ABS-RS valoriza profissão de Sommelier em todo o Brasil
O ano de 2022 foi repleto de iniciativas que mostraram a importância da atividade. Entidade também fortaleceu os laços com a sociedade com apoio na organização de feiras e leilão beneficente
O leilão beneficente que arrecadou quase R$ 40 mil para o IMAMA-RS é um dos exemplos do engajamento da ABS-RS com a comunidade local e nacional
Com a missão de dar voz ao Sommelier e a Sommèlier, o capitulo gaúcho da ABS ecoou a importância da profissão em todo o Brasil a partir de iniciativas que estreitaram os laços com a comunidade. Um dos pontos altos de 2022 foi a realização da final do concurso de melhor Sommelier do país, em novembro. A ABS-RS, juntamente com seus parceiros e apoiadores locais, foi a responsável por organizar todo o evento em parceria com a ABS-Brasil. Pela primeira vez o Rio Grande do Sul sediou o concurso nacional. A disputa ocorreu no Spa do Vinho, condomínio vitivinícola encravado no Vale dos Vinhedos, na Capital Nacional do Vinho. Wallace Gonçalves foi eleito o melhor Sommelier na ocasião em uma prova onde concorreu com outros dois finalistas, os também Sommeliers Luís Otavio Álvares Cruz e Renato Brasil. A data também coincidiu com a realização da 30ª edição da Avaliação Nacional de Vinhos (ANV), promovida pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), onde Neves foi um dos 16 comentaristas, a convite da ABE, numa parceria inédita entre entidades máximas das profissões mais emblemáticas do vinho.
A ABS-RS também foi a responsável pela organização das palestras sobre vinhos na Wine South America (WSA), a maior feira do gênero da América Latina, promovida pela Milanez e Milaneze. Além de coordenar o ensino para os apreciadores da bebida, a associação pode realizar a prova final do concurso de melhor Sommelier do Rio Grande do Sul para um público numeroso formado pelos visitantes da feira. Luiz Gustavo da Silva Buske conquistou o título de melhor Sommelier em disputa com os finalistas Emmanuel Vinicius Franco de Abreu e Nasser Augustus Najar. “A realização de ambos os concursos, onde a ABS-RS foi uma das protagonistas juntamente com seus parceiros e apoiadores, é fundamental para o desenvolvimento da profissão em todo o Brasil. Somos testemunhas ano após ano, em nossos cursos, do quanto o brasileiro está sedento não apenas por degustar vinhos, mas também aprender sobre a bebida”, destaca Júlio César Kunz, presidente da ABS-RS.
O atual presidente também faz questão de ressaltar o engajamento da seção gaúcha com toda a comunidade no estado e no Brasil, razão pela qual fez com que a realização do leilão beneficente para o Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA-RS) fosse um sucesso. No total, o leilão arrecadou R$ 37,4 mil. O trabalho todo foi feito de forma voluntária por cada uma das empresas e profissionais que participaram do processo. No total, 288 garrafas foram leiloadas em 19 lotes. O rótulo exclusivo, que ganhou o nome de CHIMAS CORTE SINGULAR 01, é um blend de vinhos concedidos por 10 vinícolas, 10 castas, quatro terroirs e três safras (2020, 2021 e 2022). Durante a realização do leilão, várias regionais da ABS em todo o Brasil fizeram lances. O vinho será usado em seus cursos ao longo do próximo ano. As vinícolas que participaram do projeto foram a Vinícola Ales Victoria, Amitié Espumantes e Vinhos, Vinícola Aurora, Vinícola Don Affonso, Cooperativa Vinícola Garibaldi, Grupo Miolo, Moët Hennessy, Cooperativa Nova Aliança, Vinícola Petronius e Cooperativa São João. Além disso, outras empresas do ramo também apoiaram com outros materiais e serviços como a UNT Design, Azul Cargo Express, Cristiano Escola Leiloeiro Oficial, Degráfica, MW Lacres, PósClick, Rcork Brasil, Smurfit Kappa e Spa do Vinho.
“O vinho tem um poder fenomenal de juntar pessoas. Quando temos uma garrafa, em torno de uma mesa reunimos pessoas que até sejam improváveis de estarem compartilhando aquele mesmo local. Não é só uma bebida. É uma ideia e um sentimento que, bem trabalhados, como nós fazemos na Sommellerie, constroem cultura unindo pessoas e não dividindo”, enaltece Kunz.
Marcelo Vargas, vice-presidente da ABS-RS, ressalta que essas atividades, assim como o programa de bolsas integrais para garçons e profissionais sem condições financeiras, são questões sociais que a associação, que hoje possui mais de 500 associados ativos, tem como missão promover em prol de toda a comunidade. “Ser Sommelier ou Sommelièrer nada mais é que exercer carinhosamente a tarefa de bem servir aos demais. E uma entidade que se presta a formar profissionais com esse objetivo, tem o honroso dever de promover ações humanitárias”, declara Vargas, lembrando ainda que isso é possível graças ao apoio dos parceiros da ABS-RS. Os apoiadores da entidade são a Agência Bem Vino, Amitié Espumantes e Vinhos, Boccati, Cooperativa Vinícola Garibaldi, La Charbonnade, Dall’Onder Hoteis, Miolo Wine Group, Vinícola Petronius, Spa do Vinho, Trust Escola de Inglês, Vinhos e Vinhos Ponto Com, Vinícola Almaúnica, Vinícola Arte Viva, Vinícola Aurora, Vinícola Nova Aliança, Moët-Hennessy, Sebrae-RS, e Milanez e Milaneze.
Papel fundamental
A Somellerie tem papel fundamental com o avanço do consumo de vinho no Brasil. Essa foi uma das principais conclusões da segunda edição da Jornada do Sommelier, promovida pela ABS-RS no dia 4 de junho deste ano. O evento híbrido – que contou com quase 200 participantes presenciais no Spa do Vinho – foi para brindar o dia do profissional responsável pelo serviço do vinho, comemorado no dia 3, e também o dia do vinho brasileiro, festejado no dia 5.
Coube a Renato Neves, melhor Sommelier do Brasil em 2021, falar da profissão, do mercado e oportunidades. O debate teve ainda a presença do pesquisador Rogério Dardeau. Ele fez um passeio ao Brasil vitivinícola ao mostrar, além das regiões mais conhecidas, também aquelas que estão iniciando produção de viníferas. Suzana Barelli, jornalista do jornal O Estado de São Paulo, também participou. Outra palestra tratou do passado, do presente e do futuro do mercado de vinhos. A mesa teve as presenças, entre outros, de Gontijo Jordan Pinto, diretor comercial da Moët Hennessy do Brasil. A moderação foi conduzida por Andreia Gentilini Milan, diretora da ABS-RS. À tarde foi apresentado o case “Gestão Avançada em Enoturismo e Somellerie” com Deborah Villas-Bôas Dadalt, diretora do Spa do Vinho.
A 2ª edição da Jornada do Sommelier contou com o apoio da Adega Refinaria, Amitié, Agência Bem Vino, Boccati, Chandon, Cooperativa Vinícola Aurora, Cooperativa Vinícola Garibaldi, Cooperativa Vinícola Nova Aliança, Dall´Onder Hotéis, La Charbonnade Château du Vin, Dall’Onder Hoteis, Miolo Wine Group, Moët Hennessy Brasil, Petronius, Revista Prazeres da Mesa, Sebrae-RS, Sicredi, Spa do Vinho Condomínio Vitivinícola, Trust Escola de Inglês, Vinhos e Vinhos.com e Wine South America.
O público presente pode participar da degustação de vinhos especiais de 11 vinícolas, lojas e importadoras acompanhados por harmonizações com a curadoria do Spa do Vinho e do chefe Fábio Lima. Uma feira de vinhos também fez parte da programação. A Agência Bem Vino, Ales Victoria, Amitié, Boccati, Cooperativa Vinícola Aurora, Cooperativa Vinícola Nova Aliança, Miolo Wine Group, Petronius, Vinícola Giaretta e Vinícola Tenuta Foppa & Ambrosi foram os expositores da feira.
Prêmio ABS-RS 2022
O Prêmio ABS-RS indicou cinco nomes escolhidos por uma comissão de especialistas e associados da ABS-RS que, depois, receberam votos do público consumidor em um escrutínio online que foi feito em setembro. Foram selecionados os nomes com maior número de indicações. O regulamento exclui qualquer empresa que tenha relação com a diretoria ou conselho, bem como parentes em até terceiro grau. O prêmio não envolve qualquer investimento financeiro dos indicados.