O Dia Internacional da Uva Merlot é comemorado no dia 7 de novembro. Essa data celebra uma das uvas mais populares e versáteis do mundo, famosa por produzir vinhos aveludados, macios e agradáveis ao paladar.
Quando nos referimos às uvas emblemáticas, nos perguntamos qual representaria o Brasil, e muitos consumidores respondem prontamente: Merlot. Amplamente cultivada em território nacional, agradando os mais distintos paladares, desde os novos entusiastas até os amantes do vinho de longa data.
A Merlot é uma uva tinta originária da região de Bordeaux, na França, onde costuma ser usada em cortes (blends) junto com a Cabernet Sauvignon, equilibrando os taninos e oferecendo uma textura mais suave. Vinhos varietais de Merlot (produzidos exclusivamente com essa uva) são conhecidos por seus sabores de frutas negras, como ameixa, cereja preta e amora, com notas de ervas, chocolate e, às vezes, um toque de baunilha ou carvalho, dependendo do envelhecimento.
Além de Bordeaux, a Merlot é amplamente cultivada em regiões vinícolas de todo o mundo, como Califórnia (EUA), Chile, Itália, Austrália e, claro, no Brasil, onde também faz bastante sucesso.
O Dia Internacional da Uva Merlot é uma ótima oportunidade para conhecer mais sobre essa uva, experimentar vinhos diferentes e celebrar a diversidade que a Merlot pode oferecer em termos de estilo e sabor.
Padrão internacional
Uma das grandes vantagens do cultivo da Merlot fora da Europa é o fato de ela amadurecer rápido e poder ser colhida mais cedo, antes que chuvas e outros problemas climáticos possam prejudicá-la.
Para alguns, no entanto, na realidade, ela fica muito mais gostosa quando é deixada por mais tempo no cacho, já que fica ainda mais concentrada.
Esse é o padrão mais usado nos vinhos produzidos no Novo Mundo com a Merlot. Suas características são:
- Aroma intenso;
- Nitidamente frutada, remetendo a frutas negras maduras, como ameixas e mirtilos;
- Taninos macios e maduros;
- Menor acidez.