
No auge do verão, em meio às temperaturas mais altas e os compromissos mais descontraídos, a pedida ideal é sempre ter à disposição vinhos que trazem frescor e leveza para as ocasiões. Segundo a sommelière Keli Bergamo, embaixadora da Viña Morandé no Brasil, há três estilos de vinhos tranquilos (ou seja, sem bolhas) que são indispensáveis na adega de qualquer winelover. Confira as dicas:
Um vinho branco jovem
“As notas primárias de frutas e flores, o frescor e a leveza dos vinhos brancos sem passagem por barrica carregam em si a essência do verão”, destaca Keli. Ela adiciona que os rótulos de sauvignon blanc, chardonnay e até semillon são ideais para harmonizar com saladas frescas, frutos do mar e até pratos da culinária asiática.
- Terrarum Single Estate Sauvignon Blanc: Oriundo do renomado Vale de Casablanca, no Chile, este branco tem coloração amarelo-palha brilhante; aromas de frutas cítricas, como tangerina e limão; bem como notas leves de capim-limão e verbena. No paladar é muito fresco e cítrico, com caráter mineral, bom volume e longa persistência.
Vinho rosé frutado
Com uma coloração irresistível e sabores que remetem a frutas vermelhas frescas, como morango e framboesa, os rosés frutados e jovens são mais que encantadores: são versáteis! “Do encontro com amigos na piscina à harmonização com frutos do mar, bruschettas de tomate e charcutarias, o rosé é a cara do verão”, comenta Keli.
- Terrarum Reserva Rosé: Elaborado com um blend de uvas do Vale do Maule, no Chile, este rosado traz notas de framboesas e morango, com nuances florais e especiadas. No paladar tem uma textura delicada e fresca.
Vinho tinto leve e pouco tânico
Tinto combina, sim, com a estação. Mas não aqueles exemplares mais encorpados, maturados e alcoólicos. Troque-os por opções jovens, frescas e pouco tânicas, elaboradas com uvas como a pinot noir e país. “São alternativas que podem ser servidas com temperatura ligeiramente mais baixa, tornando a experiência ainda mais prazerosa e refrescante”, explica Keli Bergamo.
- Terrarum Reserva País: Normalmente considerada uma casta mais rústica, a País mostra neste vinho sua faceta mais leve e frutada. Elaborado a partir de vinhas velhas do Vale do Maule, traz notas de framboesas e cerejas ácidas, além de leves nuances terrosas e de especiarias. No paladar surpreende com sua acidez vibrante, estrutura suave e corpo médio.
- Terrarum Single Estate Pinot Noir: De coloração em tons de vermelho-cereja brilhante, apresenta intensos aromas de framboesas e cerejas, com agradáveis notas terrosas, florais e especiarias. Originário do Vale de Casablanca, carrega sua tipicidade com um corpo delicado, estrutura elegante e muito equilíbrio.
Sobre a Viña Morandé
Fundada em 1996 por Pablo Morandé, um dos enólogos mais renomados do Chile, a Viña Morandé sempre teve um claro foco em inovação. Foi a primeira a plantar videiras no Vale de Casablanca, pioneira na criação de campos de alta densidade e no lançamento da linha Adventure, focada em explorar a diversidade vitivinícola chilena. Além disso, foi uma das primeiras vinícolas a resgatar terroirs e técnicas ancestrais de vinificação, entre outras inovações. Atualmente, coleciona mais 1700 reconhecimentos internacionais nas principais mídias especializadas do mundo. Em 2022, foi eleita a melhor vinícola do Chile pelo Guia Descorchados e só em 2024, seu ícone House of Morandé recebeu 95 pontos no Decanter World Wine Awards e 98 pontos no Guia Descorchados. Sua constante experimentação e ousadia dão origem a um vasto portfólio de vinhos sem precedentes na indústria, provenientes de diferentes denominações de origem e elaborados através de métodos diversos.