All4Wine

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Pesquisar
Close this search box.

A saga do vinho espetacular que nunca é visto em cartas (parte 1)

Foto: Divulgação

O que acontece com aquele vinho extraordinário que as importadoras orgulhosamente exibem no catálogo, mas os restaurantes já não querem nas cartas?

Um dos maiores calos que atualmente incomoda os profissionais em diversas pontas do setor é a necessidade de desenvolver estratégias que possam aumentar a comercialização de vinhos Super Premium no país.

Visto que essa categoria vem expressando discreto crescimento no volume de importação nesses últimos 10 anos, muitos se animaram, mas em termos de desempenho comercial essa questão ainda impõe grandes desafios ao Trade.

Apesar do grande conteúdo de publicidade que colabora para a promoção de linhas e marcas Super Premium, a nível de experiência, muita coisa se restringe a pequenos grupos de jornalistas e consultores, mantendo esses vinhos ainda muito distantes do cenário onde os negócios realmente acontecem.

É indiscutível que a propaganda ajuda a posicionar esta categoria quando o assunto é valor, prestígio e exclusividade, mas quando o assunto é desempenho de vendas, observamos a grande necessidade de criar novos ambientes de interação comercial onde o público-alvo dessa categoria possa ser de fato atingido.

Atualmente é possivel perceber que em diversos estados do país, o ON Trade tem recuado tanto no número de opções quanto no valor médio dos vinhos oferecidos em cartas, com propostas que focam outro tipo de experiência, valorizando vinhos que oferecem qualidade pelo menor custo possível, o que em teoria entrega como consequência um preço final mais acessível.

Os Super Premium, intitulados pelo consumidor como “vinhos caros” tem seu público-alvo definido, mas este público já busca outros caminhos para a sua aquisição, parte disso tem fortalecido novos canais de distribuição, como e-commerce e televendas.

Para a surpresa de muitos especialistas, empresas muito jovens, recém criadas, com pouca credibilidade e visibilidade no mercado são atualmente as que mais brigam pela chance de trabalhar com vinhos dessa categoria, algumas com grande ambição outras com alguma dose de êxito.

Na segunda parte deste diálogo, apresentaremos algumas das principais estratégias e soluções que grandes e pequenos importadores tem implementado para elevar o desempenho comercial de vinhos dessa categoria.

Acompanhe.

Utilizamos cookies em nosso site seguindo os Termos Gerais de Uso e Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.