All4Wine

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Avaliação Nacional de vinhos – Dois tintos da Miolo estão entre as 16 amostras representativas da Safra 2023

Adriano Miolo – crédito Jeferson Soldi

Pinot Noir e Tannat foram os destaques da Miolo Wine Group, que classificou 15 vinhos entre os 30%, figurando em cinco das seis categorias da Avaliação Nacional de Vinhos. Completando a série de distinções, Adriano Miolo recebeu o Troféu Vitis Destaque Enológico 2023

Das 157 amostras classificadas entre os 30% representativos da Safra 2023, 15 são da Miolo Wine Group, que deixa sua marca na Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2023. A empresa, que mantém vinhedos e unidades vinícolas em quatro terroirs brasileiros – Vale dos Vinhedos (Miolo), Campanha Meridional (Seival), Campanha Central (ALmadén) e Vale do São Francisco (Terranova) -, figura em cinco das seis categorias da maior degustação de vinhos de uma safra do mundo: Vinho base para espumante, Branco Seco Não Aromático, Rosé Seco, Tinto Seco Jovem e Tinto Seco. O grande destaque coube a dois vinhos tintos: Pinot Noir e Tannat, que estão entre as 16 amostras selecionadas entre o seleto grupo.

O Pinot Noir, da marca Miolo Single Vineyard, e o Tannat, da marca Miolo Vinhas Velhas, sobressaíram-se nas categorias Vinho Fino Tinto Seco Jovem e Vinho Fino Tinto Seco, respectivamente, salientando a identidade e força do terroir de Candiota e Santana do Livramento, ambos da Campanha Gaúcha, para estas castas. As variedades tintas lideraram a representatividade da vinícola, que, dos 15 vinhos, 10 são tintos, seguidos por dois rosés, dois brancos e uma base para espumante. Para o Diretor Superintendente da Miolo Wine Group, Adriano Miolo, alcançar esta performance no mais relevante evento do vinho brasileiro é motivo de orgulho e a certeza do trabalho realizado. “A Avaliação Nacional de Vinhos é o espelho do melhor da produção nacional e estar tão fortemente representado nela nos enche de alegria. Classificar duas amostras entre as 16 representativas e ter a Almadén entre elas justamente no ano em que a marca celebra os 50 anos no Brasil é um motivo a mais para festejar”, comemora.

Miolo – crédito divulgação

De taça em taça, a Miolo chegou aos 34 anos como a vinícola brasileira com maior presença no mundo, exportando para mais de 30 países de todos os continentes. É o maior exportador de vinhos finos do Brasil. De 30 hectares em 1989, a Miolo cultiva hoje, 950 hectares de vinhedos em suas quatro unidades, sendo a única empresa do setor genuinamente brasileira com atuação em quatro diferentes regiões produtoras. Com uma produção anual de cerca de 12 milhões de litros, é a marca que detém o maior portfólio de rótulos finos, exibindo centenas de prêmios conquistados no mundo inteiro. O pioneirismo na elaboração dos vinhos se estendeu para o enoturismo, onde a marca gera experiência, aproximando e formando novos apreciadores da bebida. Assim é no Vale dos Vinhedos com o Wine Garden Miolo, assim é no Vale do São Francisco com o Vapor do Vinho pelo Velho Chico, onde a Miolo transformou o sertão em vinhedo, assim é na Campanha Gaúcha com o Complexo Enoturístico Almadén.

TROFÉU VITIS 2023

A Miolo Wine Group também comemora a homenagem prestada pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) a Adriano Miolo com o Troféu Vitis Destaque Enológico 2023, pela sua trajetória profissional dedicada à evolução do vinho brasileiro, influenciando todo o setor vitivinícola, além de conquistar uma posição de liderança setorial tanto no país, quanto no exterior.

As amostras da Miolo classificadas entre os 30% – Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2023

(*) Duas amostras selecionadas entre os 16 vinhos representativos da Safra 2023

Vinho Base para Espumante

1. Chardonnay | Pinot Noir (Miolo)

Vinho Fino Branco Seco Não Aromático

2. Chardonnay (Miolo)

3. Alvarinho (Miolo)

Vinho Fino Rosé Seco

4. Tempranillo|Cabernet Sauvignon (Miolo)

5. Cabernet Sauvignon (Almadén)

Vinho Fino Tinto Seco Jovem

6. Pinot Noir* (Miolo)

Vinho Fino Tinto Seco

7. Cabernet Sauvignon (Miolo)

8. Merlot (Miolo)

9. Merlot (Miolo)

10. Cabernet Sauvignon (Miolo)

11. Merlot (Miolo)

12. Touriga Nacional | Tannat | Merlot | Petit Verdot | Cabernet Sauvignon | Tempranillo (Miolo)

13. Touriga Nacional | Tinta Roriz (Miolo)

14. Merlot | Cabernet Sauvignon (Miolo)

15. Tannat* (Almadén)

Utilizamos cookies em nosso site seguindo os Termos Gerais de Uso e Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.