All4Wine

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Pesquisar
Close this search box.

Argentina um país de excelentes vinhos Catamarca

Foto: Divulgação/Altura

Argentina um país de excelentes vinhos
Catamarca, coração dos vinhos de altitude

O mapa vitivinícola mudou definitivamente de forma e dimensão nos últimos anos, os investidores descobrindo áreas aptas para o cultivo da vinha, vinhas novas com grande adaptabilidade, quintas vinícolas onde até há pouco tempo existiam quintas para outras culturas, áreas que eram desérticas e que agora apresentam vastos panos de variedades não tradicionais, terroirs premiados em concursos e degustações internacionais.

Estas são algumas das mudanças que estão ocorrendo na geografia do vinho argentino, onde a província de Catamarca desempenha um papel de destaque, pois possui três regiões diferentes que produzem vinhos de alta altitude, com uma ampla gama de variedades de uvas finas.

Os Vales Calchaquies são um lugar único para o cultivo de vinhas: sol abundante durante todo o ano, amplas amplitudes térmicas, ventos de grande altitude limpam o ar, a vegetação está em excelente saúde graças à ausência de pesticidas, os solos são mais pobres e pedregosos, e a águas provenientes do degelo exalam pureza.

Os vinhos de altitude são elaborados com uvas de vinhas de 1.900 a 2.900 metros acima do nível do mar, resultando em vinhos de grande qualidade e personalidade com maior corpo, cores vermelhas e violetas incrivelmente intensas, persistência na boca e aromas que ficam na memória .

A Quebrada de las Flechas desenvolve quatro linhas de produtos: nível de entrada, premium, reserva e gran reserva das variedades Malbec, Cabernet Suavignon e Torrontes. Marcas: Quebrada de las Flechas, Post del Marques, Corazón de Luna, Shetam e Maltub. Também desenvolve uma linha de espumantes de alta altitude.

A adega dispõe de tecnologia de ponta, única na área, e o processo de vinificação, desde a colheita até ao embalamento final, é realizado de acordo com os padrões de qualidade exigidos nos mercados nacionais e internacionais de excelência, o que permite a sua comercialização no mundo.

Castas emblemáticas, vinhos diferentes

A uva Torrontes Quebrada de las Flechas dá origem ao vinho branco típico da Argentina, pois suas características são consideradas únicas no mundo. De origem incerta, a sua relação mais provável está associada aos Moscatel, com os quais guarda uma certa semelhança aromática.

Esta uva dá vinhos brancos brilhantes e tem excelentes características tanto no paladar quanto no nariz e na cor que o terroir das áreas vitícolas do norte da Argentina oferece, já que os climas frios e secos, mas com altas temperaturas no verão, são ideais para isso. uva branca

Estes vinhos oferecem notas que lembram flores de laranjeira, flores de laranjeira, rosas, jasmim, lilases ou violetas, uvas frescas (moscatel) e frutas tropicais como goiaba, pêssego, abacaxi, melão ou damasco. Notas mais maduras como casca de laranja, nozes e outras frutas secas, mel, camomila e cravo também são apreciadas. O equilíbrio entre acidez e sabores de frutas faz com que pareça um vinho quase doce enquanto está seco.

Malbec é a variedade carro-chefe da Argentina, país que possui a maior área de Malbec do mundo. A característica mais marcante de Quebrada de las Flechas Malbec é sua cor escura intensa. Os aromas lembram cerejas, morangos ou ameixas, passas e pimenta preta, em alguns casos lembrando frutas cozidas. Na boca é quente, macio e doce, com taninos que não são agressivos. Quando envelhecido em madeira, como em nossa adega, assume tons de café, baunilha, café e chocolate.

Utilizamos cookies em nosso site seguindo os Termos Gerais de Uso e Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.