All4Wine

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Amplie sua jornada no mundo dos vinhos: surpreenda-se com uvas menos populares

Foto: Divulgação

Sommelière da Wine apresenta quatro uvas menos difundidas entre os apaixonados pela bebida, mas que são repletas de aromas, sabores e charme

O mundo dos vinhos é tão vasto quanto curioso, o que permite aos apaixonados pela bebida vivenciar uma jornada infinita de degustações ao longo da vida. A espécie de uva responsável pela elaboração dos vinhos finos é conhecida como Vitis Vinifera. “Existem mais de 6 mil variedades distintas, capazes de proporcionar experiências gustativas e sensoriais encantadoras”, destaca Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil.

Então, que tal se aventurar um pouco e conhecer uvas não tão comuns, que podem se provar deliciosas? Confira a seguir, uma seleção com variedades de uvas brancas e tintas menos populares, elaborada pela sommelière.

Chenin Blanc

A Chenin Blanc é encontrada especialmente no Vale do Loire, na França. Trata-se de uma casta com boa complexidade aromática, na qual se destacam aromas frutados como damasco, limão, tangerina e até mesmo maracujá, além de apresentar uma ótima acidez para produzir exemplares muito refrescantes e longevos. O rótulo The Vinecrafter Western Cape Chenin Blanc 2021, produzido na África do Sul, é uma boa amostra de todo o potencial desta uva. Para harmonizá-lo, aposte num brie com geléia, ou ainda em receitas que trazem o queijo envolvido em massa folhada, com mel e amêndoas laminadas.

Viognier

Outra uva branca pouco conhecida é a Viognier, cultivada ao norte da região francesa Rhône e que dá origem a vinhos brancos deliciosos e charmosos. Ela tem se adaptado muito bem a países do Novo Mundo e também se destaca nas regiões de grandes altitudes da Argentina, como o renomado Valle de Uco, localizado a aproximadamente 1300m acima do nível do mar. Nessas condições, a uva amadurece lentamente e preserva sua acidez natural, que é responsável pela sensação de refrescância em vinhos como o Genesis Viognier Branco 2021. Para apreciar a máxima expressão da Viognier, aposte numa massa ao alho e óleo ou num molho pesto.

Frappato

A Itália tem mais de 400 variedades de uva autóctones, ou seja, nativas do país, utilizadas para elaborar exemplares que muitas vezes não são exportados e se tornam jóias locais pouco exploradas. Nesse cenário, está a Frappato, uma variedade tinta cultivada, especialmente, em regiões do sudeste da Sicília, com grande importância histórica para a ilha, tanto pelos seus vinhos de alta qualidade quanto pela sua influência na legislação vinícola. É uma uva de acidez notável, que apresenta notas de frutas vermelhas com destaque para as cerejas, além do perfume de especiarias. O Cardilla Frappato I.G.P Terre Siciliane 2021, por exemplo, é um vinho italiano aromático de coloração escura e taninos discretos, que pode ser apreciado mais geladinho, por volta dos 14 °C. Para acompanhar essa descoberta, inspire-se nas cantinas italianas e prepare diferentes sabores de bruschettas.

Graciano

A última novidade fica por conta da Graciano, uma variedade espanhola normalmente utilizada nos blends produzidos na região de Rioja, a principal Denominação de Origem da Espanha. É o caso do rótulo La Vanidosa D.O.Ca. Rioja Graciano 2021, no qual é a protagonista. Conhecida como a uva que “dá graça aos vinhos da região”, traz notas de frutas maduras com um toque balsâmico, além de boa acidez e persistência. Graças a uma breve passagem por carvalho francês, ganhou complexidade e estrutura para amaciar seus taninos, tornando-o uma combinação certeira com carnes grelhadas ou um suculento hambúrguer.

Sobre a Wine

A Wine foi fundada em 2008. A empresa, que já nasceu online há 15 anos, ousou investir em vinho no país da cerveja e, hoje, é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil. Com a missão de conectar pessoas por meio da paixão pelo vinho, a Wine está presente também no México, com o clube “Vino como quieras”. Além do Clube Wine, do e-commerce www.wine.com.br e do app Wine Vinhos, disponível para download na AppStore e Google Play, a empresa possui atualmente 16 lojas físicas no Brasil: três unidades na capital paulista, duas no Rio de Janeiro e outras 11 em Ribeirão Preto, Barueri (Alphaville), Campinas, Natal, Fortaleza, Goiânia, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória e Porto Alegre. Com a aquisição da Cantu Importadora, em 2021, a Wine se consolida como um player de peso no canal B2B que engloba off-trade (hipermercados, supermercados, minimercados, hortifrutis e mercearias) e on-trade (bares, restaurantes, casas noturnas, clubes e hotéis) e segue no caminho da omnicanalidade.

Divulgação: Hercog Comunicação

Utilizamos cookies em nosso site seguindo os Termos Gerais de Uso e Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.