Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

AVALIAÇÃO NACIONAL DE VINHOS 2024 – Safra menor, menos amostras e grande diversidade

Foto: Jeferson Soldi

32ª Avaliação Nacional de Vinhos encerra inscrições com 478 amostras de 67 vinícolas de sete estados brasileiros, além do Distrito Federal

Em número de amostras, a 32ª Avaliação Nacional de Vinhos é a terceira maior da história do evento. A redução em relação as edições de 2022 e 2023, mesmo que pequena, está associada a quebra média de 30% na vindima de 2024 no Sul do Brasil. Mesmo assim, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) celebra a representatividade que se mantém expressiva, reunindo 478 amostras de sete estados brasileiros – Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo -, além do Distrito Federal.

O Rio Grande do Sul, por reunir o maior número de vinícolas brasileiras e, consequentemente, ser responsável por mais de 80% da produção nacional, segue com o maior número de amostras (411). Entretanto, nos últimos anos, percebe-se um aumento nas inscrições que chegam de outras regiões produtoras brasileiras, o que para a entidade é motivo de comemoração. “A Avaliação Nacional de Vinhos, como o próprio nome já diz, é de todo o país e ver que vinícolas de diversos estados começam a participar do nosso maior evento é muito gratificante. A Avaliação é o maior momento do vinho brasileiro, atraindo olhares do mundo todo. Estar presente no evento é estar compartilhando a evolução da produção nacional”, destaca o presidente da ABE, enólogo Ricardo Morari.

O presidente comenta, ainda, que a ABE segue intensificando esforços para atrair cada vez mais amostras de outras regiões. “Nosso objetivo é apresentar a representatividade do vinho brasileiro. Sendo assim, seguiremos firmes em busca de mais e mais vinícolas de outros estados. Apesar de ainda tímida, esta participação vem crescendo e colocando na vitrine vinhos de outros estados”, reforça. Com as inscrições encerradas, a ABE trabalha agora na coleta das amostras, trabalho que vem sendo feito por uma equipe de mais de 30 profissionais, em sua maioria enólogos convocados pela entidade. Tem amostra que vai percorrer 3.378 km para chegar em Bento Gonçalves, cidade sede do evento.

A coleta, que segue até o 23 de agosto, é sistemática, seguindo um padrão único em todas as vinícolas, com rígido controle em todo o processo. São coletadas quatro garrafas de cada amostra, preferencialmente bordalesas na cor verde (750 ml), sem rótulo, que são identificadas apenas por um código correspondente ao número da Ficha de Inscrição. Todo procedimento é acompanhado por um funcionário da vinícola. As garrafas são colocadas em uma caixa de papelão fornecida pela ABE. De carro ou de avião, todas elas, independente do itinerário que fizerem, terão como destino a Capital Brasileira do Vinho, onde permanecerão armazenadas até a próxima etapa de Degustação de Seleção, que acontece no início de setembro por um corpo técnico formado por mais de 90 enólogos.

Para o grande momento do vinho brasileiro, no dia 19 de outubro, serão disponibilizados 800 ingressos para o público apreciador conferir de perto a representatividade da safra. A venda dos ingressos já abre dia 13 de agosto através do site https://www.enologia.org.br/avaliacao-nacional-de-vinhos/inscricao-publico/.

Quem nunca participou da Avaliação pode acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=Qa8upEaU2EQ&t=7709s e assistir a edição anterior.

Para quem quer assistir ao vivo, pode comprar o ingresso pelo link https://www.enologia.org.br/avaliacao-nacional-de-vinhos/inscricao-publico/

AMOSTRAS POR ESTADO
Bahia – 15
Distrito Federal – 18
Goiás – 01
Minas Gerais – 04
Paraná – 03
Rio Grande do Sul – 411
Santa Catarina – 08
São Paulo – 18

Texto publicado em: 14/08/2024
 - Divulgação: Conceito Com

Utilizamos cookies em nosso site seguindo os Termos Gerais de Uso e Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.