogos – que avaliou tipicidade, cor, aromas, acidez e estrutura –, comprovando que mantém as características típicas do terroir de origem mesmo após os processos de vinificação. “O selo IP Altos Montes é mais que um símbolo; é a garantia de origem controlada, rigor técnico e excelência que oferecemos aos apreciadores da Casa Eva”, afirma Francine Muraro, diretora da vinícola.
O Cabernet Franc 2025 é um vinho jovem que revela aromas marcantes de framboesa, figo e pimenta rosa, complementados por um toque de menta que confere frescor, e uma boa acidez. O lançamento integra a Linha Essência, que já inclui o Chardonnay 2025, o Rosé de três cepas 2024 e o Moscatel Rosé que oferece o equilíbrio perfeito entre dulçor e frescor.
Enquanto as 1.500 garrafas ganham as prateleiras, o volume principal do vinho está descansando em barricas de carvalho e será lançado em 2026. Os visitantes podem provar o Cabernet Franc 2025 em primeira mão no estande Altos Montes durante a feira; em seguida, o rótulo estará disponível em pontos de venda selecionados e no site da Casa Eva.

Sobre a Casa Eva:
A Casa Eva Vinhos e Vinhedos, lançou em junho de 2023 suas duas primeiras linhas de vinhos finos, Essência e Sentidos, marcando um novo capítulo em sua trajetória. Fundada em 1966 por Alcides Muraro, em Flores da Cunha, RS, a vinícola foi posteriormente conduzida por seu filho Alberto. Hoje, as operações estão sob o comando das quatro netas de Alcides e filhas de Alberto — Alessandra, Karine, Marcele e Francine Muraro — junto à mãe, Maria Inês. A vinícola que antes focava essencialmente em vinho de mesa, agora incorpora com força a produção de vinhos finos.
Sobre os rótulos da Linha Sentidos
Os rótulos da Casa Eva se destacam pela riqueza visual e impacto que transmitem. Desenhados à mão, e só posteriormente digitalizados, não apenas sugerem os possíveis aromas e sabores que o consumidor pode encontrar em cada vinho, mas também homenageiam as mulheres, representadas em figuras femininas em poses contemplativas e envolventes. Essa estética combina arte e vinicultura de forma simbiótica, reforçando a identidade da Casa Eva e sua ligação com o feminino, já que a gestão do negócio é feita por cinco mulheres da mesma família.

Próximos Passos: Enoturismo de experiência
Com uma visão clara de se tornar um destino enoturístico na região dos Altos Montes, as sócias projetam a abertura do varejo no complexo da vinícola, ainda no primeiro semestre de 2025. A residência de quase 100 anos, que foi lar do avô e do pai das sócias, está sendo restaurada com praticamente todas as suas características originais preservadas. À frente do projeto está a arquiteta Marcele Muraro, uma das irmãs e também sócia da Casa Eva, que combina sua expertise com o desejo de manter viva a história da família. A casa, que já presenciou episódios únicos que marcaram a memória local, retornará em breve para proporcionar aos visitantes experiências enogastronômicas, degustações temáticas, eventos multiculturais e jantares harmonizados com chefs, sommeliers e enólogos convidados.