All4Wine

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

A Borgonha clássica da Maison Louis Jadot

por Glaucia Balbachan
Foto: Empratado

Com rápida passagem pelo Brasil, o diretor de exportação da vinícola francesa Louis Jadot – David Stephan, apresentou algumas preciosidades em petit comité em São Paulo promovido pela importadora Interfood.

É uma das marcas mais importantes quando se trata em expertise em fazer “Grandes Borgonhas”. A produção soma 9 milhões de garrafas por ano e suas videiras chegam em média 25 à 35 anos.

Imponente está presente em 120 países incluindo o Brasil (chegando pelas mãos da Interfood havendo 30 rótulos da maison francesa).

Conversa gostosa como numa roda de amigos, histórias sobre Chablis, Gamay e suas dificuldades de produção, preços, estilos, gostos e o futuro desses vinhos que beiram a emoção, foram a pauta na mesa do tasting do petit comité.

Foto: Empratado

Foram escolhidos para a harmonização 2 rótulos brancos e 3 tintos entre eles: Coteaux Bourguignon AOC Blanc, Corton-Charlemagne Grand Cru 2020, Coteaux Bourguignon AOC Rouge, Château des Jacques Moulin-à-Vent 2013 e Louis Jadot Clos Vougeot Grand Cru 2011.

Coteaux Bourguignon AOC Blanc

Blend de Chardonnay e Aligoté com aromas de maçã fresca, notas florais e frutas de polpa branca. No paladar é macio com acidez vibrante e gostosa. Perfeito com carpaccio de peixe branco.

Corton-Charlemagne Grand Cru 2020

No que se refere a um Grand Cru 100% Chardonnay borgonhês embarricado, o Corton-Charlemagne está adorável e traz nos aromas maçã vermelha, frutas cítricas e notas defumadas. No paladar é encorpado e untuoso com acidez equilibrada com o final longo e destacado.

Coteaux Bourguignon AOC Rouge

Blend delicado de Gamay e Pinot Noir sem passagem por carvalho. Morango, cereja, amoras e notas terrosas fazem parte dos aromas típicos desse blend. No paladar leveza com toque aveludado, frescor delicioso e taninos macios.

Château des Jacques Moulin-à-Vent 2013

100% Gamay com envelhecimento em carvalho e tanque de concreto. Nos aromas frutas vermelhas maduras e especiarias. Elegante, marcante e saborosamente gastronômico. A acidez é equilibrada e os taninos macios com final bem acabado.

Louis Jadot Clos Vougeot Grand Cru 2011

E por fim, a cereja do bolo, o “crème de la crema” do tasting, o Clos Vougeot Grand Cru com 100% Pinot Noir com passagem de 18 meses em carvalho. Um vinho irretocável com aromas de morangos, cerejas, amoras frescas, toque terroso e especiarias. Na boca é encorpado, frutado, com acidez vibrante e taninos aveludados. É emocionante.

SERVIÇO:
Louis Jadot
Interfood Importadora
Tel: (11)2602-7255
Instagram: @interfoodbr / @todovinobr
www.interfood.com.br

Glaucia Balbachan

É editora do site enogastronômico Empratado (www.empratado.com.br). Já foi colaboradora para a Revista Marie Claire, Site Fashion Up e Revista Adega. Tem expertise em ministrar aulas de vinho e comunicação e MKT digital de vinhos. É pós-graduada em jornalismo gastronômico pela FAAP e pós-graduada no Senac/SP em História e arte da gastronomia. É diplomada pela Wset (Wine & Spirit Education Trust) e membro da francesa Fijev (Fédération Internationale dês Journalistes et Ecrivains dês Vins et Spiritueux).

Utilizamos cookies em nosso site seguindo os Termos Gerais de Uso e Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.