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Notícias, novidades e fornecedores do mundo do vinho

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2CC com nova colheita de Segredo 6 e novidade Vinha do Professor

Foto: Divulgação/Grande Consumo

António Boal, da Costa Boal Family Estates, e Francisco Costa, o eterno “Costinha”, do mundo do futebol, estão juntos num negócio que tem em mente reforçar o posicionamento premium do vinho português e que foi responsável por lançar no mercado um dos mais exclusivos e refinados vinhos de Trás-os-Montes. O primeiro projeto da 2 CC Produção de Vinhos Lda., a empresa criada pelos dois amigos, é o Segredo 6, um vinho tinto único e elegante, originário de uma vinha velha, com 68 anos, sem armação, solo xistoso, e uma área total de 4,5 hectares, na região de Trás-os-Montes, cuja segunda colheita é anunciada agora ao mercado.

O Segredo 6 foi lançado há cerca de um ano, numa edição limitada a 600 garrafas, de 1,5 litros, com assinatura do enólogo Paulo Nunes que mantém a sua intervenção no néctar que agora é dado a conhecer. A nova colheita do Segredo 6 (2020) volta aos apreciadores e curiosos, somente com 333 garrafas, mantendo o seu valor unitário. Da mesma vinha deste projeto nasce uma outra referência que promete não ficar atrás da “jóia da coroa”: o Vinha do Professor. Ao todo, são 416 estojos, com três garrafas de 0,75 litro cada, que chegam ao mercado pelo valor de 675 euros.

Vinha do Professor

A Vinha do Professor (assim chamada por pertencer durante décadas a um professor) integra o património das vinhas velhas de Trás-os-Montes, a região do país onde “existem mais vinhas velhas, aquelas que encerram em si o esforço de uma vida a lidar com as intempéries naturais e humanas e que presenteiam, na 2 CC, com vinhos extraordinários, como o Segredo 6”.

“Este vinho “Vinha do Professor” é, por isso, uma homenagem à sabedoria dos homens, como o professor, que souberam preservar estas vinhas velhas e que nos transmitem um legado: videiras com muito poucos cachos, algumas só com um, que exigem um trabalho individual e personalizado, mas que retribuem, em dobro, com um potencial enorme para criarmos obras-primas, como esta”, adiantam António Boal e Francisco Costa, sócios-fundadores da 2CC.

“Excelência e singularidade” da vinha ao rótulo

A criação da imagem do néctar Vinha do Professor esteve a cargo da Joana Avô, do atelier Brand Taste, que quis refletir no rótulo, “excelência e singularidade”. “A missão era desenvolver um rótulo que representasse a qualidade excecional deste vinho, mas que também deixasse transparecer uma história rica e cativante, ligando o consumidor com a tradição e a paixão dos produtores”, comenta a designer.

Visualmente, as vinhas que se visualizam são formadas por palavras, uma representação que conta a história do vinho, com o número 6, em relevo, como referência ao Segredo 6, o primeiro vinho lançado por Costa Boal e Francisco Costa (Costinha). “Este detalhe, subtil, convida os consumidores a explorar e descobrir mais, despertando sua curiosidade para essa “família” / ligação”.

António Boal e Francisco Costa, sócios-fundadores da 2CC – Foto: Divulgação/Grande Consumo

A escolha do papel também não foi deixada ao acaso. “Marcado com feltro com inclusões de fibra de palha, tem um apelo sustentável, mas também uma textura única e autêntica que simboliza o compromisso com a natureza e a terra, aspetos fundamentais na produção de um vinho de qualidade”, reforça Joana Avô.

Os acabamentos são reforçados com relevo, o verniz braille, o “ouro” estampado, o detalhe da numeração das garrafas na cápsula em letra manuscrita, que no seu todo lembram que “cada garrafa é especial e única”.

“O Vinha do Professor foi pensado para aqueles que vão apreciar não apenas o vinho, mas todo o caminho que o trouxe até à garrafa. Uma celebração da magia que acontece quando a arte e a tradição se encontram numa garrafa de vinho excecional”, rematam os dois sócios.

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