Bento Gonçalves cruza seis municípios da Serra, onde estão localizadas algumas das principais vinícolas brasileiras. Bento Gonçalves é um dos principais destino enoturístico do país e conta com as regiões de Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Garibaldi, Carlos Barbosa e Farroupilha. Em cada um desses municípios, todos colonizados por imigrantes italianos, são evidentes os traços culturais e costumes herdados desse povo europeu, responsável por legar a herança vitícola da região.
Assim como belezas e particularidades que fornecem um recorte panorâmico geral da região. Conheça uma pouco mais sobre cada um dos municípios e explore alguns de seus atrativos na Serra gaúcha.
Para ‘turistar’
Santa Tereza. Pequeno município às margens do Rio Taquari e um dos de menor altitude da região Uva e Vinho — apenas 87 metros — por se encontrar em um vale, Santa Tereza se destaca pela preservação de seu casario. Ao todo, são 25 casas de madeira e de alvenaria construídas nos séculos 19 e 20, tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Andar por ali é revistar um passado ainda evidente nas construções e no jeito de vilarejo do lugar, onde residem menos de 2 mil pessoas. Ponto de desembarque dos imigrantes que chegavam da Europa pela facilidade do transporte fluvial, o município concentra seus atrativos na área central, o que permite conhecer tudo por ali da melhor maneira, caminhando de uma casa centenária à outra e ainda contemplando a beleza natural das montanhas que rodeiam o lugarejo.
Monte Belo do Sul. Ao contrário da vizinha Santa Tereza, Monte Belo do Sul está localizada a 645 metros de altitude, sendo um mirante para as paisagens que circundam a pequena cidade, como os deslumbrantes vales dos Vinhedos e Aurora. Por si só, esse aspecto já é um convite turístico, mas há muito mais. A bela Igreja Matriz São Francisco de Assis, com suas torres gêmeas de 65 metros de altura, e o mirante localizado próximo ao pórtico da entrada do pórtico municipal, são visitas obrigatórias.
Praticamente tudo em Monte Belo gira em torno do cultivo da uva. A cidadezinha de menos de 3 mil habitantes é o maior produtor de uvas per capita da América Latina. A cidade também se destaca pelo cultivo das heranças da imigração italiana — praticamente todos falam o talian por ali, uma língua nascida justamente da presença desse povo na região –, pelas vinícolas familiares e pela gastronomia, tanto típica quanto pela atualizada a partir dessa.
Carlos Barbosa. A cidade é conhecida nacionalmente por seu time de futebol de salão, a multicampeã ACBF, e também por abrigar uma das maiores empresas fabricantes de utensílios domésticos e de ferramentas do mundo, a Tramontina. A cidade, de cerca de 30 mil habitantes, tem entre seus atrativos o Parque da Estação, que abriga o antigo prédio da Estação Ferroviária, de 1909. Localizado no coração do município, o espaço contempla áreas de descanso e um anfiteatro, sendo palco para atividades do município, como a decoração natalina. Carlos Barbosa, também famosa pela produção de laticínios, é tanto o destino para quem sai de Bento Gonçalves de Maria Fumaça, trem a vapor que também visita Garibaldi no percurso, como o ponto de partida para percorrer o caminho de volta.
Garibaldi. A charmosa Capital Brasileira do Espumante guarda em suas ruas centrais a aura de uma Garibaldi elegante de fins do século 19 e início do século 20 que segue demonstrando seu esplendor arquitetônico nos dias de hoje. O conjunto de mais de 30 construções icônicas localizadas na antológica Rua Buarque de Macedo, que ligava Montenegro a Lagoa Vermelha, e ruas adjacentes resplandece a história e o desenvolvimento do município. Já que está no Centro, aproveite e suba até a Ermida Nossa Senhora de Fátima, vai rua Júlio de Castilhos, e aprecie a vista da cidade do alto. Garibaldi tem muitas histórias, e a mais famosa delas é que foi no município que o primeiro espumante em solo brasileiro foi elaborado, em 1913. Para brindar o feito, a cidade mantém um roteiro dedicado à sua bebida símbolo, a Rota dos Espumantes, com mais de 15 vinícolas envolvidas.
Farroupilha. Município considerado o Berço da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, Farroupilha hoje é festejada por seu turismo religioso evocado pelo templo em honra a Nossa Senhora de Caravaggio e pelo turismo de compras nos shoppings dedicados a dar vazão à grande produção de suas malharias. Além do santuário, distante cerca de 8 km do Centro, Farroupilha tem na área central uma de suas maiores atrações, o Parque dos Pinheiros. Espécie de pulmão verde do município, o lugar é um ótimo recanto para uma caminhada, para curtir uma folga ou para observar as araucárias e os patos a se refestelarem no lago. Outro atrativo natural de Farroupilha é o Salto Ventoso, distante 12 km do Centro, na Linha Müller. A cascata com uma queda d’água de 55 metros, cujo diferencial é poder caminhar por trás dela através de uma passarela, já foi cenário de filmes como “O Quatrilho”, que concorreu ao Oscar. Para entrar no parque, é preciso pagar (R$ 10).
Bento Gonçalves. A cidade é o principal destino enoturístico do país, concentrando inúmeras vinícolas em diversos roteiros, entre eles o Vale dos Vinhedos, o mais conhecido, mas não o único. Explorar vinícolas também em outros distritos, como os belíssimos Faria Lemos e Tuiuty, além de São Pedro — lar do também turístico Caminhos de Pedra –, é uma das pedidas para desvendar o porquê da cidade ser reconhecida como a Capital Brasileira do Vinho. Na cidade, é impossível não conhecer a Pipa Pórtico, que imita uma gigantesca pipa de 17 metros de altura e convida o visitante a entrar no mundo do vinho. Pertinho dela também fica a Estação Férrea, de onde a Maria Fumaça parte para um passeio ao passado, conduzindo turistas num trem a vapor. Bento também é pródiga em paisagens naturais. Além de seus parreirais, que se espalham por diversos pontos, o mirante do Vale da Ferradura, às margens do Rio das Antas, é outro atrativo, que logo conduz a outro, a ponte Ernesto Dornelles. A famosa ponte dos arcos marca a divisa com Veranópolis. A estrutura é uma das maiores do mundo em arcos paralelos suspensos, com vão livre de 186 metros. De volta à cidade, visite a Igreja Santo Antônio, no Centro. Ela está de pé desde 1884, testemunhando praticamente a história inteira da cidade. Por ali, caminhe até a Via del Vino, marco zero da cidade e lar da prefeitura, instalada num belíssimo prédio datado de 1901.
Para se hospedar:
Casa Valduga. Encontrar um hotel romântico em Bento Gonçalves não precisa ser complicado. Receba as boas-vindas da Pousadas Casa Valduga, uma boa opção para viajantes como você.
Nos quartos, os hóspedes encontram comodidades, como TV de tela plana, ar-condicionado e minibar, e podem acessar a internet com o wi-fi gratuito disponível no hotel de pequeno porte. O Casa Valduga tem serviço de quarto, para tornar a sua estadia ainda mais agradável. A propriedade conta ainda com café da manhã. Se você pretende ir de carro ao Casa Valduga, há estacionamento grátis no local. A Casa Valduga conta ainda com um maravilhoso restaurante (Maria Valduga) e oferece opção de tour guiado as suas caves e vinhedos e degustações.
Perto de alguns pontos turísticos famosos de Bento Gonçalves, como Fotos à Moda Antiga e Rótulos Personalizados (2,4 km) e Estádio Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos (3,4 km), o Casa Valduga é um ótimo destino para turistas.
Hotel & SPA do Vinho, Autograph Collection. Hotel romântico em Bento Gonçalves. Receba as boas-vindas do Hotel & Spa do Vinho, Autograph Collection, uma excelente opção para viajantes.
Como um verdadeiro “lar longe de casa”, os quartos deste hotel contam com TV de tela plana, minibar e geladeira. Além disso, acessar a internet é fácil com o wi-fi gratuito. Os hóspedes têm acesso a várias comodidades, a exemplo de terraço, concierge e serviço de quarto, durante a estadia no Hotel & Spa do Vinho, Autograph Collection. Além disso, o Hotel & Spa do Vinho, Autograph Collection oferece piscina e café da manhã, o que vai tornar sua viagem a Bento Gonçalves ainda mais gratificante. Como uma conveniência a mais, o estacionamento grátis está disponível para os hóspedes.
Laghetto Viverone. O Laghetto oferece entre seus serviços fitness center, banheiras de hidromassagem e sauna seca. Sua localização é privilegiada, em meio ao corredor gastronômico da cidade, um espaço com diversas opções de restaurantes, estando a menos de cinco minutos do Centro. Rua Carlos Flores, 301, bairro São Bento – Bento Gonçalves. (54) 3449.1919
Dall’Onder Grande Hotel. Um dos mais conhecidos hotéis da região, o Dall’Onder é referência em hospedagem e também está localizado em meio ao corredor gastronômico. Piscina térmica e espaço fitness estão entre os inúmeros serviços prestados pela equipe. Rua Herny Hugo Dreher, 197, bairro Planalto – Bento Gonçalves. (54) 3455.3555
Farina Park Hotel. Com localização privilegiada entre Bento Gonçalves e Farroupilha e também próximo a Garibaldi, o hotel é um aprazível lugar para descansar. Tem comodidades como café da manhã, sala de jogos e piscina, além de restaurante (cobrado à parte). RS 453, Km 106, Linha Sertorina – Farroupilha. (54) 3458.7033
Hotel Casacurta. Este charmoso hotel em Garibaldi é inspirado nos castelos do Vale do Loire, na França. Suas refinadas ambiências trazem destaques como o Salão dos Lustres, onde é servido o café da manhã, e a piscina com teto retrátil, além de ofertar serviço de academia. Rua Luiz Rogério Casacurta, 510, Centro – Garibaldi. (54) 3462.2166
Para se alimentar
Maria Valduga. O Restaurante Maria Valduga era inicialmente a pequena cantina do Luiz Valduga, onde os irmãos Valduga deram seus primeiros passos alquimistas. Tanto trabalho exigia uma farta mesa, que a Dona Maria, matriarca da família, fazia questão de apresentar com delicias típicas italianas. – Via Trento 2355 – Linha Leopoldina – Vale dos Vinhedos – Reservas: (54) 2105.3154 ou eventos@famigliavalduga.com.br
As receitas da Dona Maria logo começaram a chegar aos turistas que buscavam, além de conhecer a vinícola, viver um resgate histórico e gastronômico. Com a ideia de bem receber a todos, o restaurante atual homenageia a precursora da enogastronomia no Vale dos Vinhedos, no mesmo estilo de Maria: com fartura, simplicidade e muito sabor.
Mamma Gema. No Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, o restaurante oferece um menu com sequência de massas, que inclui entrada, salada, sequência de massas, risoto, frango com ervas e sobremesa, ou à la carte, com opções de massas, risotos e carnes. Aproveite a vista do lago e do entorno, claro, rodeado de parreirais. RS 444, Km 18,9 – Vale dos Vinhedos. (54) 3459.1392
Pizza entre Vinhos. Com dois endereços em Bento Gonçalves, no Vale dos Vinhedos e no bairro Planalto, o restaurante é referência em pizzas artesanais com sabores exclusivos. No Vale, o cliente ainda tem o prazer de consumir essa delícia em meio a gôndolas com diversos rótulos de vinho entre as mesas. Basta escolher seu vinho de preferência e “buon appetito”. No endereço urbano não é muito diferente — o espaço também funciona com wine bar. RS 444 – km 18,9 – Vale dos Vinhedos. (54) 3698.6563 — Rua Herny Hugo Dreher, 481, bairro Planalto — (54) 3698-6573
Nonna Metilde. Ótimo espaço para apreciar a típica gastronomia regional, o Nonna Metilde, em Monte Belo do Sul, já é uma atração por sua recepção, uma antiga pipa de vinho. Por ali, o visitante é conduzido a um mundo de sabores — uma sequência com sopa de capeletti, pão colonial, saladas, massas, galeto, costelinha suína, polenta na chapa, fortaia e sobremesas, servida aos finais de semana. Rua Sgrada Família, Monte Belo do Sul. (54) 3457.1567
Osteria Della Colombina. No interior de Garibaldi, uma experiência para tratar o paladar e acalmar a alma, num restaurante localizado num porão, ambiente muito utilizado antigamente pelos imigrantes e seus descendentes. Tudo orgânico, feito de modo artesanal, explorando a cozinha regional no sistema slow food. Coma bem e seja acolhido pelos proprietários, que entregam um pequeno pão em formato de pombinha, a colombina que dá nome ao restaurante. Linha São Jorge, Estrada do Sabor – Garibaldi. (54) 3464.7755
Francesco Trattoria. Num belo casarão dos anos 1930 de Monte Belo, com decoração moderna mesclada à utilização de objetos antigos, reside uma das mais aprazíveis experiências gastronômicas da Serra. Ali, a gastronomia italiana dá as caras com menus sequência ou à la carte em que risotos, massas e carnes e outras surpresas como a piadinha e o olive ascolane preenchem o paladar de afeto. Rua Antônio Manzoni, 478 – Monte Belo do Sul. (54) 9.9114-8778