O cenário é de incertezas não apenas no Brasil e no mercado de vinhos. A economia e a geopolítica dão sinais de cautela para investidores por todas as partes, e em diversos setores de atuação.
Por aqui, de maneira macro, os sinais de alerta estão na inflação e nas reviravoltas em Brasília. Especificamente no mercado de vinhos, é a primeira vez desde o início da pandemia que iniciamos um ano com queda de vendas.
Em um esforço para trazer mais visibilidade ao nosso mercado, Suzana Barelli traz nesta edição do blog da Winext as 5 tendências que devem movimentar o vinho em 2023 – começando pelo fortalecimento de pontos alternativos de consumo, e passando pela expansão do phygital, a diversificação da preferência dos bebedores, as expectativas para o vinho nacional e para os rótulos premium.
Esperamos que estes prognósticos possam nos ajudar a enxergar um pouco mais além, em um ano em que as incertezas e instabilidades dificultam o trabalho de quem precisa planejar os próximos passos para vender mais.